A castração como uma operação simbólica

A castração é um dos conceitos fundamentais da teoria psicanalítica
A castração é um dos conceitos fundamentais da teoria psicanalítica

Psicologia

21/03/2013

A castração é um dos conceitos fundamentais da teoria psicanalítica, tendo sido introduzida por Freud ligada à noção da lei primordial, à interdição do incesto e à estrutura do Édipo, sendo um elemento de articulação essencial de toda a evolução da sexualidade (COSTA, 2005, p.3).

Lacan (1999) define a castração como uma operação simbólica sobre um objeto imaginário, o falo, efetuado por um agente, o pai real. A falta do significando no processo de castração é uma falta simbólica, na medida em que ela remete à interdição do incesto, que é a referência simbólica por excelência.

Segundo o entendimento de Lacan (1999), o falo vai funcionar no complexo de castração como dádiva ou como dom que o pai pode outorgar ou não à criança para uma investidura futura do sujeito, ou seja, que lhe seja permitido ter um falo. Aí está o que é efetivamente realizado pela fase de declínio do Édipo – ele, realmente, carrega o título de posse no bolso.

Lacan articula a presença do pai à lei e a presença da mãe ao lugar do Outro, ou seja, a mãe na teoria lacaniana ocupa no real o lugar do Outro primordial, o Outro real da demanda, para onde se dirigirá a demanda a partir das necessidades. Se a lei do pai intervém, instala-se a dialética da demanda e do desejo no lugar do Outro (COSTA, 2005, p. 9).

Na teoria da sexualidade infantil, a castração refere-se a uma curiosidade da criança em relação aos genitais. A criança não consegue fazer a distinção entre os órgãos genitais. Para o menino é inconcebível que falte o falo na menina. O menino desenvolve o complexo de castração, um medo perder o falo.

O menino percebe que o pai é possuidor do falo. E esta presença do pai ameaça a sua relação com a mãe. Quando o menino não consegue competir com pai, então ele renuncia. Deixa de ser um rival e passar a amar o pai, ou seja, um amor ainda imaturo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93