Processo de psicologia forense: relatório/laudo psicológico

O laudo tem como finalidade apresentar os procedimentos e conclusões
O laudo tem como finalidade apresentar os procedimentos e conclusões

Psicologia

25/02/2013

O relatório ou laudo psicológico é um documento que descreve situações e/ou condições psicológicas pesquisadas no processo de avaliação. Deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados com o uso de instrumentos técnicos (ex.: entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal).

O laudo tem como finalidade apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, solicitação de acompanhamento psicológico, etc.

Deve limitar-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição. Quanto à sua estrutura, o relatório ou laudo psicológico deve ser uma peça científica, conter narrativa detalhada e didática, ser claro, preciso e harmônico, acessível e compreensível ao destinatário. Os termos técnicos devem ser acompanhados de explicações e/ou conceituação retiradas dos fundamentos teórico-filosóficos que os sustentam. O laudo deve conter no mínimo, cinco itens:

1. Identificação – indicar o autor/relator (quem elabora); interessado (quem solicita); assunto/finalidade (qual a razão/finalidade).
2. Descrição da demanda - narração das informações referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento.
3. Procedimento - recursos e instrumentos técnicos utilizados para coletar as informações à luz do referencial teórico-filosófico que os embasa.
4. Análise - exposição descritiva de forma metódica, objetiva e fiel dos dados colhidos e das situações vividas relacionados à demanda em sua complexidade.
5. Conclusão - expor o resultado e/ou considerações a respeito de sua investigação a partir das referências que subsidiaram o trabalho.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93