Diagnosticando a síndrome do pânico

As mulheres são mais acometidas por esse transtorno
As mulheres são mais acometidas por esse transtorno

Psicologia

25/02/2013

Os critérios diagnósticos da síndrome do pânico são: suor excessivo, respiração ofegante, coração acelerado, medo de morrer, de enlouquecer, sensação de formigamento, de estar distante de si, fraqueza, sufocação, pensamento catastrófico e desespero.

Quatro ou mais sintomas intensificam-se e alcançam seu auge em 10 minutos. Geralmente os ataques são inesperados (vindos do nada) e recorrentes. Ou pode ser que tenha acontecido apenas uma crise de pânico seguida de antecipação incapacitante, medo de que possa voltar a acontecer outra crise.

As mulheres são mais acometidas por esse transtorno, que ocorre com igual frequência em centros urbanos e na área rural, contrariando a ideia de que ele surge devido à agitação dos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. É frequente que o transtorno de pânico se apresente com agorafobia. Entretanto, existe transtorno do pânico sem agorafobia, mas a agorafobia sem pânico é rara.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93