Desenvolvimento educacional da criança com TDAH

A desatenção e a falta de autocontrole
A desatenção e a falta de autocontrole

Psicologia

24/01/2013

Sabe-se que o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) tem um grande impacto no desenvolvimento educacional da criança. Estudos indicam que as crianças com TDAH em ensino regular correm risco de fracasso duas a três vezes maiores do que crianças sem dificuldades escolares e com inteligência equivalente (Gordon, 1991). Segundo Goldstein (1990), cerca de 20 a 30% das crianças com TDAH apresentam dificuldades específicas, que interferem na sua capacidade de aprender. Do total de crianças indicadas para os serviços de educação especial e de centros de saúde mental, 40% são portadoras de TDAH (Barkley, 1998).

A desatenção e a falta de autocontrole, características do TDAH, intensificam-se em situações de grupo, dificultando, ainda mais, a percepção seletiva dos estímulos relevantes, a estruturação e a execução adequada das tarefas, colocando a criança em grande risco para as dificuldades escolares, em termos de desempenho acadêmico e interações com adultos e outras pessoas.

Os sintomas do TDAH, no ambiente escolar, revelam uma dificuldade em terminar o trabalho de aula na classe ou de participar tranquilamente de uma equipe de esportes. Geralmente essa criança se envolve em atividades mais improdutivas durante a aula e o recreio, se comparada aos seus pares. O desempenho acadêmico insatisfatório com frequência acompanha o TDAH e pode ser uma característica estável do transtorno. Em geral, o professor observa uma discrepância entre o potencial intelectual da criança e o desempenho acadêmico da mesma, o que pode ocorrer mesmo entre as crianças com inteligência superior à média (Benczik, 2002).

Essa situação de fracasso contínuo reverte em uma desvinculação cada vez maior no processo de aprendizagem do aluno, a não ser que ele encontre, no sistema educacional, resposta adequada às suas necessidades acadêmicas (Brioso e Sarriá, 1993).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93