Psicologia do Esporte: Amostragem

A amostragem do solo deve ser representativa para o âmbito da análise
A amostragem do solo deve ser representativa para o âmbito da análise

Psicologia

02/01/2013

Depois de se fazer um levantamento histórico ele terá nos fornecido uma referência de qual degradação está afetando a região (tipologia) e sua posição em relação ao local de estudo. Partindo dessas referências fazemos análises mais profundas (levantamentos em campo e medições) para obterem-se resultados com força de comprovação, ou seja, comprovar que as suspeitas estão corretas, e fundamentá-las.


Para comprovarmos o que nosso levantamento histórico nos mostrou é necessária uma amostragem do local suspeito de estar degradado.


Uma análise em laboratório das amostras de solo geralmente tem um custo elevado. Assim, é de fundamental importância que na amostragem (posição, quantidade, representatividade), preparação das amostras (conservação, recipiente de amostras), e na análise posterior, não sejam cometidas falhas, pois isso levaria a um resultado errado, induzindo o pesquisador a refazer todo o seu trabalho, aumentando o tempo do projeto e consequentemente os custos do mesmo.


Em casos extremos, uma análise errada do local pode deixar uma área potencialmente perigosa e degradada se passar por uma área que não representa perigo e não necessita de cuidados para se recompor. Para que uma amostragem do solo seja bem feita, devem-se seguir algumas etapas.


A amostragem do solo deve:

Ser representativa para o âmbito da análise ou para o ponto de coleta de amostra;

Permitir a identificação de circunstâncias geológicas;

Possibilitar informações sobre o tipo, expansão e posição das degradações;

Possibilitar uma estimativa da quantidade de solo afetado e elucidar possíveis riscos de contaminação das águas subterrâneas.

A escolha dos pontos de amostragem pode ser feita através de informações concretas existentes, ou baseadas em avaliações do local, ou estatisticamente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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