Poltergeist: O Fenômeno das Casas Mal-Assombradas...

Aprendendo a lidar com fenômenos incomuns.
Aprendendo a lidar com fenômenos incomuns.

Psicologia

29/11/2012

A crença popular de que as manifestações nas casas mal-assombradas são procedentes de "espíritos desencarnados que estão revoltados por terem morrido", "almas penadas que vagueiam soltas e entregues à sombra da morte" e consequentemente "almas errantes e revoltadas" são em parte justificadas porque não encontrando outra possibilidade racional para explicar e esclarecer o que ocorre na fenomenologia das casas mal-assombradas, o povo prefere dizer que tais fenômenos são intervenções das forças do "além".

O conceito popular de "almas penadas" ou de "espíritos desencarnados" parece fazer sentido dentro da lógica que acredita que tais almas andam por aí, pedindo ajuda nos locais onde elas passaram desta vida para a morte. Parece até que elas precisam e pedem ajuda para serem "enterradas", ou seja, solicitam para não serem esquecidas pelos seus parentes. As práticas mencionadas acima permitem dizer que, no imaginário popular há uma intervenção direta e indireta dos que morreram, sejam com ajudas espirituais, favores materiais, curas de doentes, resolução de problemas amorosos, bênçãos, restaurações de amizades, etc. A mentalidade popular brasileira se acostumou a interpretar toda esta fenomenologia como intervenção do "além" ou de entidades como "espíritos de mortos, encostos, almas penadas, exus, guias, santos, caboclos, cavalo, etc.

As assim chamadas casas mal-assombradas aqui são abordadas de maneira bem específicas. Trata-se de fenômenos de efeitos físicos e psíquicos que ocorrem em casas de família, conhecidas internacionalmente com o nome Poltergeist [Leia-se: Polteguaist]. (Veja o Livro: A. Casas mal-assombradas. Fenômenos de telergia. Edvino FRIDERICHS, São Paulo: Loyola, 1980, p.9). O nome Poltergeist ficou mundialmente através do filme que levava este nome e foi um enorme sucesso de bilheteria em todas as partes. A palavra poltergeist é alemã. É composta de duas palavras. Geist e Polter. Geist é traduzido para o português como "espírito desencarnado" ou "a mente de alguém vivo". Polter está sendo traduzido por "barulhento, brincalhão". A tradução de Poltergeist para o português é então "espírito brincalhão, espírito barulhento".

Tal palavra Poltergeist está sendo utilizada para identificar uma fenomenologia conhecida em todos os Continentes, onde ocorre uma série de fenômenos estranhos, tais como: o fato de móveis e talheres que se movem sozinhos, aparecimentos de fogos misteriosos repentinos e espontâneos, desaparecimento de objetos, gavetas que saem de suas canaletas e esvaziam seu conteúdo no chão, panelas que voam pelo ar, quadros que caem da parede ou giram ao redor do prego de sustentação, lâmpadas que balançam e estouram fazendo com que cacos caiam na direção de determinados sujeitos, alimentos são estragados e interpenetrados de estrumes por exemplo, chuvas de pedras e aparecimento de água, terra e excrementos em vários locais da casa, conversas telefônicas com o aparelho fechado, fortes rotações nos gravadores de corrente elétrica sem mudanças na intensidade da própria corrente, deslocamentos de armários, bidês, mesas, copos, xícaras e vasos de porcelana que pulam das prateleiras, campainhas elétricas que tocam sem que ninguém aperte o botão, pancadas regulares nas paredes, motores de automóveis que são ligados com uma pequena e breve e breve concentração.

Em geral quando ocorre a fenomenologia do Poltergeist ou das casas mal-assombradas as pessoas ficam confusas e desorientadas. Isto porque, tais situações fogem ao comum, parece não possuir explicações, parece estar no limite entre o real e a fantasia. Muitos têm vergonha inclusive de dizer que estão passando por estas experiências estranhas, porque temem serem enquadrados como loucas ou débeis mentais.

No eixo psíquico alguns fatores emocionais, servem claramente para auxiliar na compreensão daquilo que pode estar dando origem às energias psíquicas que posteriormente provocam uma gama de fenômenos. A saudade, primeiramente, poder ser um dos principais motivos que abre a porta para as manifestações do inconsciente. É quase um consenso mundial entre os pesquisadores, que nos fenômenos de Poltergeist, ocorre uma espécie de "hemorragia da mente humana" ou se quiser, "um vazamento das forças da mente", desprendendo energias psíquicas que irão provocar estes estranhos e aparentemente inexplicáveis fenômenos chamados parapsicológicos. Bem, fiquem calmos e se precisarem de ajuda, me chame, pois o fenômeno de Poltergeist, revela as forças psíquicas de um modo admirável. Sugerimos a leitura do livro: Aprendendo a lidar com fenômenos incomuns.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Carlos Humberto Mendes Gothchalk

por Carlos Humberto Mendes Gothchalk

Terapeuta Holístico (SINTE/2003). Mestre em Teologia (Área: Aconselhamento, EST-2010). Especialista em Aconselhamento de Pessoas em Sofrimento Psíquico (EST-2004). Bachel e Licenciado em Teologia (PUCRS-2002). Escritor. Autor do Livro: Aprendendo a lidar com fenômenos incomuns (Ed.Sinodal) Além de clínica particular, atua como professor convidado, ministrante de cursos e palestras motivacionais.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93