As Escolhas da Vida

As Escolhas da Vida
As Escolhas da Vida

Psicologia

26/10/2012

A vida é feita de escolhas.
Escolhas que sempre estão à nossa frente, nos deixando às vezes em um turbilhão de dúvidas e medos. Se aprendermos a escolher perceberemos que é a nossa vontade que cria nosso estado interno e externo. Se tivermos consciência disso, usaremos nossa vontade a favor de nós mesmos, pois ela pode restaurar-nos em segundos, se assim desejarmos.

A vida nada nos ensina, nós é que escolhemos o que queremos aprender com ela.
E para isso é necessário megulharmos fundo dentro de nós, para que tenhamos a real percepção de estabelecer ordem em nossa alma. E aí, vamos perceber que há jardins ainda não cuidados, e flores necessitando de cuidados nos campos interiores que nos habita.
A intuição é necessária para percebermos esse momento.

Sejamos pacientes conosco, para que possamos aceitar esse sentimento de uma forma tão serena, que ouviremos a voz de Deus nos direcionando. Se pudéssemos perceber o bem que isso faz, ficaríamos contentes em ter nos ajudado. Uma sensação de termos inspirado o perfume de uma flor, e a alma perfumada, nos agradece.

Mas essa intuição deve ser bem usada, para que em um processo inverso, não nos destruamos o que é de mais sagrado em nossa essência. Talvez, o elo mais importante para essa transição, seja a consciência. Pois é dela, a maior escolha. A escolha mais difícil. Escolher entre dois bens.
Escolher o bem maior.

E quando Jesus nos diz: “ A quem muito for dado, muito será cobrado”, Ele já nos ajudava a ter ciência de nossas melhores escolhas. Quanto mais consciência tivermos, mas cobrados seremos. E é nessa máxima da inteligência, que Cristo nos surpreende mais uma vez em nosso livre arbítrio.

A total liberdade da escolha.
A total liberdade que Ele nos deu para fazermos nossas escolhas...
Senhor, ajuda-nos a ter esse discernimento divino, para que possamos ser dignos de termos Sua imagem e semelhança. Ainda somos tão pequenos, mas temos em nós a Sua presença, e isso nos engrandece a ponto de queremos crescer e evoluir.

Nos dê a clareza antes de tomarmos qualquer decisão. Nos dê a humildade de receber um não quando o sim era nossa expectativa. Acalente nossa alma com Sua sabedoria e serenidade.
Faça de nós, homens com corações de criança. Puros de alma e sedentos de Sua fonte .
E se um dia, por conturbação de nossos pensamentos, fizermos a escolha errada, que saibamos corrigi-la ou entendê-la, para que não a repitamos mais. Assim como o Senhor perdoava o pecador e dizia: “Vá e não peques mais”, sejamos nós esses libertos de almas e absolvidos pela Sua Santíssima palavra.
Acalente-nos Senhor,
Faça-nos ninar em Seu colo para que o amor seja nosso único pensamento.
Que assim seja.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Walter Sormanti Hassin

por Walter Sormanti Hassin

Médico Psicanalista, com formação em Medicina Chinesa e Acupuntura pelo International Beijing Trainning Centre/China, no ano de 1986. Anestesiologista e Clínico da Dor.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93