Burnout

O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia.
O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia.

Psicologia

10/10/2012

A síndrome do esgotamento profissional, mais conhecida como síndrome de Burnout, foi descrita pelo médico americano Freudenberger como um distúrbio psíquico, em 1974. Essa síndrome está relacionada com as características do indivíduo e suas condições com o trabalho ou com o ambiente em específico, é um tipo de estresse geralmente relacionado a profissionais que trabalham ou mantêm relação direta com outros indivíduos, profissionais como médicos, professores, atendentes de telemarketing, comerciários e enfermeiros, por exemplo, são mais propensos a desenvolverem a doença.

Atualmente, essa síndrome já se estende a todos os profissionais que interagem de forma direta e intensa com pessoas, que são responsáveis por cuidarem ou solucionarem problemas de outros indivíduos, a síndrome de Burnout vai além do estresse e chega ao estado de esgotamento não apenas profissional das pessoas, um dos sintomas específicos da síndrome é o esgotamento emocional e físico que passam a ser refletidos em atitudes negativas, como faltas ao ambiente de trabalho, isolamentos, agressividade, dificuldade de concentração, pessimismo, baixo autoestima, além de algumas manifestações físicas que podem ter relação à síndrome, como por exemplo, dores de cabeça e dores musculares. A síndrome também parece ter preponderância do transtorno na maioria das mulheres, talvez devido a excessiva carga de trabalho relacionada a conciliação da tarefa profissional e familiar que assumem. O Burnout, segundo especialistas, está associado a outros transtornos emocionais como depressão ou ansiedade.

Nem todas as pessoas podem dar-se o luxo de modificar as suas rotinas trabalhistas, mas busque manter a cabeça também ocupada com coisas que lhe fazem bem, se dedique a atividades na qual você gosta e que não estava podendo fazer devido a rotina de trabalho ou à preocupação constante, busque valorizar-se profissionalmente e acreditar mais no seu potencial, se o ambiente de trabalho lhe faz mal e lhe causa sérios problemas, mude-o buscando sempre melhorar a sua qualidade de vida e viver bem pessoal e profissionalmente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Luciano Costa Sales

por Luciano Costa Sales

Luciano Costa Sales Telefone: (71) 8779-6864/8308-2463 Formação Acadêmica Graduado em Administração - Faculdade Maurício de Nassau. Formação Técnica de Nível Médio na Área de Turismo e Hospitalidade com Habilitação em Meios de Hospedagem pelo IFBA (antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFET/BA).

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93