Tentativas de evitar o ganho de peso pelo uso de métodos compensatórios

O vômito auto-induzido é o método mais freqüente
O vômito auto-induzido é o método mais freqüente

Psicologia

09/10/2012

O diagnóstico de BN exige que após os episódios de compulsão alimentar, existam métodos compensatórios inadequados para evitar o ganho de peso. O vômito auto-induzido é o método mais frequente. Ocorre em 90 a 95% dos casos, sendo também o de mais fácil identificação e que melhor delimita o final de uma compulsão.

No início, os pacientes procuram induzir o vômito, introduzindo os dedos ou algum objeto na garganta. Com o tempo, chegam a eliciá-lo apenas exercendo certa pressão sobre o abdome ou curvando-se (contraindo a musculatura). Geralmente ingerem bastante líquido para facilitar a indução.

Consideram-se também métodos compensatórios o abuso de laxantes, diuréticos, hormônios tireoidianos e drogas anorexígenas, os jejuns e os exercícios vigorosos, ainda que os dois últimos sejam mais bem aceitos em nossa cultura.

A presença de episódios de compulsão alimentar e de manobras compensatórias leva tais pacientes a apresentarem frequentes e acentuadas oscilações de peso. Acreditando que impedem a absorção de calorias utilizando laxantes, muitos pacientes buscam essa via de purgação, que, no entanto, mostra-se quase tão ineficaz quanto os diuréticos, na medida em que promove prioritariamente a eliminação de líquidos.

A eventual diminuição de peso rapidamente se refaz com o reequilíbrio hídrico. O consumo contínuo de laxantes, para combater a obstipação provocada pela dieta restritiva ou para tratar uma distensão abdominal, pode criar certa dependência, que gera verdadeiro abuso de laxantes, com riscos graves de complicações clínicas. O abuso perigoso de diuréticos, também visa a reduzir inchaços. O abuso de f´rmulas com hormônios tireoidianos e anorexígenos também é comum, muitas vezes levando a dependência.

Alguns pacientes não chegam a se engajar em manobras purgativas (bulimia tipo não-purgativa), mas alternam dietas muito restritivas ou jejum aos episódios de compulsão alimentar. Além da dieta, também se exercitam vigorosamente, por horas, às vezes até comprometendo o horário de outras atividades ou não conseguindo deixar de se exercitar, ainda que machucados e com dores osteomusculares.

É comum a associação de mais de um método. A presença de métodos purgativos indica a intensidade das preocupações com peso e forma. Esta associada também a maior risco de complicações físicas.

Situações especiais podem se manifestar em pacientes diabéticos que buscam prevenir o ganho de peso evitando o uso de insulina e consequentemente a não absorção de glicose pelas células.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93