A criança especial e o brinquedo

Momento de interação e descoberta através do brincar
Momento de interação e descoberta através do brincar

Psicologia

22/02/2012

Nos últimos anos tem-se ampliado significativamente a forma de compreender a infância e auxiliar a criança pequena a sentir-se responsável por si tem sido considerado um grande desafio para os pais e educadores e profissionais.

O que poucos sabem, é que, através de uma atividade simples - o brincar - é que a criança inicia seu processo de autoconhecimento, toma contato com a realidade externa, com os papeis sociais e passa a interagir com o mundo.

A brincadeira permite que a criança expresse seus desejos e possibilita experiências de uma forma simbólica. Com isso, o brinquedo passa a ter uma importância muito grande nessa fase inicial da vida e a sua escolha deve levar em conta não só a realidade da criança, como também os objetivos a serem alcançados.

Dentro dessa perspectiva, no caso de crianças com necessidades especiais, essa relação – criança versus brinquedo – torna-se ainda mais importante. Isso porque, dependendo das necessidades da criança, o brinquedo passa a atuar não somente como uma referência para elaboração do mundo psíquico, como também, um catalisador para o desenvolvimento de funções primárias, como visão, tato e audição, e dessa forma vem sendo utilizado cada vez mais por profissionais como ferramenta para auxiliar na recuperação e no desenvolvimento dessas crianças.

Reconhecendo essa importância, empresas passaram a desenvolver projetos específicos para as crianças com necessidades especiais, desenvolvendo catálogos de produtos voltados para as necessidades de cada patologia.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Fernanda Rodrigues

por Fernanda Rodrigues

Psicóloga Clínica, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), especialista no atendimento a crianças com Síndrome de Down pela Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic (PUC/SP) e mestranda em Psicologia da Educação (PUC/SP).

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