Psicologia Analítica

Os indivíduos em que predomina a função do pensamento são chamados de reflexivos
Os indivíduos em que predomina a função do pensamento são chamados de reflexivos

Psicologia

27/01/2012

Vamos tratar aqui nesse artigo de desmembrar a psicologia analítica sob a ótica das linhas de psicoterapia e arteterapia, que atuam e se fundamentam dentro das diversas vertentes. E uma das áreas da psicologia que consolidaram o uso da arte no processo de tratamento foi a Análise de Jung ou como é tratada a Psicologia Analítica.

Carl Jung foi o primeiro psicoterapeuta a utilizar a arte (pintura, escultura, bricolagem) como forma de expressão do inconsciente no tratamento com pacientes psicóticos (em razão de suas dificuldades de fala). Sua Psicologia Analítica baseava-se no conhecimento dos “mitos”, ou seja, dos discursos explicativos que não são “racionais e lógicos”, com uma lógica própria, que é contraditória, ambígua, paradoxal, lacunar, simbólica, figurativa, imaginativa, alegórica, arquetípica e estética.

A primeira leitura de mundo que formulamos está carregada de uma consciência mítica, ou seja, das características do discurso mítico; portanto, os mitos continuam a fazer parte de nossa vida, como uma das formas de pensar ou de imaginar o existir humano.

Os mitos procuram equacionar e responder aos desejos de nosso inconsciente, que são neles projetados pelo discurso ambíguo e paradoxal, por isso sua importância para a arteterapia.

Para Jung as funções psicológicas fundamentais eram: pensamento, sentimento, sensação e intuição.
O pensamento está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos com a missão de analisar as alternativas e de elaborar julgamentos e tomar decisões.

Os indivíduos em que predomina a função do pensamento são chamados de reflexivos, ou seja, são grandes planejadores, estabelecem metas e são fiéis as suas teorias, acima de qualquer suspeita.

Já aqueles dominados pelo sentimento, são orientados para o aspecto emocional da vida, preferem emoções fortes e intensas (mesmo que negativas) a experiências apáticas e tranquilas. A pessoa sentimental valoriza muito a consistência e princípios abstratos, toma decisões de acordo com julgamentos de valores éticos (certo x errado) em detrimento da lógica do reflexivo.

Os indivíduos sensitivos tendem a responder à situação vivenciada imediatamente, e lidam de forma eficiente com todos os tipos de emergências, estão prontos para qualquer infortuito.

Para os intuitivos, as supostas consequências da experiência (o que poderia acontecer, o que é possível) são mais importantes do que a experiência real por si mesma. Pacientes muito intuitivos dão significado as suas percepções com tamanha rapidez que, dificilmente, conseguem separar suas interpretações conscientes dos dados sensoriais.

Essas explicações foram a base da teoria de arteterapia sobre a ótica da Psicologia Analítica.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93