Nível técnico aumenta chance de colocação no mercado de trabalho

Educação e Pedagogia

10/08/2020

O mercado de trabalho brasileiro sempre foi reconhecido com um dos mais competitivos e é por isso que pessoas economicamente ativas sempre tiveram receios e buscaram maneiras de se manterem qualificadas de acordo com o que é exigido. A Fundação Getúlio Vargas e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em recentes pesquisas, mostram que uma das principais formas de ter destaque rápido e eficiente é investir em cursos técnicos.

 

De acordo com o estudo da FGV, um profissional que concluiu o ensino técnico tem 38% mais chances de conseguir uma colocação formal, com carteira assinada, do que alguém que não realizou algum curso de formação. 

Esse resultado vem ao encontro do que mostra a análise realizada pelo IBGE, que afirma que apenas 4% do público brasileiro que poderia estar atrás dessa qualificação realmente a procura. A nível de comparação, atualmente, na Alemanha, entre 40 e 50% dos jovens procuram a formação técnica.

O mercado de trabalho brasileiro pede por qualificação técnica.

A pesquisa da FGV vai ainda mais fundo no assunto e mostra que aqueles profissionais com alguma capacitação técnica para atuarem conseguem uma remuneração 13% maior do que outros os profissionais de nível médio.


 

Capacitação rápida e com qualidade

Em um país onde o ensino superior é o grande alvo para quem busca estudar, o ensino técnico corre por fora e, como comprovam as pesquisas, já é muito cobiçado pelo mercado brasileiro. Em um tempo médio de dois anos, o aluno completa seu curso e já está apto a atuar. 

Por isso, as pessoas que desejam ter uma colocação ágil com remuneração atrativa e toda a tranquilidade de um ensino a distância qualificado e tradicional não precisam mais aguardar. 

O Portal Educação estabeleceu uma parceria com o Instituto Monitor para ter ainda mais potência e atender às demandas do mercado com conteúdos interativos e dinâmicos para tornar o aprendizado técnico direcionado, prático, efetivo e fácil.

Além disso, quem se matricula em um curso técnico recebe uma trilhas de cursos que complementam ainda mais a sua formação. 

Por exemplo:

Uma das áreas técnicas que mais cresce e que tem maior valorização na última década no mercado é a de Segurança do Trabalho. Ao optar por fazer a sua preparação com o Portal, você investe apenas no curso técnico e recebe outros três cursos livres para deixar a sua formação na área ainda mais completa.

Nesse caso, o curso de Técnico em Segurança do Trabalho é acompanhado pelos preparatórios de Comportamento e Comunicação em Eventos Empresariais, Organização, Sistemas e Métodos e Direito do Trabalho. Além de, ao fim, você já sair com o registro no MTE.

O seu ciclo de formação será muito completo e o mercado de trabalho vai olhar você com outros olhos.


 

Áreas técnicas que são muito procuradas pelas empresas

A área de segurança no trabalho não é a única que o mercado de trabalho vem acompanhando com olhares mais atentos. Outros setores também vêm sendo bastante requisitados em razão da alta empregabilidade atual, o que reflete no nosso número de alunos matriculados.

Por isso, abaixo, separamos a lista dos cursos técnicos mais atraentes no momento para quem busca boa colocação e remuneração. 


Técnico em Transações Imobiliárias

Com ele, você aprende a atuar em inúmeras áreas do segmento, como marketing imobiliário, gestão de locação de imóveis e condomínios, loteamentos, áreas rurais, incorporações imobiliárias, captação e vendas de imóveis e avaliação imobiliária, e pode obter a inscrição no conselho regional – CRECI.

Os cursos que acompanham são de Técnicas de Negociação, Matemática Financeira e Técnicas de Vendas.
 

Técnico em Eletrotécnica

Aqui, você se transforma em um profissional versátil e pode atuar nos mais diversos setores da atividade produtiva, instalando e operando elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. O curso fala sobre planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas, entre outras funções.

Os cursos que acompanham são de Técnicas de Negociação, Empreendedorismo e Satisfação de Clientes.
 

Técnico em Administração 

Para quem quem quer aperfeiçoar os conhecimentos sobre gestão de negócios ou dar suporte ao Corpo Diretivo na tomada de decisões, este curso é fundamental para quem busca atender às demandas da área com uma colocação rápida em um mercado competitivo como é o do setor administrativo.

Os cursos que acompanham são de Balanced Scorecard (BSC), Marketing Pessoal e Administração de Cargos e Salários.

As vantagens de ter uma formação técnica, atualmente, no país, são bem grandes e atrativas. Tudo fica ainda melhor quando se tem a oportunidade de iniciar os estudos com uma educação de qualidade, tradicional e continuada na área que escolheu.

As suas chances aumentam ainda mais.

Agora, é o momento de você parar para pensar e descobrir quais são os seus objetivos profissionais. Sejam eles quais forem, estamos aqui.

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93