Curso a distância: veja 7 habilidades adquiridas pelos alunos

Educação e Pedagogia

22/02/2018

Eles não precisam se deslocar até um local determinado para estudar e podem cumprir os requisitos acadêmicos em qualquer lugar. Também não são obrigados a assistir aulas em um horário fixo, pois podem acessar a plataforma 24 horas por dia e adequar seu tempo às atividades diárias. Mas será que, com toda essa liberdade, os alunos de um curso a distância conseguem desenvolver as mesmas habilidades que os estudantes de uma graduação ou pós-graduação presencial?

Atualmente, o mercado já reconhece a qualidade da formação dos cursos a distância. Na verdade, em alguns aspectos ela pode ser até mesmo superior à de uma graduação presencial.

Além de apresentarem um conteúdo completo e utilizarem métodos inovadores de ensino, as instituições de EAD oferecem aulas com os maiores especialistas da área a alunos do país inteiro. Na educação presencial, este seria um privilégio usufruído apenas por uma pequena parcela dos alunos de grandes centros.

Por isso, está completamente enganado quem pensa que um curso a distância pode ser considerado mais fraco ou mais fácil. Apesar de permitir a flexibilidade de horário, o aluno precisa se dedicar a fim de assimilar o mesmo conteúdo apresentado em um curso presencial.

Mas não é apenas nesse aspecto que a formação a distância se destaca. As habilidades adquiridas pelos alunos dessa modalidade de ensino têm sido consideradas um grande diferencial quando eles começam a atuar no mercado de trabalho. Afinal, estudar sozinho exige algumas qualidades essenciais.

Você sabe quais qualidades são essas? Entende por que elas são necessárias para um aluno de curso a distância? Então, continue lendo este post e descubra quais habilidades você pode desenvolver, que serão úteis não apenas para seu estudo, mas ao longo da carreira!
 

1. Disciplina

Sem o ambiente repleto de cobranças de uma graduação convencional, o aluno de cursos de educação a distância desenvolve a disciplina. Ele sabe que sua qualificação profissional depende unicamente de seu empenho e, por isso, estabelece o compromisso de estudar diariamente (ou em períodos predeterminados) para alcançar suas metas.

A fim de otimizar seu rendimento, manter um horário fixo de estudos e uma rotina organizada é fundamental para garantir o cumprimento das tarefas propostas e a qualidade da aprendizagem.
 

2. Organização

É essencial que o aluno de EAD aprenda a se organizar. Como não existe aquele horário semanal fixo, em que cada matéria recebe uma quantidade de tempo específica, é importante estabelecer um cronograma de estudos para conseguir contemplar todas as disciplinas.

Com isso, ele obtém uma grande vantagem: a possibilidade de dedicar mais tempo e esforços no estudo das disciplinas em que percebe uma dificuldade maior, enquanto pode cumprir mais rapidamente as tarefas das matérias que considera mais fáceis.

Porém, o estudante de EAD sabe que existem prazos a cumprir. Por isso, ele desenvolve a capacidade de se organizar e realizar as atividades com antecedência, pois sabe que isso possibilita sua entrega nas datas estipuladas e garante um aproveitamento melhor. Afinal, se deixasse para o último dia, provavelmente a tarefa teria qualidade inferior e a aprendizagem seria prejudicada.
 

3. Autonomia

Estudando por meio de uma plataforma EAD, o aluno sabe que precisa se empenhar para compreender o conteúdo antes de passar para os próximos tópicos. Isso não significa que ele terá que aprender tudo sozinho, mas que é sua responsabilidade buscar apoio.

Algumas ações evitam que a falta de entendimento de um ponto da matéria prejudique a compreensão dos tópicos seguintes. Entre elas, podemos citar: pesquisar outras fontes para tirar as dúvidas, contatar o tutor ou o professor para expor seus questionamentos e procurar a resposta em chats e fóruns de discussão disponibilizados na própria plataforma.
 

4. Foco

A maioria dos cursos EAD, atualmente, disponibiliza grande parte de seu material online. São textos, vídeos, atividades interativas, chats, fóruns de discussão, análises compartilhadas de estudos de caso e muitos outros meios de transmitir o conteúdo.

Porém, não podemos negar que estar em frente ao computador para estudar pode trazer muitas outras distrações. Afinal, as redes sociais, aquela mensagem esperada, e-mail e diversos sites atrativos estão a apenas um clique.

Mas, para conseguir cumprir todos os requisitos necessários, o aluno de um curso a distância precisa aprender a controlar seu desejo de ceder às tentações. O resultado é o desenvolvimento de uma habilidade fundamental para o estudo e também para o mundo corporativo: foco.

A capacidade de filtrar os estímulos, mantendo a atenção voltada apenas para a tarefa a ser feita, é uma das principais características desenvolvidas pelos estudantes da EAD.
 

5. Domínio de ferramentas tecnológicas

O universo virtual faz parte da rotina do aluno de um curso a distância. Assistir à videoaulas, baixar materiais, realizar pesquisas, interagir em fóruns com outros estudantes, contatar professores, realizar tarefas, contribuir em wikis — todas essas atividades são feitas por meio de uma plataforma online.

Por isso, o aluno EAD consegue desenvolver grande intimidade com ferramentas tecnológicas, nem sempre vista em estudantes de cursos convencionais.
 

6. Criatividade

As instituições de ensino a distância têm consciência de que os alunos possuem bagagens de conhecimento e estilos de aprendizagem diferentes. Por isso, elas têm aperfeiçoado seus métodos de ensino de forma revolucionária.

Portanto, não espere delas apenas uma "cartilha" a seguir. Em muitos casos, os cursos apresentam uma série de recursos interessantes e inovadores, que propõem desde estudos de caso, até a realização de projetos e outras situações em que é necessário não apenas memorizar conceitos, mas saber aplicá-los.

Esse diferencial faz com que o estudante saia muito mais capaz de utilizar o conhecimento adquirido de forma criativa, propondo soluções práticas ou inovadoras aos desafios encontrados em seu ambiente de trabalho. Portanto, é uma competência extremamente valorizada pelas empresas.
 

7. Habilidades linguísticas

Grande parte do aprendizado de um curso de EAD ocorre por meio da leitura, assim como a produção de material escrito é a principal forma de retorno solicitada pelos professores. Por isso, tenha a certeza de que suas habilidades linguísticas serão consideravelmente aperfeiçoadas, tanto ao receber informações quanto ao produzir suas tarefas.

O resultado será uma capacidade de interpretação textual, abstração, elaboração de ideias e conceitos muito mais apurada e, aos poucos, isso se refletirá em uma  habilidade refinada de argumentação e produção de textos, artigos e trabalhos.

Mas, acima de todas essas habilidades, a empresa pode esperar de um aluno de curso a distância uma capacidade de autogerenciamento e motivação excepcionais. Essas duas características já garantem a qualquer organização a certeza de contratar uma pessoa determinada a buscar soluções e resultados de forma autônoma e eficiente.

Viu como um curso a distância pode oferecer diferenciais para quem quer se destacar no mercado de trabalho? E você, quer descobrir outras formas de adquirir habilidades, se aperfeiçoar profissionalmente e alavancar seu sucesso? Então confira o portfólio de cursos do Portal Educação e dê um passo a frente na sua carreira profissional.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93