7 passos para se dar bem em um curso EAD

Educação e Pedagogia

23/01/2018

Estudar é uma prática que exige dedicação, organização e perseverança. Ir para a faculdade, fazer uma graduação ou pós-graduação requer um comportamento que permita aprender da melhor forma possível, aproveitando os recursos e materiais disponibilizados.

Apesar de um curso a distância ter seus desafios, ele apresenta uma série de vantagens. Cursá-lo inteiramente em casa, no conforto do lar, por exemplo, pode ser um grande atrativo em função da economia com transporte e alimentação, itens que pesam no orçamento.

No entanto, as vantagens vão muito além da economia. Contar com uma orientação sempre disponível, poder solucionar dúvidas, ter acesso a materiais diversificados que estimulam a aprendizagem e ter oportunidade de melhorar o currículo profissional são alguns benefícios trazidos por um curso EAD.

Além do mais, esse curso influencia diretamente em seu aperfeiçoamento profissional: ajuda a aumentar sua atuação no mercado de trabalho e conseguir um cargo com maiores exigências, como coordenar e treinar pessoal ou supervisionar funções, por exemplo.

Outro fator importante a ser destacado é a própria postura do estudante diante desse tipo específico de curso: disciplina, foco e organização formam a base para quem deseja ser bem-sucedido nessa modalidade. Quer saber mais sobre o assunto? Veja a seguir 7 passos para se dar bem em um curso EAD!

 

1. Organize-se

Para que você aproveite ao máximo um curso na modalidade EAD é preciso, antes de qualquer coisa, muita organização. Crie um calendário de atividades (um quadro ou uma tabela), colocando os objetivos que precisa cumprir ao longo do curso. Hoje, temos à nossa disposição uma infinidade de soluções tecnológicas que nos auxiliam a organizar nossa rotina de estudo, trabalho e demais tarefas.

Você pode fazer uso de aplicativos que ajudam a organizar os seus compromissos, evitando que você se atrase ou deixe algo para trás. Reserve um tempo para definir os horários e quais matérias estudará por dia. Fracionar os estudos por dia e horário fará com que você não se sobrecarregue, além de garantir que você aprenda com calma.

 

2. Conheça a plataforma

Antes de começar as aulas do seu curso EAD, separe um tempo para conhecer todas as ferramentas e os recursos disponíveis na plataforma. Enviar e receber mensagens, participar de fóruns de discussão, postar comentários, enviar trabalhos, verificar seu desempenho, se comunicar com tutores, professores e alunos são atividades imprescindíveis para quem fará um curso nessa modalidade. Então, explore ao máximo a plataforma, ambientando-se com todas as funcionalidades ao seu dispor.

 

3. Tenha disciplina

Do mesmo modo que a assiduidade, a pontualidade e a participação são comportamentos fundamentais para quem estuda presencialmente, a mesma lógica vale para quem pretende fazer um curso EAD.

Além de precisar cumprir prazos (geralmente com entrega regular de atividades e participação em trabalhos em grupo, por exemplo), você terá que acompanhar o seu próprio desenvolvimento ao longo do curso.

Não que isso seja feito de forma totalmente autônoma: você contará sempre com uma equipe de profissionais que, além de analisar seus trabalhos, vão solucionar dúvidas e fornecer feedback de suas atividades.

 

4. Reserve um tempo para estudar

Em um curso EAD você não deve se limitar a assistir videoaulas e ler os textos. Como é necessário em toda boa aprendizagem, você deve reservar um tempo para estudar os conteúdos, resolver exercícios e enviar dúvidas para os tutores. Um curso a distância exige que você seja dedicado, de modo que possa construir seu conhecimento com autonomia e dedicação.

 

5. Fique atento a datas e prazos

Estar atento a datas e prazos de entrega de trabalhos e outras atividades que compõem a grade curricular demonstra planejamento e compromisso com seu aprendizado. Portanto, não deixe para resolvê-los nos instantes finais. Você poderá ficar sem sinal de internet ou a energia poderá não funcionar no dia, por exemplo. Portanto, planeje-se para entregar as tarefas completas e revisadas.

Por ter prazos específicos - inclusive com horários predeterminados de postagens - o envio deve sempre ser feito dentro de um período. Assim, não deixe tudo para a última hora! Imprevistos podem surgir e, nesse caso, você será prejudicado.

 

6. Use a internet só pra estudar

Um curso a distância apresenta outro grande desafio: utilizar a internet e, ao mesmo tempo, permanecer longe das redes sociais.

Portanto, ao começar a estudar, desative as notificações do Facebook, saia dos bate-papos virtuais e pare de ver vídeos engraçados que só estão relacionados à diversão. Tenha sempre em mente que aquele momento de aprendizagem é primordial para que você atinja seu objetivo, seja uma recolocação no mercado de trabalho ou uma promoção salarial.

 

7. Evite outras distrações

As distrações não se resumem aos chamados das redes sociais. Um convite inesperado para sair e bater papo com os amigos, aquele aniversário de um parente em que a família toda estará reunida, o telefonema de um amigo com o qual você não conversa há tempos. Todas essas situações podem se estender, ocupando mais espaço em sua agenda do que os estudos diários. Assim, saiba dizer não quando for preciso!

Todos sabemos que o lazer e o convívio com familiares e amigos é de extrema importância para a nossa saúde. Da mesma forma, é preciso dedicar horários para seu aprimoramento profissional. Como dito anteriormente, pode parecer que o curso EAD seja extremamente fácil à primeira vista. Mas está é apenas uma impressão inicial.

As dicas apresentadas acima têm por objetivo servir como um guia. Assim, quando você iniciar um curso EAD saberá aproveitá-lo da melhor maneira possível, usufruindo de todos os recursos e ferramentas que o sistema disponibiliza. Além disso, ser comprometido com o próprio crescimento (pessoal e profissional) sempre será uma atitude de valorização que afetará diretamente a sua performance no ambiente de trabalho.

Simples, não é mesmo? Estudar a distância traz inúmeros benefícios, pois, além de aprender e se aperfeiçoar, você terá uma melhor administração do tempo de aprendizado. Da mesma forma, você colocará em prática o que aprendeu, tornando-se um profissional mais eficiente.

 

Gostou das nossas dicas para se dar bem em um curso EAD? Coloque-as em prática, comece agora mesmo um curso EAD do Portal Educação São mais de 1.500 opções de cursos em diversas áreas para você investir o seu tempo com propósito.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93