Conheça as várias áreas de atuação para o profissional de Pedagogia

Educação e Pedagogia

09/08/2017

Educação é assunto sério. Qualquer país que queira crescer precisa investir esforços e recursos para melhorar a qualidade de ensino de sua população. Portanto, seja para melhorar as condições de vida de uma pessoa ou para desenvolver uma sociedade, o profissional de Pedagogia é essencial. Pode parecer um clichê, mas a verdade é que nenhum outro profissional é formado sem o professor. Isso já mostra a importância dessa profissão. Mas quais são, de fato, as oportunidades oferecidas para o pedagogo no mercado? Quais funções eles podem desempenhar além do magistério? Como se destacar? Antes de falarmos de cada um desses pontos, vamos iniciar com uma excelente notícia. Com crise ou sem crise, a demanda por pedagogos é sempre alta no mercado. Portanto, enquanto algumas carreiras encontram um grande índice de desemprego com as oscilações da economia, essa não é a realidade do pedagogo — para ele sempre há vagas, no setor público ou privado.
Se você já faz ou não parte dessa área, é sempre válido aprender um pouco mais e se atualizar. Por isso, o Portal Educação está promovendo um Webinar Gratuito com Celso Antunes sobre “Quem é o educador na escola atual?”. Cadastre-se agora mesmo pelo link http://hubs.ly/H08k3140.

Quer saber se este é o caminho profissional perfeito para você? Continue a leitura e descubra!


O perfil do profissional de Pedagogia

Para entender isso, vamos pensar um pouquinho nas áreas contempladas por essa faculdade. O curso de Pedagogia habilita o profissional a lecionar para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, administração escolar, supervisão ou orientação educacional. Portanto, na maioria das vezes o pedagogo vai atuar no ensino formal, seja em sala de aula ou na organização da atividade educacional. Para ter sucesso nessa profissão é essencial gostar de aprender, de ensinar, de lidar com pessoas e dos desafios de apresentar um conteúdo a alunos que aprendem de forma diferente.


O perfil demandado pelo mercado

Então, que tal pensarmos um pouco nas características que o profissional de Pedagogia precisa ter para ser bem-sucedido?


Responsável

Formar mentes é uma grande responsabilidade, que vai além da pontualidade e da capacidade de entregar tarefas no prazo ou cuidar dos estudantes com a segurança que eles precisam. Toda essa responsabilidade, que faz parte das atribuições da maioria dos trabalhadores, tem um peso ainda maior no caso do educador. Ele precisa repensar constantemente a sua prática para garantir os melhores resultados, não só no aspecto pedagógico, mas principalmente no que diz respeito à formação de seres humanos.


Gosta de trabalhar com pessoas

Embora alguns cargos técnicos possam ser bem burocráticos, especialmente nos órgãos oficiais, a maioria dos pedagogos trabalha com gente. O desenvolvimento das pessoas é seu principal objetivo. Por isso, uma característica que faz muita diferença é gostar de lidar com elas!

Este é um diferencial que vai garantir satisfação no trabalho. Além disso, os estudantes ou público-alvo costumam reagir ao afeto com uma capacidade de aprendizagem potencializada. Quem gosta do educador, sente mais prazer em estudar.


Inquieto

O educador está sempre lutando pela transformação social. Por isso, ele não pode ser uma pessoa acomodada. Com a sociedade em permanente mudança, sempre é necessário evoluir e adotar novas práticas para alcançar a mente dos estudantes. Por isso, o profissional de Pedagogia, independentemente de sua função, está sempre em busca de aperfeiçoar as técnicas e os métodos para garantir a eficiência de suas ações no ensino.


Organizado

A atividade pedagógica exige bastante organização. Para criar um planejamento de ensino eficiente, é preciso considerar vários fatores: idade e conhecimento dos alunos, sequência dos conteúdos, programação do tempo ideal para executá-lo, a documentação necessária em cada caso, etc. Enfim, nas mais diferentes funções que um pedagogo pode exercer, há muitas atividades que exigem organização. Ela garante o bom andamento do trabalho e, no caso da rotina escolar, o cumprimento de determinações dos órgãos governamentais relacionados à Educação.


Inovador

Uma breve experiência com educação mostra rapidamente que os seres humanos são muito diferentes. Essa diversidade também aparece nas situações relacionadas ao ensino. Os alunos possuem estilos de aprendizagem muito distintos, além das características específicas de cada idade e as necessidades especiais que podem surgir a qualquer momento. Para atingir os estudantes levando em conta suas diferentes características, só há uma opção: inovar. O pedagogo precisa buscar soluções para atender a essas demandas, e nem sempre vai encontrar uma resposta já pronta. Ele vai precisar buscar novas alternativas e, em alguns casos, desenvolvê-las.


Curioso

Vivemos na sociedade do conhecimento. O que é novo hoje, será obsoleto amanhã. Ao mesmo tempo, temos conceitos consolidados há séculos convivendo com pesquisas que atualizam nossos conhecimentos e revolucionam o mundo a cada dia. Diante desse quadro, como um educador pode se acomodar? Deixar de adquirir conhecimento e investir tempo e recursos em buscar novas informações é uma atitude impensável! O profissional de Pedagogia precisa gostar de aprender. E isso não pode acontecer apenas em relação aos assuntos de sua profissão ou aos conteúdos que são ensinados na escola. Tão importante quanto dominar sua técnica é estar antenado ao que acontece no mundo, identificar o que é relevante e utilizar esses exemplos práticos para aplicar o conhecimento e mostrar aos alunos como as coisas funcionam.


Antenado às novas tecnologias

Pedagogia trata de muito mais do que ensino. Ela é um instrumento fundamental de preparação para a vida. E no século XXI ninguém pode se considerar preparado para lidar com os desafios da vida social e profissional sem um bom domínio das ferramentas tecnológicas. Portanto, o profissional de Pedagogia também precisa preparar seus alunos para essa realidade. A utilização de aplicativos já é tão importante quanto o manuseio da caneta, e os dispositivos digitais precisam fazer parte da escola assim como estão presentes em nossa vida. Por isso, o pedagogo precisa estar antenado a essa necessidade e fazer da tecnologia uma parte normal de sua prática. Ela vai contribuir não só para o preparo de seus alunos para a vida, mas será um recurso pedagógico que chama a atenção dos estudantes e pode potencializar os resultados do ensino.


A possibilidade de diferentes áreas de atuação

As oportunidades de carreira para o profissional de Pedagogia vão muito além da escola. Apesar de a maioria dos pedagogos realmente atuar em sala de aula ou administração de instituição de ensino, existem também outras opções muito interessantes no mercado. Que tal conhecer algumas delas? Então vamos lá!


Museus, bibliotecas, brinquedotecas

Muitos desses negócios ou instituições têm contratado pedagogos para atuar com seu público. O objetivo é desenvolver projetos que tornem a visita mais divertida e atrativa, promovendo o engajamento dos usuários nas atividades propostas e o gosto por essas opções culturais.


Recreação

Já imaginou passar seus dias em hotéis e resorts? Essa pode ser a sua vida! Isso acontece porque muitos desses negócios estão contratando pedagogos para criar projetos de recreação para os hóspedes, especialmente as crianças.


ONGs
Nesse tipo de organização, o pedagogo pode elaborar ou executar projetos sociais, culturais e educacionais para beneficiar a comunidade ou o público-alvo atendido, de acordo com os objetivos da instituição.


Hospitais
O pedagogo que atua nesse espaço tem a oportunidade de colaborar para o desenvolvimento e a qualidade de vida de pacientes internados, principalmente crianças e adolescentes. Ele pode desenvolver projetos educacionais e materiais didáticos úteis para o ensino desse público que, pelo menos naquele momento, apresenta necessidades especiais.

 
Editoras de livros didáticos

Nesse tipo de empresa, o pedagogo tem mais de uma oportunidade de atuação. Ele pode tanto analisar os materiais desenvolvidos, avaliá-los e propor alterações para melhorar sua qualidade; quanto treinar os professores que utilizam esses livros e apostilas. Outras editoras mantêm serviços de apoio ao professor e elaboram conteúdos complementares, também desenvolvidos por educadores. São planos de aula, recursos multimídia e outras sugestões para facilitar o dia a dia do professor, potencializar a aprendizagem e promover a adesão ao uso do material.


Empresas

Esse é um espaço que cada vez mais se abre à atuação do pedagogo. Seu papel geralmente é desenvolver projetos de educação corporativa (link: https://www.portaleducacao.com.br/pos-graduacao/cursos/pos-graduacao-em-educacao-corporativa-especializacao-lato-sensu/3014) e realizar treinamentos com os funcionários, em parceria com o setor de Recursos Humanos.

Eles são necessários para desenvolver competências, ambientar novos contratados, auxiliar no aprendizado das tarefas de uma nova função ou adaptar colaboradores com alguma deficiência, favorecendo a inclusão social.


Órgãos públicos

O funcionamento das escolas em geral é regulamentado por órgãos governamentais. Neles, pedagogos ocupam a maior parte dos cargos técnicos. Eles fiscalizam a atuação das instituições, apontam a necessidade de realizar melhorias e promovem a contratação e distribuição de professores em escolas públicas. Outra função desses técnicos é responder às dúvidas das instituições de ensino quanto à elaboração de documentos e aplicação de leis, além de atender os pais e julgar possíveis casos em que as escolas tenham cometido algum tipo de abuso. Os funcionários desses órgãos são muitas vezes concursados, e exercem as atividades referentes aos seus cargos em Secretarias de Educação e Diretorias de Ensino, entre outras.


Educação a distância

Esse é um setor que passa por uma grande expansão e apresenta um número cada vez maior de oportunidades. Com o crescimento do ensino a distância, muitos pedagogos são contratados para realizar diversas atividades, que vão desde a elaboração de materiais para EAD até a tutoria das turmas.


Escolas de idiomas

Por mais completo que seja o domínio que um professor tem do idioma, isso não é suficiente para garantir o sucesso de um curso de línguas. Para que o aluno aprenda é preciso usar a metodologia correta e criar um programa de ensino de acordo com sua idade e nível de conhecimento. Organizar esse ensino, elaborar e aperfeiçoar o material didático e orientar os professores é o trabalho perfeito para o pedagogo, que tem o conhecimento e a competência técnica para orientar os professores sobre a melhor forma de garantir que seus alunos saiam falando um novo idioma.


Negócios próprios

Embora nem sempre sejam lembradas, as oportunidades para a abertura de um novo negócio também são uma excelente opção para muitos profissionais de Pedagogia. Algumas das opções disponíveis são: oferecer reforço escolar, criar ambientes culturais que possam ser utilizados para excursões pedagógicas e realizar projetos para aplicar em escolas como serviços terceirizados (por exemplo, apresentações teatrais educativas sobre determinado tema).


Indústria de brinquedos

Essa é uma possibilidade em que poucas pessoas pensam. No entanto, essas empresas contratam pedagogos para participar de pesquisas, prestar consultoria, analisar e produzir brinquedos e para classificá-los de acordo com a faixa etária.


Escolas

Não poderíamos deixar de falar das escolas. Elas são o principal campo de trabalho para os graduados em Pedagogia. Eles podem atuar na sala de aula, na direção ou administração escolar, na coordenação pedagógica e na orientação educacional.

Portanto, como você pode perceber, existem muitas opções para o pedagogo além da sala de aula. Mas se é assim, por que muitas dessas alternativas que o mercado oferece são desconhecidas?
Bem, para ter acesso a elas o profissional precisa se capacitar, e é justamente nesse ponto que entra a necessidade de uma especialização (link: https://www.portaleducacao.com.br/blog/mestrado-ou-pos-graduacao-saiba-qual-e-o-melhor-para-voce/). Continue a leitura e entenda por que a formação continuada é tão importante!


A especialização como pré-requisito para o sucesso

Como você viu, hoje a área de atuação do pedagogo é muito ampla. Por isso, mesmo que o curso ensine os princípios da área e as teorias de ensino e aprendizagem, ainda assim é impossível que ele aborde todos os conhecimentos exigidos para trabalhar em cada uma dessas funções. Buscar esse conhecimento adicional capacita e o profissional a atuar em áreas específicas. Além disso, é importante estar sempre ligado nas novidades da área. Por isso, o Portal Educação está promovendo um Webinar Gratuito com Celso Antunes sobre “Quem é o educador na escola atual?”. Cadastre-se agora mesmo pelo link http://hubs.ly/H08k3140.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93