Uma abordagem das noções de raça, racismo e etnia.

Educação e Pedagogia

18/06/2017

Ficha de leitura

Referência bibliográfica – texto 1: MUNANGA, Kabenguele. Uma abordagem das noções de raça, racismo e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/03.

Breve currículo do autor: Possui Graduação em Antropologia Cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil. (Texto informado pelo autor). Informações obtidas junto ao CNPq – Currículo Lattes.

Palavras chaves: Raça – Racismo – Etnia – Identidade

Breve resumo: No texto o autor Prof. Dr. Kabenguele Munanga, faz uma abordagem sobre o conceito de raça, racismo, etnia e identidade, procurando demonstrar a partir da definição da palavra raça e todo o seu simbolismo em nossa sociedade. Parte do conceito etimológico da palavra que tem origem na palavra latina ratio, que significa sorte, categoria, espécie. Observa que em princípio raça foi primeiramente utilizado na zoologia e na botânica, para classificar animais e plantas. Nos séculos XVI e XVII o conceito de raça passa a atuar nas relações entre classes sociais, em especial na França, onde os Francos (nobres) em oposição aos Gauleses (plebeus). Percebe-se que o conceito raça sai da área das ciências biológicas, para entrar no campo social, buscando legitimar as relações entre classes sociais, onde pode se observar o próprio conceito utilizado pela Igreja, que buscando uma explicação para a classificar os “outros”, que não fossem brancos europeus, utilizava o mito dos Reis Magos, para justificar a existência das raças dos semitas, brancos e negros, como filhos de Adão, excluindo o povo indígena.

 

Uma abordagem das noções de raça, racismo e etnia.

No século XVIII, o século das luzes, é colocado em debate a questão para identificar que eram os “outros”, abrindo mão do conceito de raça já existente, classificando a diversidade humana em raças diferentes. A classificação é um dado de unidade do espirito humano, pavimentando o caminho do racionalismo. Para uma operação de classificação é necessário estabelecer alguns critérios objetivos com base na diferença e semelhança. “No século XVIII, a cor da pele foi considerada como critério fundamental e divisor d’água entre as raças.” (P. 3) A melanina passou a ser o marco divisor na formação das raças branca, negra e amarela.

Já no século XIX o cientificismo passa a acrescentar outros critérios que não só a cor da pele, mas também critérios morfológicos como forma de nariz, lábios, queixo e crânio, buscando aperfeiçoar a classificação.

No século XX, com o progresso da genética humana, novo valores sanguíneos são anexados, onde o cruzamento de critérios de cor de pele, morfológicos e químicos, dão origem a dezenas de raça, sub-raças e sub-sub-raças. Através desses estudos os cientistas chegaram a conclusão de que a raça não é uma realidade biológica, mas sim apenas um conceito cientificamente inoperante para explicar a diversidade humana. “A invalidação científica do conceito raça não significa que todos os indivíduos ou todas as populações sejam geneticamente semelhantes.” (p. 5)

O problema do conceito raça está na hierarquização, onde se estabelecem valores entre as chamadas raças, onde o cientificismo decretou que os indivíduos de raça “branca” eram superiores aos de raça “negra” e “amarela”. No início do século XX, surge uma teoria pseudo científica, a raciologia, que tinha um discurso mais doutrinário do que cientifico.

Hoje o conceito de raça não tem nada de biológico, é um conceito impregnado de ideologias, onde há o dominante e o dominado. O conceito faz parte de uma estrutura global da sociedade, guiados pelas relações de poder que as governam, onde nessa sociedade de diversas populações existem no imaginário a construção de raças fictícias e outras construídas a partir de diferenças fenótipas, gerando o racismo popular. Foi sugerido por alguns biólogos anti-racistas a exclusão do termo raça dos dicionários e textos científicos, mas o termo continua sendo utilizado, em razão da realidade social e política, onde a raça é considerada uma construção sociológica e uma categoria social de dominação e de exclusão. Mas no campo cientifico como observou Charles Darwin, que demostrou que os organismos se adaptam e se diversificam no tempo e no espaço, correspondendo a um fenômeno adaptativo, como exemplo: um indivíduo de pele escura concentra mais melanina que um de pele clara, o que provoca uma melhor adaptação nos países tropicais, em razão de uma melhor proteção contra os raios ultravioletas. Hoje em razão do avanço tecnológico não é mais preciso essas mutações genéticas necessárias a nossos antepassados.

Já o conceito de racismo é uma realidade do século XX, onde o racista cria a raça no sentido sociológico, onde em perspectiva baseia-se na definição de traços físicos, que é classificado em um grupo social com traços culturais, linguísticos e religiosos, considerando o racismo como característica intelectual e moral de um dado grupo. Mas a teoria do racismo tem origens bíblicas, onde a partir do mito Noé e seus três filhos se originam a classificação de três raças: Jafé (ancestral da raça branca); Sem (ancestral raça amarela) e Cam (ancestral da raça negra). O mito se origina porque Cam desrespeitou seu pai, e este o amaldiçoou. Os calvinistas se baseiam sobre esse mito para justificar e legitimar o racismo anti-negro.  Outra origem se baseia na classificação cientifica derivada da observação dos caracteres físicos, sendo esses caracteres considerados um salto ideológico importante na construção da ideologia racista.  O racismo clássico se alimenta na noção de raça, já o racismo novo se alimenta na noção de etnia definida como um grupo cultural.

Nesse terceiro milênio trazemos um saldo negativo de um racismo dos séculos XVIII e XIX, mas a consciência política das vítimas do racismo na sociedade de hoje está num crescente, o que demonstra que o racismo é muito ainda.

Os Movimentos Negros exigem o reconhecimento público de sua identidade, que busque e resgate sua autoestima rasgada pela alienação racial. Algumas transformações ocorreram no mundo, tais como, o Apartheid na África do Sul, nos EUA com a supressão das Leis segregacionistas, mas mesmo assim, juntamente com o Brasil tem um racismo de fato e implícito.

No Brasil o debate foi por muito tempo bloqueado em razão do mito “democracia racial”, o que prejudicou as políticas de “ação afirmativa”, que juntamente com o mito da cultura mestiça nacional, que atrasou o debate sobre a implicação do multiculturalismo no sistema educacional brasileiro. Quanto ao conceito de etnia, este é um conteúdo sócio cultural, histórico e psicológico. Uma etnia é um conjunto de indivíduos, que histórica ou mitologicamente tenham ancestrais, língua, religião, cultura e espaço geográfico comum. O racismo praticado hoje não precisa mais do conceito de raça ou da variante biológica, se reformula nos conceitos de etnia, diferença e identidade cultural, mas as vítimas de hoje são as mesmas de ontem e as raças de ontem são as etnias de hoje.

O autor relata ainda, que utiliza em seus trabalhos os conceitos “Negros” e “Brancos” em lugar de “Raça Negra” e “Raça Branca” ou os conceitos de “População Negra” e “Raça Branca”, onde população é um conjunto de indivíduos que participam do círculo de união, que conservam em comum alguns traços do patrimônio genético hereditário. Pode se observar através da distribuição geográfica do Brasil e sua realidade etnográfica, que não existe apenas uma única cultura negra uma única cultura branca e que regionalmente podemos distinguir diversas culturas no Brasil. Como a identidade cultural se construiu com base na tomada de consciência das diferenças provindas das particularidades históricas, culturais, religiosas, sociais e regionais, observa-se no Brasil diversos processos de identidade cultural de pluralismo tanto de “Negros”, “Brancos” e “Amarelos”. Todos tomados como sujeitos históricos e culturais e não como sujeitos biológicos ou raciais.

É necessário a busca da consciência quanto a identidade étnico-racial negra, a conscientização de uma política unificadora em busca de transformações quanto a realidade do negro do Brasil.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Wilson Brasil Júnior

por Wilson Brasil Júnior

Bacharelando em Licenciatura/História

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