Emojis : nova cultura linguística?

Fonte:http://www.tecmundo.com.br/estilo-de-vida/60670-casal-usa-so-emojis-mensagens-mes.htm
Fonte:http://www.tecmundo.com.br/estilo-de-vida/60670-casal-usa-so-emojis-mensagens-mes.htm

Educação e Pedagogia

17/09/2016

Os emojis, recente febre das redes sociais, são caracteres presentes nos computadores e smartphones e são vistos como uma forma de endossar, representar  palavras e expressões. Atualmente tornou-se quase impossível se comunicar através de mensagens sem utilizar ao menos um emoji, considerado idioma universal. Surgidos no Japão, na década de 90, os emojis foram criados com intuito de atrair o público adolescente, porém não é só esse tipo de  público que se apropriou dessa nova forma de utilizar a língua. Hoje, é quase improvável que as palavras digitadas num computador ou smartphone não venham acompanhadas dessa nova cultura linguística que encantou o mundo através de diversos sistemas operacionais.

Os diversos gêneros de emojis: animais, expressões faciais, objetos, climas, etc. são uma ferramenta legítima de comunicação e que reproduzem, algumas vezes com exatidão, a expressão pretendida pelo interlocutor. Esse tipo de linguagem foi incorporada e utilizada por usuários do mundo inteiro. Alguns não acreditam ser o emoji um tipo de linguagem universal, apesar desta enfatizar efetivamente o que se quer dizer e dessa forma compreendida por todos facilmente.

Mas, de uma coisa podemos ter certeza, como toda forma de comunicação evolui numa velocidade assustadora, afinal a própria vida é mutável, esta tem ainda muito o que mostrar, já que a  expressividade compõe a liberdade humana onde cada indivíduo escolhe a via de acesso que lhe é mais conveniente. Os emojis, que incorporam esse desejo profundamente humano que é a capacidade de expressão, vieram com total aceitação dos usuários que consideram importante ratificar suas palavras de forma indubitavelmente expressiva.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Eleonora Campos Teixeira

por Eleonora Campos Teixeira

Doutoranda em Cognição e linguagem (UENF- RJ); Especialista em Literatura Brasileira (PUC- MG); Professora de Língua Portuguesa da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC - RJ); Coordenadora de Projeto de Leitura da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC - RJ); e-mail : norinhatli@yahoo.com.br , Campos dos Goytacazes - RJ; Brasil; http://lattes.cnpq.br/0770197565632073

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93