Todo professor deve ser um pesquisador?

Educação e Pedagogia

11/03/2016

Desde que decidi pela profissão de pedagoga sempre notei que muitos dos professores da faculdade tinha livros publicados, ou produziam artigos.

Todo professor procura ao longo da sua caminha docente se qualificar, a leitura a pesquisa fazem parte deste cotidiano. A pesquisa aos poucos vai tornando o professor capaz de refletir sobre sua prática . E assim a busca pelas formas  diferenciadas de conhecimentos , que o auxiliem a aperfeiçoar  seu trabalho em sala de aula.

 

Lüdke (2001) também tem sido defensora da formação do professor pesquisador, vendo na formação inicial a oportunidade de apropriação de um recurso que irá possibilitar que o professor possa questionar sua prática e o contexto no qual ela está inserida; portanto, a pesquisa representa “um recurso de desenvolvimento profissional” (p. 51).

 

O processo de pesquisa traz consigo a emancipação das pessoas, pois possibilita a reflexão e o olhar critico sob o objeto de pesquisa. Ao pesquisar é possivel identificarmos os caminhos para a superação das dificuldades, e cria a possibilidade de novas hipóteses. Para Nóvoa (1992), a concepção de professor pesquisador implica oferecer condições para o professor assumir a sua realidade escolar como um objeto de pesquisa, de reflexão e de análise, constituindo-se em um movimento contra-hegemônico frente ao processo de desprofissionalização do professor e de instrumentalização da sua prática.

 

A pesquisa é um recurso indispensável ao trabalho docente,  serve  para a construção de novos conhecimentos , sobre questões e dúvidas  específicas que surgem no decorrer do trabalho pedagógico e que não foram apresentados nos cursos de formação ou tiveram uma  abordagem superficial. Este tipo de pesquisa pode ocorrer de forma individual ou nos momentos de formação dentro da escola, de forma coletiva sendo um trabalho colaborativo. De forma geral , o ato de pesquisar representa uma conquista de autonomia ao professor.

 

Profª. Geana  Krause

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Geana Taisa Machado Krause

por Geana Taisa Machado Krause

Graduada em Pedagogia pela ULBRA, especialista em Educação Especial e Inclusiva e pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais. Atua como professora na rede Municipal de Porto Alegre. Atualmente cursando Psicopedagogia TIc´s na UFRGS. Autora do livro infantil: " Que bicho é esse!" Editora do blog " Ser diferente! "http://krausegeana.wix.com/ser-diferente

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93