No Brasil, mais de 135 mil vagas em licenciaturas serão oferecidas

Educacenso aponta mais de 600 mil professores sem graduação na área que atuam
Educacenso aponta mais de 600 mil professores sem graduação na área que atuam

Educação e Pedagogia

06/06/2009

Instituições federais de todo o Brasil vão oferecer mais de 135 mil vagas em cursos de licenciatura nas áreas de educação, ciência e tecnologia até 2014. As instituições podem reservar 20% dessas vagas à oferta de licenciaturas e oferecer conteúdos específicos da educação profissional, como formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.


Ao todo, serão cem mil vagas e outras 35 mil destinam-se ao Plano Nacional de Formação do Professor, com o objetivo de oferecer qualificação profissional aos professores sem graduação. O Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Acre e Rondônia, além do Distrito Federal, não aderiram ao plano de formação, mas os 12 institutos federais ali localizados manterão a oferta.


“A formação especificamente em licenciatura desperta o anseio de nossos governantes em formar educadores capacitados e qualificados dentro do currículo escolar. A licenciatura, por sua vez, tem um papel fundamental neste processo, pois é por meio dela que o aluno aprende as disciplinas, técnicas pedagógicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, tornando-o um educador”, declara o professor e tutor do Portal Educação, Enderson Lara.


Segundo o Educacenso 2007, cerca de 600 mil professores que lecionam na educação básica pública não possuem graduação ou atuam em áreas diferentes das licenciaturas em que se formaram. Já são 90 instituições federais e estaduais de educação superior em todo o Brasil envolvidas na oferta de cursos, entre presenciais e a distância, alguns iniciam as aulas ainda este ano.


A Política Nacional de Formação de Professores foi instituída pelo Decreto 6755/2009 e prevê uma parceria entre União, estados e municípios, para a elaboração de um plano estratégico de formação inicial para os professores que atuam nas escolas públicas. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em vigor desde abril de 2007.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93