Pescadores têm programa de alfabetização aliado ao cotidiano

O projeto atende hoje, aproximadamente seis mil profissionais, em 27 municípios baianos.
O projeto atende hoje, aproximadamente seis mil profissionais, em 27 municípios baianos.

Educação e Pedagogia

18/05/2009

O programa Pescando Letras, com dois anos de existência, já alfabetizou cerca de dois mil pescadores da Bahia. Resultado de uma parceria entre o governo do estado com organizações, institutos e universidades.

A estratégia para atrair os pescadores até a sala de aula utiliza a carteirinha do pescador (registro geral da pesca) para localizar estas pessoas, mobilizando assim, sindicatos, cooperativas e associações de pescadores.

A temática do projeto é voltada ao cotidiano dos pescadores, discutindo sobre os direitos e deveres do pescador, a piracema, e ainda a preservação do meio ambiente.

A iniciativa surgiu em 2003, com uma proposta do Ministério da Educação, mas só foi implementada na Bahia em 2005. No início, o projeto era realizado somente pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Secretaria Especial de Agricultura e Pesca da Bahia (SEAP). Atualmente, além do governo do estado, fazem parte da iniciativa, o Banco do Brasil e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para Enderson Lara, educador e tutor do Portal Educação, a alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem escrita, principalmente para pessoas que não possuem condições de acesso à escola. “Vejo que a alfabetização neste programa deve ter tratamento metodológico diferente e com isso, alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada” analisa.

O projeto atende hoje, cerca de seis mil profissionais, divididos em 400 turmas, em 27 municípios baianos. As aulas do programa Pescando Letras são realizadas em igrejas, casas e sindicatos, dependendo da infraestrutura de cada local.

O curso tem dez horas semanais e varia entre seis a oito meses de duração.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93