Estudo diz que de cada cinco jovens, um abandona a escola

A busca por um emprego e desinteresse são os princiapis motivos do abondono escolar
A busca por um emprego e desinteresse são os princiapis motivos do abondono escolar

Educação e Pedagogia

18/04/2009

Pesquisa realizada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, aponta que de cada cinco jovens entre 15 e 17 anos matriculados no início do ano abandona a escola na Grande São Paulo. É a maior taxa de abandono entre as seis regiões metropolitanas comparadas no período de 2002 a 2008.


O motivo do abandono além da necessidade de trabalhar, muito questionado, existe também, a falta de interesse na escola. Uma pesquisa nacional porá amostra de domicílios, realizada pelo IBGE, mostra que, em 2006, 40% dos jovens fora da escola declararam a falta de interesse como principal motivo de não continuar os estudos.


“Observamos que a evasão nas escolas há algum tempo atrás está ligada diretamente a necessidade de ajudar a família e trabalhar para aumentar a renda familiar e/ou até mesmo por uma gravidez precoce. Hoje, encontramos uma realidade diferente, pois temos estímulos de bolsa família que obriga a frequência escolar, obrigando as crianças e adolescentes a frequentar a escola” lembra o professor e tutor do Portal Educação Enderson Lara.


Para atrair o jovem o governo precisa possibilitar a oportunidade de o aluno sair com uma formação profissionalizante. Os investimentos estão sendo realizados em todo Brasil, com o objetivo de atrair o jovem, alindo educação e qualificação profissional, através da oferta de colégios profissionalizantes, para prepará-lo melhor para o mercado de trabalho.


“Muita coisa está sendo feita, por meio da implantação de cursos tecnológicos e criação e a expansão de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet). Se o governo oferece a possibilidade do aluno não só trabalhar, mas também fazer o ensino médio junto com um técnico, podendo se aperfeiçoar na área estudada, o interesse seria maior”, lembra a professora e tutora do Portal Educação Juliana Sabatin.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93