Livreiros e editores discordam sobre preço único de livros

A lei propõe que o preço único seja praticado em todos os pontos de venda no varejo.
A lei propõe que o preço único seja praticado em todos os pontos de venda no varejo.

Educação e Pedagogia

14/04/2009

Recentemente, representantes de editoras, vendedores, escritores e políticos, discutiram sobre a proposta da Lei do Preço Único, que prevê a venda de obras pelo mesmo valor em todo país, a exemplo dos jornais e revistas, que são repassados ao consumidor pelo mesmo preço em qualquer lugar.

A lei propõe que o preço único seja praticado em todos os pontos de venda no varejo como supermercados, catálogos, internet e a própria livraria. Porém, a medida vale apenas para as obras que são: lançamentos e reedições até dois anos após a publicação. Depois desse período, os preços seriam negociados de acordo com cada livraria, como é a realidade.

Mas, a proposta tem causado muito protesto. De um lado, os livreiros, que apoiam a medida, alegam que os preços cobrados no Brasil inviabilizam o acesso da população a leitura. Do outro, os editores defendem que a unificação dos preços acabará com promoções e ofertas.

A educadora Juliana Daher Sabatin é tutora de Idiomas do Portal Educação, e acredita que a falta de leitura vai muito além da questão financeira do brasileiro. “Incentivar a leitura diminuindo o valor dos livros é um passo bastante importante para a melhoria da qualidade na educação do brasileiro. Mas discordo dos editores quando afirmam que o brasileiro não lê por falta de condições financeiras, não é só por essa razão. Falta aos brasileiros o incentivo e a criação do hábito da leitura. Esse incentivo e sensibilização têm que começar lá atrás, desde a educação infantil, não só pela escola, mas principalmente pelos pais. Que, muitas vezes, além de não incentivar a leitura, ainda fazem dela uma forma de castigo. Assim não adianta nem abaixar o preço, que o brasileiro não lerá mesmo”, declara a tutora de idiomas do Portal Educação, Juliana Daher Sabatin.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93