Missiologia

Educação e Pedagogia

10/01/2016

                                                                            MIssiologia

A comunidade e igreja tem o seu fundamento no Espírito Santo, no conhecimento da verdade total (jo 16-13) a unificação do ministério da comunhão em que recebe. A Igreja foi desejada e projetada pelo Pai, é criatura do Filho e constantemente é vivificada pela ação do Espírito Santo. A dimensão comunitária é fundamental na Igreja, pois se inspira na própria Santíssima , a perfeita comunidade de amor.

A família é a base sólida que dá origem a uma comunidade consistente,sendo  o lugar onde se fortalecem e amadurecem futuros cidadãos que garantirão a condução de um país, onde os valores recebidos serão postos em prática na condução da nação.A presença do Espírito Santo garante que a comunidade cristã não seja reduzida a uma realidade sociológica ou psicológica grupo que apenas reúne para atender as suas necessidades.Pois é notório a necessidade da missão, expondo valores e atitudes coerentes para fins de conscientização de transformar num amor divino.  E sim unifica-a na comunhão e no ministério, dota-a com diversos dons hierárquicos e carismáticos,pois a igreja era vista como realizadora da missão de Deus e não somente como receptora e divulgadora de uma doutrina sobre Deus e vinda de Deus.

A Igreja participa do cotidiano das pessoas, das relações sociais e concretiza a experiência do discipulado missionário.Sendo a mesma projetada pelo pai, é criatura do filho e sempre vivificada pelo Espírito Santo. Não há comunidade cristã que não seja missionária; se ela esquece a missão, deixa de ser cristã. Por isso a comunidade vive a comunhão na diversidade, aberta para acolher quem se aproxima e possibilitar que muitos participem, isto é, tomem parte da comunidade que se empenha em viver na comunhão com a Trindade. A mesma se organiza em dioceses, nas quais estão as paróquias,na missão de anunciar , proclamar o evangelho, mas também trabalhar e recuperar a dignidade humana. 

Toda paróquia é chamada a ser espaço, onde se recebe e acolhe a palavra.Pessoas  de   condições sociais, culturais ou econômicas podem se unir na paróquia. Vejo o quão é glorioso, honroso para avivarmos o amor em nossos corações, a nossa FÈ no cristo Redentor e Salvador e vimos pelo batismo que devemos morrer para tornarmos pessoas novas em Cristo, de forma que é de grande importância os ministério desenvolvidos na paróquia.

Nesse processo, é necessário que haja uma grande sintonia nossa perante o Criador,colocando-se as cruzes que temos de enfrentar pois o Missionário deve ser o protagonista e ter como meta gestar uma história de amor que leve ao relacionamento íntimo com Deus. Sendo que hoje o peso das cruzes ao anúncio do Evangelho é grande, porém o Missionário que ama o que faz, transforma através do amor procurando sempre tornar os enlaces das cruzes bastante amenizadas visto que missões  é o meio no qual cada um se torna sujeito da própria transformação desejo de Deus e está inscrito no coração do homem é criado por Deus e para Deus: e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.

Diante das evangelizações de Cristo devemos imitá-lo e semear boas sementes para que sua salvação nós alcance no seu Reino de Justiça, Paz, amor e eternidade.Sendo portanto o exemplo maior de vida a ser seguido por todos.

Que o fogo do espírito Santo possa estar queimando nossas cascas e fazendo-nos mais maleáveis ao seu sopro. Deixa-te moldar pela palavra viva e pelo poder de Deus! Saia da mesmice e faça diferença em sua geração.” (Rubem Alves).

 

Referências Bibliográficas

 

 

  • Aquino, Felipe Ronaldo Queiroz de, 1949.
  • Bíblia Sagrada da Pastoral.
  • Catequese Padre Zezinho.
  • Modulo 3ºAno ( Curso de Teologia Pastoral. Vicariato São Marcos.

Arquidiocese de Vitória da Conquista - Ba.

Ficha 55: Comunidades de Comunidades: Uma Nova Paróquia (IV) – Perspectivas Pastorais.

 

 

 

 

 

 

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Eunice Santos Sousa de Jesus.

por Eunice Santos Sousa de Jesus.

Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I há 29 anos, atualmente estou coordenadora, sou graduada em Pedagogia pela UESB( Universidade do Sudoeste Baiano, Pós-Graduada em psicopedagogia pela FINOM( Faculdade Noroeste de Minas) já fiz outros cursos de formação dentre o do Programa Despertar( SENAR), Escola com celular- o uso de dispositivos móveis na educação( FUNDAÇÃO VANZOLINI) .SM.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93