Tecnologias Educacionais e a Informática nos Tempos Atuais.

Tecnologias educacionais
Tecnologias educacionais

Educação e Pedagogia

07/12/2015

 

 

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E A INFORMÁTICA NOS TEMPOS ATUAIS

 

 

As mudanças no âmbito educacional  não são recentes, estas surgiram há muitos anos e foram se aperfeiçoando ao longo de muitas gerações, acompanhando diferentes teorias, metodologias e práticas. E sobre o tema tecnologias educacionais,  que muitos acreditam ser recente devido a era tecnológica que presenciamos, está inserido no ambiente escolar já faz tempo, mas agora ganha uma nova roupagem diante das exigências da sociedade. Seu uso, ou não, está abarcado de críticas e o professor partícipe desse processo educacional se vê diante de um grande desafio:utilizar esses recursos que as novas tecnologias oferecem de forma a agradar alunos, que se encontram cada vez mais atualizados e conectados e a sociedade que se encontra dividida entre os benefícios e malefícios dessa nova era.

As tecnologias educacionais sempre estiveram presentes no cotidiano escolar, com objetivos voltados a facilitar a vida de homem, principalmente no que diz respeito a formas de se adquirir conhecimento, pois um de seus atributos é informar e comunicar. As placas de argila, por exemplo, que surgiram na mesopotâmia por volta de 4000 a C onde os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme para registrar o cotidiano da época, é uma das primeiras formas de tecnologias educacionais utilizada para transmissão do conhecimento. Assim também como o pergaminho, os papiros, a tecnologia da impressa e as tecnologias eletrônicas que surgiram no século XX, como a TV, rádio, informática e a web, que é mais recente. Todas quando foram sugeridas criaram certo receio em seu uso, principalmente as tecnologias da era da informática e da web, pois tudo que é novo é estranho e precisa de certo tempo para se adequar ao ambiente. Mas seu uso hoje se faz necessário para melhorar o ensino e transmitir o conhecimento de variadas formas, alcançando longas distancias.

Com tantas críticas envolvendo o uso de tais recursos, principalmente no que diz respeito ao novo que é sempre visto primeiramente como algo negativo, há também os que defendem seu uso no ambiente escolar. Tudo que é novo gera certo receio, mas com o tempo e com conhecimento sobre o mesmo, aos poucos vai ganhando espaço e defensores de tais práticas.Assim como a calculadora que causou polêmicas quanto ao seu uso, que foi vista como um instrumento que acabaria com os cálculos mentais e aulas de matemática nas escolas, hoje nos livros didáticos há aulas específicas para ensinar aos alunos a como utilizá-la e o uso dos computadores e da web também segue o mesmo caminho, com certo receio da sociedade e dos professores ela ganha seu espaço nas escolas e já com muitos defensores é uma facilitadora dos processos de aprendizado.

Há pontos positivos e negativos quanto ao uso dos computadores e da web. O negativo se refere a uma redução nas habilidades das crianças,principalmente no que diz respeito a socialização, onde as crianças deixam de interagir pessoalmente com as pessoas e passam a ter contato apenas virtual com os amigos, por exemplo e também no que diz respeito a motricidade e a estrutura viso espacial que agora é reduzida diante dos jogos e brinquedos disponíveis na web, a criança não pega mais o brinquedo na mão, não o sente e não age sobre ele, ela apenas pega um tablet ou um computador e aperta botões sentado em uma cadeira o quarto. Mas há também os pontos positivos, como a facilidade com que as informações são encontradas e divulgadas, de como facilita a vida dos alunos ao buscar assuntos de seu interesse e de interesse da escola, de como torna o aprendizado mais prazeroso e até ajuda na tomada de decisões diante das múltiplas ideias que chegam até o aluno e entre tantos outros pontos positivos que existem.Mas o que realmente vai definir se o aluno está sendo beneficiado ou não, se o ponto vai ser positivo ou negativo é o uso adequado de tal tecnologia, se pais e professores compreenderem seu efetivo uso, consciente, as crianças vão adquirir somente os pontos positivos que essa tecnologia oferece.

As tecnologias educacionais utilizadas nas escolas por professores de diversas áreas agregam valores positivos aos diferentes métodos de ensino e ao aprendizado, mas sobre a eficiência de tal recurso o que vai realmente definir isso é seu uso no ambiente escolar. Inicialmente essas tecnologias eram utilizadas pelos professores apenas como mero instrumento de apoio e de interatividade com os outros meios, ela servia apenas para complementar uma atividade, servia como um "enfeite" para deixar a aula diferente da tradicional. Neste contexto ela ganha uma nova roupagem, mas ainda seguindo os métodos tradicionais, servia apenas para confirmar práticas desatualizadas, pois o seu simples uso não implica eficiência no ensino, por isso era necessário formar e preparar o profissional responsável pelo ensino a compreender e a dominar tais recursos.Daí surge os diversos cursos de capacitação e extensão na área tecnológica com objetivos voltados a preparar o professor para enfrentar os novos desafios. O responsável por elaborar atividades com estes meios, o professor, que é o agente principal desse processo, que vai direcionar e instruir seus alunos para adquirir conhecimento através do uso dessas tecnologias, requer um apoio.A formação profissional na área da tecnologia educacional é indispensável para que o professor faça um bom trabalho,assim o professor vai se atualizar frente às novidades tecnológicas e vai saber elaborar atividades condizentes com seus alunos e com as exigências da escola, mas de uma forma dinâmica, criativa e com fundamentos. Não é apenas levar um computador com internet para dentro de sala de aula e deixar que os alunos façam o que bem entendem, é necessária uma elaboração detalhada e bem pensada de uma boa aula, contextualizada e interligada com as novidades do mundo tecnológico, estas que os alunos já presenciam no seu cotidiano.

Com os fundamentos de uma boa formação, o professor que agora compreende realmente a função do uso dessas tecnologias é capaz de construir múltiplos conjuntos de possibilidades para que os alunos explorem o mundo ao seu redor e assim possam redescobrir e reconstruir saberes.O uso correto e bem fundamentado das tecnologias educacionais possibilita um ensino de qualidade, agora elas não são vistas como meros meios de ensino e sim como facilitadores desse processo, elas agregam valores múltiplos pois permitem que os alunos passem da função de meros ouvintes, de alunos passivos, para alunos ativos construtores de seu próprio conhecimento. A interatividade diante da nova comunicação estabelecida permite que o aluno possa aprender através de processos coletivos, a sala de aula se amplia e conquista novos lugares, novas culturas, novos conhecimentos e o aprendizado se torna dinâmico e prazeroso.

Com propósitos bem definidos e conhecimentos adquiridos dessas novas tecnologias o ensino só tem a ganhar, pois tais recursos, que favorecem a dinâmica da aprendizagem contribuem significativamente para a formação de um cidadão competente frente ao uso de tais recursos que hoje em dia são essenciais na nossa cultura. É necessário acompanhar o desenvolvimento tecnológico e uma educação que utiliza e prioriza esses recursos em seu ambiente escolar está sempre um passo a frente às exigências da modernidade.

  

Thaiz Borges Hottis

Guaçuí-ES, Dezembro de 2015.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Thaiz Borges Hottis

por Thaiz Borges Hottis

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO.

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