AS MODALIDADE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Educação e Pedagogia

04/12/2015

Handerson Raber; Sandro Cappelli; Elias Timbola; Felipe Morandini; Letícia Alves Carra; Elaine Dalberto; Gian Biazus; Paulo Dobicz Tavares

 

 INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho desenvolve-se sobre as modalidades de trabalhos científicos tratando de uma natureza técnica com definições de trabalhos de pesquisa e informações científicas, suas diferenciações, sua função, seus objetivos e importância para construção do conhecimento no meio acadêmico ou fora do mesmo.

            As diretrizes metodológicas serão apresentadas de forma geral para distintos trabalhos de natureza científica. Apresentará que modalidades devem ser optadas para diferentes tipos de pesquisa sendo a mesma para um estudo aprofundado ou amplo, mostrando exigências e delimitações que proporcionam a estudantes ou leigos do assunto de como se inserir em pesquisas, mostrando que para realização da mesma deve-se haver grande interesse do pesquisador, gerando em si mesmo questionamentos e duvidas que são praticamente o combustível para a realização de trabalhos, sendo eles mais ou menos monográficos, didáticos, TCC, relatórios de pesquisa de iniciação científica, resumos ou resenhas, ensaios teóricos, relatórios técnicos, artigos científicos e resumos de trabalhos científicos. Enfatizará de forma simplória os distintos trabalhos científicos solicitados para estudantes, sendo eles de vontade própria a iniciação da pesquisa, como obrigatórios para diplomar estudantes de Ensino Técnico, Superior e de Pós Graduação, sendo eles de formação tecnológica, bacharel ou licenciatura.

 

1 TRABALHOS CIENTÍFICOS

         O trabalho científico é constituído de uma organização de informações científicas, tem o objetivo de tornar mais fácil a sua compreensão, deve se apresentar de forma harmônica com inicio meio e fim, devendo haver uma interligação entre esses passos.

            Esses trabalhos são apresentados em revistas científicas, tendo também um conjunto de normas que serve parar orientar autores para a preparação da publicação. Mesmo que as diferentes revistas tenham suas próprias normas, mas geralmente elas acabam seguindo um padrão universal segundo os critérios habituais de normas de trabalho científico.

 

2 OBJETIVOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

         O objetivo de um trabalho científico é comunicar idéias e descobertas feitas por pesquisadores de diferentes áreas de estudo a um grupo desejado de pessoas, expondo suas idéias e resultados que são obtidos perante suas próprias observações. A importância desses trabalhos é inigualável, pois sem eles não teríamos informações que são estudadas atualmente em diferentes áreas do conhecimento, sendo elas humanas, biológicas ou exatas. Essas pesquisas proporcionam descobrimento de dados, de novos medicamentos, cura de novas doenças, melhoramento genético, entre outros assuntos que acrescem a vida do ser humano, melhorando sua intelectualidade e visando uma melhor qualidade de vida.

 

3 INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS

            A informação científica é um insumo básico para o desenvolvimento científico e tecnológico de um país, essas informações são resultados de pesquisas comunicadas por meio de revistas científicas.

            Assuntos referentes a acesso a informação científica teve grande repercussão em meados de 1980 no Brasil, pelo fato das assinaturas das mesmas terem alto custo, sendo assim estas revistas não chegavam as mãos de toda e qualquer tipo de população. A partir desta década começam a surgir novas tecnologias de informação e da comunicação com a criação de mais bibliotecas, diminuição no custo de aquisição de revistas e ao passar dos anos com a chegada da internet estas pesquisas e informações foram chegando de forma mais rápida, tornando-as de acesso livre para toda população.

 

 4 AS MODALIDADES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

4.1 Trabalho Científico e Monografia

            Monografia é considerado um tipo especial de trabalho científico ele concentra em sua abordagem um assunto específico em um determinado problema. Devido a estes motivos a utilização do termo na caracterização de uma série de trabalhos escolares, ainda que resultantes de investigação científica, isto testemunha a incorreta generalização do conceito. A monografia tem um tratamento pormenorizado e analítico.

Esses trabalhos podem ser considerados mais ou menos monográficos, isto está relacionado a exigência da especificação, ou seja, na razão direta de um tratamento estruturado de um único tema, devidamente delimitado o que caracteriza o trabalho monográfico é a unicidade e delimitação do tema, pela profundidade do tratamento, do que por sua eventual extensão, generalidade ou valor didático.

            A monografia é a forma de trabalho científico exigida do aluno no momento da obtenção de sua titulação acadêmica, no instante que precede a conclusão do seu curso, por este motivo se verifica a importância e o âmbito do trabalho monográfico para a formação de um profissional.

            Para elaborar uma monografia precisa de desempenho do estudante, tratando do assunto com fluidez, clareza, e obtenção satisfatória por parte do orientador.

            No meio universitário a monografia não representa uma enorme pesquisa, mas sim, um importante documento que muito poderá contribuir na sua formação. Necessita-se de muita seriedade na elaboração do mesmo, portanto, este é um essencial meio e processo de pesquisa necessitando de investigação, comparação, tomada de conclusões, disposição normativa e postulação final da monografia, sendo estas conhecidas como normas da ABNT. Estas normas comandam a formatação do trabalho desde o estilo de redação, até o ideal espaçamento entre linhas, parágrafos, títulos, subtítulos, sumário, referencias bibliográficas, dentre outros aspectos de formatação.

            Para preparar uma monografia o estudante universitário precisa ter disponibilidade de tempo para empregar suas técnicas de pesquisa, estudo e levantamento bibliográfico. A monografia de certa forma não deve ser considerada como uma pesquisa mas sim um sentido de estudo que visará uma conclusão de grande importância para contribuição teórica nos campos científicos, sociais e tecnológicos. Esta monografia deve ser feita de forma clara e objetiva, mas nunca esquecendo de utilizar uma nomenclatura culta, com um nível de língua portuguesa de bom padrão, evitando linguajar coloquial.

            Sendo esta monografia de grande importância no meio acadêmico ela deve concentrar dedicação, responsabilidade e precisão, desde a seleção do tema até a conclusão e formatação física do trabalho, pois, mesmo sendo para formação acadêmica está devidamente ligada a proposição cientifica maior do aluno, sendo esta de importância para ser um futuro profissional, por isto, deve sintetizar a capacidade a persistência a autonomia e a técnica, acresce conhecimento ao aluno no processo de formação acadêmica e em sua vida.

 

4.2 Os Trabalhos Didáticos

         Esses trabalhos são comumente exigidos em diferentes cursos de graduação, sendo tarefas da própria escolaridade, são relatórios científicos de estudos realizados pelos alunos. São importantes pois dão ferramentas para que o aluno busque na bibliografias elementos complementares aqueles adquiridos no próprio curso.

            Os trabalhos didáticos devem ter temas ditos pelos educadores ao educando, não deixando a pura espontaneidade criativa do aluno, porque nesta fase a exploração do patrimônio cultural e da realidade contextual e de exigência imprescindível no processo didático do ensino superior. Ressaltando que esses trabalhos alem de ampliar os conhecimentos do estudante acaba o introduzindo o método da pesquisa e da reflexão. Esses trabalhos devem ser bem orientados pelos

professores, pois, alguns acabam sendo apenas colagens mal feitas de textos alheios.

            Esse trabalho pode atingir um nível mais ou menos monográfico, pois não exige grande originalidade dos mesmos, são geralmente sínteses que os alunos encontram em outras pesquisas, mas o que vem a caracterizar este trabalho é o correto uso do material existente e maneira como deve ser tratado trazendo contribuições positivas ao aluno. Estes podem ser considerados pesquisas de campo ou experimentais, dependendo do assunto terão mais ou menos profundidade, algumas bibliografias tratam estes trabalhos didáticos como comunicados científicos.

 

4.3 O TCC – Trabalho De Conclusão De Curso

            O trabalho de conclusão de curso é considerado como parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, sendo de extrema importância e relevância para o processo de aprendizagem e formação dos alunos, considerado com experiência primaria para alguns alunos, contribuindo profundamente para a formação do conhecimento, gerando com isso uma boa aprendizagem do mesmo.

             Este trabalho de conclusão de curso deve ser entendido e praticado como um trabalho científico, o aluno contara com o orientador que o auxiliara na sua atividade de pesquisa, com isso ele terá uma grande convivência com professores no ambiente acadêmico, o aluno terá oportunidade desenvolver este TCC ao longo de alguns anos, aliado ao planejamento do próprio curso, sendo ambas as decisões concordadas pelo orientador. O trabalho pode ser considerado, teórico, independente do tipo escolhido os três visam o processo formativo do aluno tanto como a construção do seu conhecimento cientifico em sua ária.

            As diferentes constituições de ensino tem regulamentações especificas, mesmo assim o trabalho deve se apresentar de forma harmônica com os padrões gerais de todo trabalho cientifico. Algumas instituições de ensino cobram do aluno a defesa publica desse trabalho, sendo avaliado por uma banca examinadora que o avaliara segundo sua pesquisa, clareza, comunicação e estrutura do trabalho.

 

4.4 O Relatório Da Pesquisa De Iniciação Científica

            Essa atividade cientifica vem ganhando cada vez mais espaços em instituições de ensino superior são desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC). Inicialmente lançado pelo CNPq, este é um programa que conta com a promoção de outras agencias de fomento, particularmente pelas FAPs (Fundações de Apoio á Pesquisa), estaduais, diferenciam-se pelo fato de estarem vinculadas a uma bolsa, esta bolsa cede ao aluno um subsidio financeiro, com o intuito de provocar o maior interesse a investigação do tema pesquisado, sendo também acompanhadas e avaliadas por comissões especializadas.

            Neste programa o educando do curso superior desenvolve um projeto pessoal supervisionado por um orientador, ou pode também o graduando participar do desenvolvimento do projeto de pesquisa do próprio orientador, cumprindo assim um programa de trabalho integrado a este projeto.

            Sendo o aluno o criador do projeto ou acompanhante da elaboração esta atividade deve levar a condução de uma investigação sendo resultado deste um trabalho de formatação cientifico.

 

4.5 Resumos E Resenhas

            Este tipo de trabalho didático é comum ser requisitado por professores das disciplinas sendo resumos ou sínteses de textos, podendo ser de uma obra ou de um capitulo de um livro. Considerado estes trabalhos de extração de idéias não propriamente da elaboração, mas nem por isso significa que não tem significado de interesse cientifico, ao contrario é de grande importância acadêmica.

 

4.5.1 Resumos

            Os resumos devem ser tratados como uma forma de síntese de idéias e não das palavras do texto. O aluno deve criar este resumo com suas próprias palavras e

não com as palavras do autor de livros científicos. Este não deve ser confundido como trabalho didático, com o resumo técnico cientifica propriamente dito.

 

4.5.2 Resenhas

            São considerados recensão de livros ou análise bibliográfica, é um comentário ou síntese dos livros publicados feito em diversas revistas especializadas em áreas como ciência, artes e filosofia.

            As resenhas são de grande importância para o aluno, pois através delas que se toma conhecimento prévio do conteúdo e do valor de um livro que acaba a ser publicado, assim o estudante acaba percebendo que o livro não serve apenas para passa tempo e sim como uma ferramenta para trabalhos.

            A resenha pode ser de cunho informativo quando apenas expõe o conteúdo do texto; é considerada critica quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto analisado; é critico - informativa quando expõe o conteúdo e tece comentários sobre o texto analisado.

            A resenha estrutura-se em varias partes – redacionais. Separa-se em cabeçalho; informações sobre o autor; exposição sintética do conteúdo do texto; comentário critico.

            O comentário é feito como ultimo momento na resenha, após a exposição do conteúdo, mas nada impede que seja exposto e comentado difusamente junto com os momentos anteriores.

            As criticas devem ser dirigidas ás idéias e posições do autor, nunca a sua pessoa ou sua condições pessoais de existência, deve-se relacionar os seus pensamentos com o do autor, a medida que o resenhista expõe e aprecia as idéias d autor, ele estabelece um diálogo com o mesmo, podendo assim o resenhista expor suas próprias idéias, defendendo seus pontos de vista, coincidentes ou não com os do autor resenhado.

 

4.6 O Ensaio Teórico

O trabalho cientifico pode assumir forma de ensaio, este tipo de trabalho é concebido “como um estudo bem desenvolvido, formal, discursivo e concludente”, consistindo em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação de desenvolvimento pessoal.

            O autor do ensaio tem maior liberdade de defender determinada posição sem ter que se apoiar em rigorosos aparatos bibliográficos que era o que acontecia nos trabalhos anteriormente. Encontra-se teses de doutorado com características de estado, pois possibilita o autor ter maior liberdade e autenticidade do tema abordado na pesquisa. Mas, mesmo sendo esta forma de pesquisa de grande maturidade do autor ela não pode fugir do rigor lógico e da coerência de argumentação, deste modo acaba por exigir do pesquisador uma grande quantidades de informação cultural e muita maturidade intelectual. Muitos pensadores e pesquisadores que são estudados nos dias atuais e em tempos remotos, e diversas áreas da ciência tornavam suas pesquisas em caráter de ensaio para poder expressar suas idéias cientificas e filosóficas de uma forma mais livre e autentica.

 

 4.7 Os relatórios técnicos de pesquisa

            Os relatórios técnicos de pesquisa são requisitados no decorrer da vida acadêmica do pesquisador, pode ser considerado de andamento ou de conclusão de pesquisa. São exigidos pela instituição de ensino ou de agencias de fomento, ou seja bolsas ou financiamentos de projetos, como pode também ser solicitado como exames de qualificação, no caso de alunos de pos-graduação.

            Jamais pode-se confundir estes relatórios com monografias, pois o relatório visa muito mais mostrar o desenvolvimento da pesquisa, e apresentar os caminhos percorridos, descrevendo as atividades realizadas e por final apresentar os resultados obtidos, sem necessidade de apresentar analises e reflexões mais desenvolvidas, e sim respostas objetivas.

            Copias dos produtos parciais como transcrições e entrevistas, capítulos já elaborados, dados registrados e tabulados pode ser anexados no relatório, sendo assim não integram o texto do relatório propriamente ditos.

 

 4.8 Artigos Científicos

            O destino desses artigos são revistas e periódicos científicos, é uma modalidade de trabalho que tem por fim a divulgação de resultados de estudos e pesquisas sobre aspectos ainda não explorados, expressando esclarecimentos a um público especializado, sobre questões em discussão no meio científico.

            A diferença destes artigos científicos e trabalhos científicos é de que os artigos devem destacar os objetivos a fundamentação e a metodologia da mesma, seguindo-se a analise dos dados envolvidos e as conclusões que chegou, completando-se com os registros das referencias bibliográficas e documentais.

            Quanto a formatação técnica do texto, as revistas e periódicos estabelecem normas especificas para a publicação dos artigos, deste modo o autor deve ter conhecimento destas normas antes de enviar o seu trabalho á editoria.

  

4.9 Resumos Técnicos de trabalhos científicos

            Apresenta-se de forma concisa o conteúdo de um trabalho de cunho cientifico, sua finalidade é informar ao leitor uma idéia completa do teor do documento analisado, alem de fornecer dados bibliográficos do documento, todas as informações necessárias para que o leitor que esta realizando a pesquisa tenha como avaliar o texto analisado, assim dando-se conta de suas eventuais contribuições, justificando a consulta do texto integral.

            Inicialmente devem formar a natureza do trabalho, indicar o objeto tratado, os objetivos visados, as referencias teóricas de apoio, os procedimentos metodológicos adotados e por fim as conclusões e resultados que chegou no texto. Para fazer este resumo precisa de grande empenho para fazer o levantamento documental, pesquisa empírica,pesquisa teórica, pesquisa histórica e entre outros aspectos levantados. Deve constatar referencias teóricas a que se apoiou o desenvolvimento do raciocínio e resultados a termos de atingimento.

            O resumo deve assumir um perfil composto por um único parágrafo, com uma extensão entre 200 e 250 palavras, ou seja, de 1400 a 1700 caracteres. Este não deve conter opiniões ou observações avaliativas, nem conter desdobramento explicativos. Inicia-se com a referenciação bibliográfica do documento e se encerra com a indicação dos cinco unitermos temáticos mais significativos do texto. A formatação fica a critério dos organizadores e na dependência do tipo de publicação em que esses resumos serão divulgados.

 

5 Resenha bibliográfica

         Inicia-se por cabeçalho, aonde transcreve-se os dados bibliográficos completos da resenha. Precisa informar pequenas informações sobre o autor do texto. Necessita de uma exposição sintética do conteúdo do texto, esta deve apresentar ao leitor uma visão precisa do teor do texto.

            O comentário critico trata-se da avaliação que o resenhista faz do texto que leu e sintetizou, mostrando os aspectos positivos e negativos. As criticas devem ser dirigidas as idéias e posições do autor, nunca a sua pessoa e condições pessoais de existência. A medida que o resenhista expõe e aprecia as idéias do autor ele estabelece um dialogo com o mesmo.

            No decorrer do texto pode ser anexadas imagens quando relevantes e ilustrativas, colocando entre aspas e citando a pagina de onde foram transcritas, os comentários e apreciações podem ser distribuídos ao longo do texto quando oportuna.

 

CONCLUSÃO

            Com o término deste trabalho de Metodologia Científica o grupo de elaboração do trabalho obteve conhecimentos positivos e de grande acréscimo para a continuação da graduação. Como acadêmico pode-se dar de conta que muitas das modalidades de trabalho científico serão pedidas ou já foram requisitadas no decorrer do curso, apenas os alunos não se davam conta de que se tratavam com estes termos que foram apresentados no desenvolver do trabalho descrito acima.

            Algumas considerações finais devem, ser destacadas, tais como a importância de uma monografia, que será pedida no final do curso de graduação, e também a de sua correta formatação, tais como de TCC, Trabalhos Didáticos e entre outras modalidades que foram apresentadas no desenvolvimento do corpo do trabalho.

            Importante ressaltar que duvidas nos conduzem as pesquisas, que sem duvidar de assuntos de interesse não se faz uma pesquisa, que precisa muito questionamento, muito empenho e originalidade no que foi criado pelo pesquisador. Que o pesquisador deve ir a fundo em seu assunto de interesse, e deve ser apresentado segundo o tipo de trabalho que foi solicitado, quanto a formatação e assunto escolhido. Independente do tipo requisitado, para realizar pesquisa é importante, ler muitas obras, também, pois além de enriquecer o trabalho científico, a leitura traz ao pesquisador uma maior segurança em relação a entrega do trabalho, apresentação ou defesa, o tornando cada vez mais culto, sem contar que a leitura proporciona a criação de um dicionário de sinônimos na mente do estudante, que é de grande importância tanto em sua vida acadêmica, como pessoal e profissional.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Sandro Cappelli

por Sandro Cappelli

Técnico em Agropecuária com Habilitação em Zootecnia pelo IFRS - Campus Bento Gonçalves (2010). Zootecnista formado pelo IFRS - Campus Sertão (2015). Desenvolveu pesquisas e possui conhecimento nas seguintes áreas: Nutrição de cães e gatos; Análises bromatológicas; Reprodução animal (biotecnologia). Além de participar de dezenas de eventos na área de Zootecnia, Agronegócio e Medicina Veterinária.

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