Quadro comparativo dos métodos sintéticos, analíticos, tradicional, construtivista

Educação e Pedagogia

01/12/2015

Método Sintético

-Método rápido e antigo de alfabetização; uma correspondência entre o som e grafia, oral e escrita.

-Aprendizagem ocorre por meio de letra por letra e sílaba por sílaba e palavra por palavra.

-O indivíduo é capaz de perceber os símbolos gráficos de uma forma geral.

-Dificuldades de compreender e criar textos, a leitura dura pouco.

-Método sintético se divide em três tipos:

Alfabético ou soletrativo

Método fônico;
Método silábico.

Método alfabético, é muito mais utilizado tendo como princípio que a leitura parta da decoração oral das letras do alfabeto. A principal crítica a este método está relacionada a repetição de exercícios.

Método fônico, consiste no aprendizado através de associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras basearem-se no ensino do códico alfabético, tem como crítica o método da soletração.

Método silábico a aprendizagem é feita atravéz de uma leitura mecânica do texto, decifração das palavras. Nesse método as cartilhas são utilizadas para orientar os alunos e são usados fonemas e seus grafemas.

Método Analítico

-Método que analisa o todo (palavra).

-Inicia-se com palavras frases ou contos.

-Faz com que as crianças compreendam o sentido de um texto.

-Não ensina a leitura através da silabação, estimulando a leitura e deixando o aluno a vontade.

-Habilidades dos alunos devem ser consideradas.

-Priorizar as habilidades de ouvir, falar e escrever.

-Método analítico se divide em três:

Palavração

sentenciação
contos e historietas

-Palavração a palavra é apresentada ao aluno acompanhado da imagem, porém é dirigida aos detalhes da palavra como sílabas. Apalavra é composta e decomposta.

-Sentenciação vizualiza e memoriza as palavras para formar novas palavras.

-Contos e historietas, é um método de sentenciação, método como ideia fundamental, fazendo com que a criança entenda que ler é descobrir o que esta escrita. E também decompor pequenas histórias em partes cada vez menores.

Método Tradicional

-É centrado no professor e tem a função de vigiar o aluno.

-Aula mecanizada aluno só aprende por meio de conhecimento do professor, ou seja, aula apenas dentro da sala de aula, em que o professor ensina a matéria, passa exercícios e depois corrige.

-O aluno só aprende através da repetição de exercícios de memorização.

-Seu ensino é dividido por partes, 1°ele aprende as vogais, 2°as sílabas, 3°as palavras e frases, e 4° constrói textos.

-Importante é a montagem silábica e não os conteúdos.

-A cartilha é o único material de trabalho, os textos de leitura são curtos com frases simples desvinculadas da linguagemoral e buscam o uso das sílabas já estudadas.

Método construtivista

Mais indicado, elogiado e usado na alfabetização, trabalha o conhecimento que a criança traz para a escola, fazendo a união da língua falada, da escrita em um único método, podendo ser aplicado a qualquer aluno.

-Deixa claro que para ler tem que ler, e para escrever tem que escrever, ou seja, para aprender é preciso praticar.

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Priscila Kelly Batista

por Priscila Kelly Batista

Educadora na Escola Estadual INDÍGENA Mbya Arandu Ensino Fundamental- Piraquara

Portal Educação

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