CRISTOLOGIA

Cristologia.
Cristologia.

Educação e Pedagogia

18/11/2015

A cristologia sendo uma parte que estuda JESUS, se ocupa dos aspectos relevantes tais como: sua natureza divina e humana, as suas cruzes, seu papel na redenção humana; a relação entre Ele, o pai e o Espírito Santo. Dessa forma podemos distinguir duas partes na Cristologia: A primeira que estuda a obra salvífica de \Cristo acerca de sua pessoa (cristologia) e a segunda Soteriologia (do grego soter= Salvador) doutrina acerca da redenção. Tais doutrinas não podem ser separadas, uma vez que, ambas refletem acerca da missão e da grande salvação de Cristo e de suas obras.
Jesus nasceu em Belém, cidade de David, a fim de que fosse identificado mais facilmente como o filho de David, e assim o Messias das profecias do Velho Testamento (lc.2;1,7); foi circuncidado no 8º dia(lc 2:21), sendo a circuncisão um sinal do concerto e um voto de obediência aos seus requisitos. A salvação trazida à terra por Jesus cristo, selada com seu sangue, è definitiva, irrevogável e insubstituível. . Ele deixou isto claro ao afirmar que: "Ninguém vai ao pai senão por mim (...) Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida."( JO 14, 6).

É preciso destacar que a posição de Jesus Cristo como Salvador da humanidade, relaciona-se com o fato de que só Ele é o filho de Deus feito homem . Nesse sentido, Jesus não é simplesmente um grande profeta ou um grande chefe místico iluminado como tantos que já surgiram. Ele ultrapassa todas essas categorias humanas. Ele é o próprio Deus encarnado, feito homem para sempre, sem deixar de ser Deus.

Sendo assim, para que a humanidade fosse salva; isto é, pudesse voltar para junto de DEUS, reconciliada com o criador, a culpa dos seus pecados deveria ser paga diante da justiça de Deus Então, o Verbo de Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, por amor a cada um de nós, aceitou se encarnar e assumir a nossa natureza, carne e sangue, para, como homem, e no lugar de cada homem, pagar a justiça divina o preço dos seus pecados. Isto é a Salvação. Só Jesus a pode realizar.

Jesus Cristo foi o nosso profeta que nos revelou a pessoa e a vontade de Deus." E entrando ele em Jerusalém, toda cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré e da Galiléia"(Mt 21. 10-11). Para a fé cristã só existe um Jesus Cristo. Nele encontramos um homem verdadeiro, nosso irmão (condição humana real) e, simultaneamente, encontramos Deus (condição divina real).

A Cristologia é de fundamental importância para a catequese, tratando pois da vida de JESUS. Com o surgimento do documento Catequese Renovada (1983), já vem sendo acentuado na catequese a preocupação para ,os princípios catequéticos que vem desde os antigos ou seja desde Anchieta com a catequização dos indígenas .

Durante muito tempo, a catequese deixou de questionar as imagens de Deus presentes na cabeça das pessoas. Facilmente a imagem que as crianças trazem, desde suas famílias, é de um Jesus diferente delas, bem semelhante aos super-heróis, um ser espiritual, desligado de todas as coisas do mundo, meio angélico, que resolve as coisas num segundo e que não sente dor, com sentimentos totalmente diferentes, pensamentos totalmente desvinculados do seu meio social. Há até quem diga que Jesus não sofreu no caminho da cruz porque Ele era Deus e os pregos não doeram em suas mãos e pés.

A catequese da cruz supostamente deve falar sobre o antes o durante o depois das dores do Cristo e das dores do mundo. A cruz de Cristo não veio como surpresa, Jesus falou dela como realidade e possibilidade. Pedro até o repreendeu porque achou aquela fala pessimista, derrotista demais! Não era conversa de vencedor (Mc 8,31-33) ! Jesus, por sua vez, também o repreendeu deixando claro que não se busca, mas também não se foge do assunto cruz e dor. Diz o texto: ( Mc 8, 31). E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito.
Ao estudarmos os Documentos da Igreja e em especial o Diretório Geral para a Catequese, fica claro que o seu significado é bem mais amplo. Assim, podemos definir a Catequese como: Processo permanente de educação na fé que se realiza em primeiro lugar na família, principalmente com os nossos pais, pois os mesmos são responsáveis por esses primeiros passos e com o apoio da comunidade cristã que assume sua missão fundamental de lançar os alicerces sobre os quais a fé se sustentará.

Nesse processo, é necessário que haja uma grande sintonia nossa perante o Criador, colocando-se as cruzes que temos de enfrentar, pois o catequizando deve ser o protagonista e ter como meta gestar uma história de amor que leve ao relacionamento íntimo com Deus. Sendo que hoje o peso das cruzes ao anúncio do Evangelho é grande, porém o catequista que ama o que faz, transforma através do amor procurando sempre tornar os enlaces das cruzes bastante amenizadas visto que catequese é o meio no qual cada um se torna sujeito da própria transformação desejo de Deus e está inscrito no coração do homem é criado por Deus e para Deus: e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.

Por isso, o símbolo da fé que professamos nos é agora transmitido, convido-nos a crer naquele que subiu aos céus, onde está sentado a direita do Pai, E de novo há de vir. Em sua glória, para julgar os vivos e os mortos: e o seu reino não terá fim. Nosso Senhor Jesus Cristo virá, portanto dos céus, virá glorioso no fim do mundo, no último dia. Dar-se-à a Consumação do mundo e este mundo que foi criado será inteiramente renovado.
Na sexta-feira Santa, a liturgia da igreja celebra o mistério da cruz fazendo-nos sentir o significado e o alcance dos sofrimentos de Jesus como sumo sacerdote da nova aliança. A cruz era um instrumento de tortura usado durante o tempo do império Romano, sendo usado para aplicar a pena de morte a indivíduos que eram condenados pelas autoridades.

A crucifixão foi praticada desde o sexto século A.C. até por volta do quarto século DC. Quando foi abolida por ordem de Constantino I em 337 D.C.. Os fenícios e os gregos costumavam utilizar esse tipo de morte para punição política e militar. Os persas e os cartagineses a utilizavam para punir altos oficiais, comandantes e líderes rebeldes. Os romanos usavam a cruz para punir classes inferiores (escravos, criminosos violentos e possíveis guerrilheiros de províncias rebeldes).

Foram os romanos que se especializaram nesse tipo de tortura física e mental A CRUZ era bom instrumento de persuasão contra os rebeldes. Apesar de ser uma condenação terrível e vergonhosa, ela era praticada publicamente. Geralmente, a vítima era crucificada nua e não tinha o direito de ser sepultada dignamente. O corpo dela era deixado para os animais comerem ou era jogado no lixo público, onde se decompunha junto de excrementos e restos de lixo urbano.

Alguns anos depois da crucificação de Jesus, os Romanos baniram esta forma de punição, por consideraram que era muito cruel. Ninguém sabe com certeza a origem da cruz. Entretanto, parece que sua forma mais antiga, a cruz foi encontrada na Índia. Seu significado é «boa sorte”. “A cruz é considerada um símbolo universal”. Os egípcios a chamavam ankh e era considerada uma «chave mágica que abria a “fronteira da imortalidade”. “A morte de Jesus seria o fim de tudo”. Porém iniciou-se a vida a partir dos seus sofrimentos ao percorrer a vida terrena relacionando tudo que está associado a morte violenta que Jesus sofreu usando métodos terríveis, que era reservado aos escravos estadistas daquele tempo.

Mesmo que a cruz tenha um traçado muito simples está, na realidade, carregado de densa complexidade. Buscar todos os sentidos que possui é como ingressar numa caverna escura, cheio de muitos caminhos. Pitágoras dizia que DEUS falava através dos números e, a essa linguagem, o filósofo grego chamou de matemática sagrada. Ao símbolo da cruz, relacionou com o número 4 representando a ordem do mundo, as quatro bases que formam o equilíbrio da criação. Se associa a cruz o significado de centro onde tudo converge, a árvore da vida.

“Se um homem sentenciado à pena de morte for executado e suspenso a uma árvore, seu cadáver não poderá permanecer na árvore durante a noite. Você deverá sepultá-lo no mesmo dia, pois quem é suspenso torna-se maldito de DEUS. Desse modo, você não tornará impuro no solo que seu DEUS dará como herança. (”DT 21:23)

Diante da cruz temos a sensação de perplexidade, porém esse mistério vem iluminar a nossa vida numa perspectiva de melhoria diante das cruzes que carregamos isto é atravessamos diversos fatores perante o mundo também globalizado, pois a cada segundo deparamos com violências absurdas, corrupções, fome, doenças até mesmo incuráveis e se nós enquanto seres humanos não aceitarmos a proposta da salvação, a confiança de que a morte de JESUS na cruz seguiu-se de sua ressurreição a história se perpetuará na produção de cruzes com as ganâncias, injustiças e assim gerando consequências na nossa sociedade.

JESUS disse a todos: “ Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia sua cruze me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la mas quem perde a sua vida por causa de mim, esse a salvará. ( Lucas9:23).

Sendo um símbolo fundamental do cristão com visão da máxima entrega do amor de Jesus. No Novo Testamento a Cruz é símbolo da virtude da penitência, domínio das paixões desregradas e do sofrer por amor de Cristo e da Igreja pela salvação do mundo. O sinal da Cruz é o sinal dos cristãos ou o sinal do Deus vivo, de que fala Ap 7, 2)

Torna-se um processo de escandalização no anúncio de Paulo que diz uma doutrina que é tida como loucura, porém só para os que se perdem, mas poder para salvação. Ó senhor DEUS assume a vida real de todos os povos crucificados na história de injustiças e pelas diversas formas de opressão. Devemos pois assumir as nossas cruzes com resignação. A cruz é sinal de vitória e glória, motivo pelo qual é colocada em lugares de destaque, no alto dos templos, nas celebrações, ao fazer o sinal da cruz, nós recordamos o amor de cristo por nós, no altar ela representa a renovação do sacrifício . Sendo ministra da Eucaristia vejo o quão é glorioso, honroso para avivarmos o amor em nossos corações, a nossa FÉ no cristo Redentor e Salvador e vimos pelo batismo que devemos morrer para tornarmos pessoas novas em Cristo.

“Que o fogo do espírito Santo possa estar queimando nossas cascas e fazendo-nos mais maleáveis ao seu sopro. Deixa-te moldar pela palavra viva e pelo poder de Deus! Saia da mesmice e faça diferença em sua geração.” (Rubem Alves)

No contexto atual, diferentes grupos de cristãos tem se preocupado com a autenticidade da mensagem evangélica e com a respectiva fidelidade dela ao núcleo central e histórico -teológico. Oferece saberes bíblicos e teológicos da fé cristã, que testifica a sua real divindade, sendo Filho de Deus , Salvador e Senhor ."Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírit0 de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor"(RM 1.4) aquele que venceu o pecado , isso significa que temos um sumo sacerdote que intercede por nós''. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos , o qual está á direita de Deus , e também intercede por nós."(Rm 8.34).Com a subida de Jesus Cristo aos céus, proclama-se a sua glorificação, exercendo autoridade sobre os membros da igreja.

Em suma, mediante todas as considerações feitas aqui nota-se que Cristo é realmente muito digno de louvor, pois deixa seu reino para se encarnar entre nós como homem e passa por todas fases de desenvolvimento físicos, psicológicos, social e moral. Contudo, superou todas as expectativas de uma vida de excelência na demonstração do saber, do falar e do agir.

Não possuiu bens materiais, mas o amor e o desejo de nos libertar de uma vida medíocre e nos alertar para uma vida de entendimento de que tudo nessa vida depende do amor por Ele e cabe a nós o discernimento do encontro com a paz. Diante de todas as suas evangelizações devemos imitá-lo e semear boas sementes para que sua salvação nós alcance no seu Reino de Justiça, Paz, amor e eternidade. Sendo portanto o exemplo maior de vida a ser seguido por todos. Referências Bibliográficas

• Aquino, Felipe Ronaldo Queiroz de, 1949.

• Bíblia Sagrada da Pastoral.

• Catequese Padre Zezinho.

• WWW. Eclesia.combr/.../cruz suas formas significados.html.

• catequistabr.dominiotemporario.com/ ...CBV-catequista

• São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja(Séc.IV) (Cat,15, 1-3; PG33,870-874).

• FORMAÇÂO.no 1ª edição: 2002/ Ano 29ª edição: 2014.

• Modulo 2º Ano ( Curso de Teologia Pastoral. Vicariato São Marcos.

• Arquidiocese de Vitória da Conquista - Ba.

• Miranda,Marcos;

• Quando o impossível acontece; as promessas de Deus para sua vida/Marcos Miranda-1ª edição, São Paulo;Palavra e prece.

• Por que sou católico?/Felipe Rivaldo Queiroz de Aquino-29ª ed.Lorena Cléofas,2014.192 pg. ISBN 978-85-8815833-7

• Ano 1° edição2002/Ano 29º; 2002

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Eunice Santos Sousa de Jesus.

por Eunice Santos Sousa de Jesus.

Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I há 29 anos, atualmente estou coordenadora, sou graduada em Pedagogia pela UESB( Universidade do Sudoeste Baiano, Pós-Graduada em psicopedagogia pela FINOM( Faculdade Noroeste de Minas) já fiz outros cursos de formação dentre o do Programa Despertar( SENAR), Escola com celular- o uso de dispositivos móveis na educação( FUNDAÇÃO VANZOLINI) .SM.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93