FATORES PRESENTES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Não basta situar o aluno numa classe social.
Não basta situar o aluno numa classe social.

Educação e Pedagogia

16/11/2015

FATORES PRESENTES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Para que possa fazer o diagnóstico de um problema de aprendizagem, devemos levar em consideração alguns fatores.

Sara Pain, em seu livro “Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem”, destaca como fundamental a consideração dos seguintes fatores:


Fatores orgânicos

Saúde física deficiente, falta de integridade neurológica, alimentação inadequada.

Embora perturbações orgânicas (miopia, desnutrição, lesões neurológicas ) não se constituam como causa suficiente para o aparecimento do problema de aprendizagem, estes aparecem como causa necessária.

Perturbações orgânicas podem ter como consequência problemas cognitivos, que variam em gravidade, mas que não configuram, por is só, um problema de aprendizagem.

Se o organismo apresenta-se em equilíbrio, o sujeito pode viabilizar o exercício cognitivo e encontrar outros caminhos que não afetem seu desenvolvimento intelectual.


Fatores específicos

Existem certos transtornos na área da adequação perceptivo-motora que, embora se suspeite de uma origem orgânica, não é passível de verificação.

Estes transtornos aparecem no nível da aprendizagem da linguagem, sua articulação, sua lecto-escrita e manifestam-se em algumas perturbações, tais como inaptidão gráfica, impossibilidade de construir imagens claras de fonemas, sílabas, palavras etc.

Podemos também encontrar dificuldade no nível da análise e síntese dos símbolos, na aptidão sintática, na atribuição significativa. Esses processos podem apresentar-se sem que possam ser relacionados com qualquer dano cerebral localizado que justifique as perturbações.


Fatores psicológicos

Inibição, fantasia, ansiedade, angustia, inadequação à realidade, sentimento generalizado de rejeição.

Dentre os problemas emocionais que favorecem as dificuldades da aprendizagem, há Depressão Infantil e a Ansiedade (de Separação) na Infância. A importância do diagnóstico dos problemas emocionais que levam a criança a apresentar um baixo rendimento escolar se justifica por:

1. - Dentre as principais razões para as dificuldades de aprendizagens, as emocionais são, atualmente, uma daquelas com melhor possibilidade de tratamento;
2. - Importantíssimo para fazer diagnóstico diferencial com a Deficiência Mental, quadro muito traumático para familiares e com mau prognóstico;

3. - Proporcionar um desenvolvimento satisfatório o mais rapidamente possível.


Fatores ambientais

Aqui se inclui o meio ambiente material do sujeito, as possibilidades oferecidas por seu meio, a quantidade e a qualidade dos estímulos que compõem o campo de aprendizagem habitual do sujeito.

O fator ambiental é especialmente determinante no diagnóstico do problema de aprendizagem, na medida em que nos permite compreender sua coincidência com a ideologia e os valores vigentes no grupo. Nesse sentido, não basta situar o aluno numa classe social, é preciso conhecer qual o seu grau de consciência e participação.

Para pensarmos a produção do Fracasso Escolar, antes de tudo, precisamos saber que nunca há uma causa única para a produção desse fracasso, suas causas são múltiplas e diversas. É essa conjunção de causas intrincadas que têm o poder de agir uma sobre as outras tornando o fracasso escolar uma questão complexa, composta por todos os elementos acima descritos e estudados.


Valéria F. de Souza

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Valéria Francisco de Souza

por Valéria Francisco de Souza

Sou pedagoga e sócia-prorietária de uma instituição de educação básica no Rio de Janeiro, onde acumulei uma experiência de gestão muito enriquecedora durante 15 anos de trabalho na mesma. Sou responsável pela coordenação, orientação das professoras e alunos.

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