Sistema de garantias da criança e do adolescente: Rede primária de apoio

Educação e Pedagogia

16/11/2015

A escola pode contar com as redes primárias de apoio que são aquelas formadas por pessoas próximas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, tais como família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, voluntários da comunidade etc. É a utilização do capital humano que existe próximo da escola. Além de ajudar na aproximação da escola com a comunidade, muitas pessoas podem ajudar a escola em projetos de apoio, no atendimento pontual de casos, em mediações, círculos restaurativos, entre outros.

Tanto o ECA como a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) ressaltam a importância da família extensa e da comunidade no apoio, no cuidado e na proteção de crianças e adolescentes e de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Esse suporte é essencial em casos de vitimização, para apoio social e emocional.

Todas as comunidades nas quais as escolas estão inseridas sempre possuem seus pontos fortes, podendo ser eles: talentos humanos, vocação econômica e produtiva, elementos naturais, organização social existente, líderes, aspectos geográficos, entre outros. A escola lida constantemente com inúmeros conflitos e tensões envolvendo diversos aspectos que extrapolam o ambiente escolar. Para dar conta dessas questões, a instituição escolar deve acionar os recursos disponíveis na rede e na comunidade, sendo imprescindível conhecer tais recursos. Diante disso, como reflexão e como um primeiro passo, é interessante que os educadores encontrem na comunidade onde se situa a sua escola os atores com que podem fazer parceria para atuar conjuntamente em relação aos problemas e conflitos presentes.

Além dos tradicionais parceiros, tais como os Conselhos Escolares e as Associações de Pais e Mestres (APM), a escola deve ainda identificar as referências fortes na comunidade, sejam elas do poder público, do terceiro setor ou da sociedade civil. Enfim, deve descobrir na própria comunidade fontes de apoio para enfrentar os problemas encontrados no âmbito escolar, que consequentemente também atingem toda a comunidade.

Referencia:

Escola de Formaçao de Professores Paulo Renato Costa Souza___in Introduçao aos Direitos Humanos e ECA para Educadores.

 

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Alexandre do Prado Caldas Serafim

por Alexandre do Prado Caldas Serafim

Especialista em Biologia Celular e Molecular. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional. Licenciatura em Ciências Biológicas. Licenciatura em Ciências Naturais pela USP. Licenciatura em Pedagogia.

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