Educação em tempos da WEB

Educação e Pedagogia

04/11/2015

O Velho quadro-negro já não é o suficiente para prender a atenção dos alunos conhecidos como nativos digitais, que nasceram com a internet ao deslizar de um dedo. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC's) viraram uma ferramenta constante na vida das pessoas, e seu surgimento modificou de forma avassaladora, seja no modo de pensar, de agir e até na forma como nos relacionamos em sociedade. Entretanto, é impossível refletir sobre uma proposta educacional que busque formar pessoas críticas com capacidades e habilidades para atuar ativamente sem a integração de recursos tecnológicos em sua essência? (FERREIRA, 2008).

Atualmente, o uso das redes sociais como ferramenta de aprendizagem e de trocas de experiências tem sido repensada pelas escolas, mas, durante muito tempo, as redes sociais foram vistas com resistência pelos educadores e pelas escolas, porém com uso em massa da internet, o cenário vem mudando e uma variedade de novas ideias e chances surgiu, o que torna impossível ignorar o Facebook, o Twitter, o Instagram e tantas outras redes ao qual estamos inseridos, pois mais do que entreter, as redes podem se tornar instrumentos de interação preciosos para o processo de ensino-aprendizagem. 

Aos poucos as Instituições de ensino encontram soluções para mesclar técnicas tradicionais com ás novidades trazidas pelas tecnologias da informação e da comunicação e vão inserindo e seu planejamento, buscando assim, o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Julianne Viana Guerra

por Julianne Viana Guerra

Julianne Viana Guerra Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8796232484925210

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93