Como reinventar a escola: A violência escolar e os direitos humanos - Breve Releitura

Violência escolar.
Violência escolar.

Educação e Pedagogia

18/10/2015

Para Vera Maria Candau o problema atual da educação tem sido relatada pelas mídias em noticias que sempre envolve a violência. Para a autora a violência tem aumentado nas escolas no ponto de vista quantitativo e qualitativo com características diversas tem caráter de reflexo social (p.142). Tem-se em destaque também o sentimento de desanimo, impotência e medo da equipe escola perante o assedio do narcotráfico nas escolas. No mesmo livro a autora cita um caminho para a solução deste dilema perguntando-se se o estado e a sociedade terão capacidade de proporcionar condições de cidadania a esta juventude e se a escola não seria um meio para a efetivação deste. Ainda sobre a violência ressalta-se a cultura de violência que vivemos e que a criança esta inserida, esta cultura advém do seio familiar e das mídias que sempre reportam o que de pior existe no ser humano (p.146-7). Ainda é importante ressaltar a banalização da violência onde pequenos atos agressivos não são considerados mais como violentos.

Aponta-se a importância educacional e social de investimentos para que as pessoas se tornem mais conscientes cumprindo seus deveres de cidadãos evitando assim a formação de futuros marginais e marginalizados. Uma das soluções para a violência escola seria a ação policial para repreender e punir atos que violem a integridade e o pleno desenvolvimento dos jovens e a outra solução seria a política pedagógica advindo da escola (p.155). A ação da escola seria a de resgatar o aluno com praticas participativas e imperando o dialogo nas esferas educativas. Em suma a autora incumbe a escola de planejar e efetivar ações que envolvam toda a comunidade escolar para a defesa da dignidade humana e extinção da violência. De modo que a educação tem um grande papel na instrução dos direitos humanos para a formação da cidadania e democracia (p.158).

A reinvenção da escola que a autora se refere baseia-se na superação da violência escolar cuja luz para a solução seria a dialética entre a educação e a comunidade, esta educação seria fundamentada numa cultura de ensino dos direitos humanos que iniciar-se-ia deste os primeiros anos de escolarização. E assim com uma cultura dos direitos humanos a violência escola seria minimizada, segundo aponta a autora.


Referência:


Vera Maria Candau (org). Reinventar a Escola. Petropolis – RJ: Vozes, 2000

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Alexandre do Prado Caldas Serafim

por Alexandre do Prado Caldas Serafim

Especialista em Biologia Celular e Molecular. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional. Licenciatura em Ciências Biológicas. Licenciatura em Ciências Naturais pela USP. Licenciatura em Pedagogia.

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