Situação Problema - Um meio de desenvolver competências

Educação e Pedagogia

01/10/2015

Pretendo fazer um breve relato do livro de Perrenoud, P intitulado “As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação”, onde ele apresenta um capitulo sobre as situações problema que são utilizadas nos cadernos do aluno da rede publica de ensino do estado de São Paulo. O capitulo inicia discorrendo que o ser humano esta diante de diversas situações problemas no seu dia a dia de modo que ele sempre esta mobilizando recursos, alterando hábitos e atualizando esquemas para resolver situações rotineiras. Mas em si a situação problema precisa ter uma característica básica: ser desafiadora. Deste modo o autor define situação problema como uma situação didática onde o sujeito tem uma tarefa que ele somente pode realizar se mobilizar conteúdos e efetuar a aprendizagem.

Detalhe que levanto é sobre a elaboração das situações problema onde segundo o autor precisa levar em consideração o público alvo, pois uma situação desafiadora para um grupo de alunos talvez não o seja para alunos de outra cidade ou ate mesmo de outro bairro. Assim não podemos empedrar o caderno do aluno com suas situações problemas mas o professor deve ser flexível o bastante e ter a sensibilidade de criar situações problemas desafiadoras para seus alunos. Detalhe importante quer o autor discorre é sobre a característica da situação problema como um debate científico em classe onde se estimula os conflitos sociocognitivos potenciais. Neste ponto ressalto a importância da aula dialógica em sala de aula e a impossibilidade de realizar este debate frente à diversidade de alunos que não apresentam interesse em estar em sala de aula. Isto nos remete as características da competência que é o fim da educação, sendo o conteúdo apenas o meio. Competência tem como característica tomada de decisão mobilização de recursos. Ou seja, as situações problema colocam o aluno como protagonista do conhecimento e o professor como o gestor entre o saber e o aluno.

Em suma percebe-se que as situações problema são bem profícuas para a aprendizagem em alunos que se permitem serem proativos em sua aprendizagem, fato que não ocorre ou pouco ocorre por desinteresse destes. Assim o problema maior é como engajar os jovens a serem atores de sua aprendizagem? Afinal temos todos os meios para a construção de uma educação de qualidade para a construção de um mundo melhor, talvez a peça chave para a construção de uma sociedade melhor seja a transformação de cada ser humano.


Referência:


Perrenoud, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação/ Philippe Perrenoud, Monica Gather Thurler, Lino Macedo Nilson Jose Machado e Cristina Dias Alessandrini; Trad. Claudia Schilling e Fatima Murad – Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Alexandre do Prado Caldas Serafim

por Alexandre do Prado Caldas Serafim

Especialista em Biologia Celular e Molecular. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional. Licenciatura em Ciências Biológicas. Licenciatura em Ciências Naturais pela USP. Licenciatura em Pedagogia.

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