Características da Ligação Iônica

Quem doa elétrons fica positivo.
Quem doa elétrons fica positivo.

Educação e Pedagogia

16/09/2015

Átomos com grande diferença de eletronegatividade se unem através de ligações iônicas, quando átomos de metais juntam com átomos de ametais, ou quando alguns ametais se ligam com átomos de Hidrogênio.

Os metais apresentam alta eletropositividade, e tendência de doar elétrons para se estabilizarem, formando cátonis (íons positivos).

Quem doa elétrons fica positivo. Os metais doam elétrons, pois possuem um, dois ou três elétrons na última camada, sendo mais fácil perderem elétrons, dessa forma, a última camada passa a ser a anterior.

Veja o Sódio:

                            ¹¹Na: 1s2 2s2 2p6 3s1

                                       K         L     M

Possui 1 e- na CV, assim, é instável, porém, se ele doar esse elétron, ele terá oito elétrons na camada L, caracterizando configuração estável.


Retículos Cristalinos

Um sólido iônico é um conjunto de cátions e ânions empacotados em um arranjo regular.

Os ametais apresentam alta eletronegatividade, tendência de receber elétrons, formando ânions (íons negativos). Quem recebe elétrons fica negativo.

Os ametais possuem cinco, seis ou sete elétrons na última camada, assim, é mais fácil receber elétrons para alcançarem oito elétrons na CV.

Veja o exemplo do Cloro:

17Cl : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5

O Cloro possui sete elétrons na CV, se receber um elétron, ficará com oito elétrons e será estável.

Sempre um cátion e um ânion vão se atrair e formar um composto, uma vez que os opostos se atraem.

Na ligação iônica, os elétrons são transferidos de um átomo para outro. As ligações iônicas são interações fortes (eletrostáticas) e formam retículos cristalinos. Esses retículos apresentam as seguintes características:

• São sólidos nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão);

• Possuem altos PF (ponto de fusão) e PE (ponto de ebulição);

• Conduzem corrente elétrica;

• São solúveis em água.

O cloreto de sódio (NaCl) é um composto iônico. Em sua estrutura existem íons ligados através de ligação iônica. O cloreto de sódio, quando dissolvido em água, origina os íons: o cátion Na+ e o ânion Cl-. Esse fenômeno é denominado dissociação iônica.

Um método para obtermos a fórmula de um composto iônico pode ser dado pelo exemplo a seguir:

• Óxido de Alumínio

O : Z = 8   K   L

                   2   6

Al : Z = 13 K L M

                    2  8  3

1 átomo de O ganha 2e- 3O²-

1 átomo de Al perde 3e- 2Al³+

Fórmula : Al2O3

“Esse processo é o troca-troca dos compostos iônicos”.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93