Um Pouco Sobre a História de Faraday

Michael Faraday.
Michael Faraday.

Educação e Pedagogia

14/09/2015

Michael Faraday (1791-1867), um cidadão inglês de família pobre, estudou até o ensino fundamental, pois começou a trabalhar cedo para ajudar sua família. Faraday trabalhava como aprendiz de encadernação, assim passou a se instruir com os livros que ele encadernava.

Tornou-se um grande cientista contribuindo para as áreas da química e da física. Com suas ideias Faraday revolucionou a eletricidade explicando as forças através dos campos elétricos.

De acordo com Faraday, tanto as cargas elétricas positivas quanto as negativas emanam o campo elétrico permeando todo o espaço ao redor das cargas. Para comprovar este campo elétrico coloca-se uma carga elétrica na presença da anterior, que sentirá o campo elétrico, e nela será exercida uma força elétrica. Ainda, para representar o campo elétrico nos diagramas, Faraday introduziu o conceito de linhas de forças.

Porém, mais tarde, a proposta de Faraday foi aprimorada por James Clerk Maxwell, discípulo de Faraday, uma vez que Faraday não tinha tanto conhecimento matemático e, assim, baseava-se em experimentos e métodos qualitativos para suas propostas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93