PLANEJAMENTO: ORGANIZAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

O  plano  da  escola  é  um  documento  mais  global
O plano da escola é um documento mais global

Educação e Pedagogia

06/07/2015

O planejamento não têm tido grande importância no âmbito educacional que visa a qualidade no ensino, por meio dele, os educadores tomariam suas decisões e converteriam para  direções  escolhidas,  estando  prontos  para  enfrentarem  todas  as  variáveis,  tanto
desejadas quanto as não desejadas.

Planejar deveria ser uma prática frequente do educador possibilitando ao professor estar  em  sintonia  com  o  mundo,  compreendendo  as  mudanças  e  estabelecendo  novos rumos. O modo burocrático e técnico de planejar mostra que é preciso muito mais para se
enquadrar  à  essência  do  planejamento  exige-se  uma  mudança  de  postura  do  educador perante  o  sistema  de  ensino.  Portanto  a  reflexão  sobre  o  ato  de  planejar  torna-se indispensável  ao  exercício  da  docência,  não  reduzindo  ao  simples  preenchimento  de formulários,  antes,  deve  ser  uma  atividade  consciente  de  previsão  das  ações  docentes fundamentadas  em  opções  político pedagógicas,  levando  em  consideração  as  situações didáticas concretas, isto é a problemática social política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, ou seja, algo que envolva toda a comunidade escolar. O  planejamento  é  importante  em  qualquer  tipo  de  atividade  humana,  porque  para compreender  a  vida  em  sociedade  o  homem  precisa  basicamente  de  reflexão  e planejamento  para  organizar  e  disciplinar  a  sua  ação,  tendo  em  vista  realizações  mais complexas.

O  plano  da  escola  é  um  documento  mais  global;  expressa  orientações  gerais  que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo. O plano de ensino é um roteiro organizado dos conteúdos para um semestre ou ano e o plano de aulas é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas.  Para  planejar,  o  professor  utiliza  os  conhecimentos  didáticos  e  a  sua  própria experiência prática, sua visão de mundo estará sempre presente. O  plano  da  escola  é  um  documento  mais  global;  expressa  orientações  gerais  que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo. O plano de ensino é um roteiro organizado dos conteúdos para um semestre ou ano e o plano de aulas é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas.  Para  planejar,  o  professor  utiliza  os  conhecimentos  didáticos  e  a  sua  própria experiência prática, sua visão de mundo estará sempre presente. Embora  muitos  educadores  ainda  tenham  uma  forte  resistência  quanto  ao planejamento é preciso dar-lhes a oportunidade de repensar a sua ação educativa diante do mundo ao qual estão inseridos para que comecem a refletir individual e coletivamente o seu fazer pedagógico como uma ação pensada estrategicamente dentro de um contexto social caracterizado por influências econômicas, políticas e culturais.


É  importante  salientar  também  que  por  meio  do  planejamento  o  professor  toma decisões, articula a dinâmica da sua prática e avalia a dimensão do papel que exerce diante  da política educacional. Portanto, o educador não só faz parte desse processo como também é  capaz  de  transformar  a  realidade  a  partir  do  momento  que  desvela  e  investiga  a  sua própria ação dando-lhe um significado novo, onde as exigências sociais e a experiência de vida dos alunos contribuem para o aprimoramento do exercício da docência. Desse modo, planejar torna-se uma atividade reflexiva da ação que se deseja realizar e da prática de tal ação, lembrando é claro que o planejamento é dinâmico e poderá sofrer  mudanças durante a sua execução e após cada avaliação que se faça durante o processo de ensino aprendizagem tanto dos alunos quanto dos professores. Assim, o planejamento cria oportunidades  de  reflexão  e  avaliação  da  prática  docente,  oportunizando  novos
conhecimentos e novas experiências fazendo com que  o professor se torne sujeito da sua própria didática.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cleamar Aparecidamorandi

por Cleamar Aparecidamorandi

professora/pedagoga

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93