A importância da Disciplina de Metodologia Científica

O ensino da metodologia visa fornecer subsídios aos universitários
O ensino da metodologia visa fornecer subsídios aos universitários

Educação e Pedagogia

29/06/2015

 O ensino da metodologia visa fornecer subsídios aos universitários para que desenvolvam sua opinião social e política, dentro do contexto em que vivem. Por sua vez, além dos conhecimentos e saberes específicos da área escolhida, está a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico.


Ao analisarmos os especialistas em Educação, podemos observar que os cursos universitários visam conduzir seus alunos a aprender a refletir sobre os conceitos e teorias existentes sobre determinado assunto, para com isso, poderem desenvolver suas competências e habilidades, tanto de observação, interpretação de conceitos e opiniões e à produção de textos, quanto ao seu posicionamento em debates acadêmicos, desenvolvendo sua capacidade de argumentação favorável ou contrária às situações e ideias expostas.


A Metodologia Científica é considerada por muitos especialistas como a ciência que ensina a pesquisar a partir de métodos científicos, ou que conduz à iniciação científica.


De acordo com Salomon (1996, p.107), "uma atividade é considerada científica quando: a) produz ciência; b) ou dela deriva; c) acompanha seu modelo de tratamento". De outra forma, o autor defende que metodologia científica é a "concreção da atividade científica, ou seja, a pesquisa e o tratamento por escrito de questões abordadas metodologicamente."


Devido às dificuldades de vários acadêmicos quanto à elaboração dos textos científicos, é que destaco o fato da Metodologia Científica colaborar para que o universitário aprenda: conceitos fundamentais de planejamento, organização, análise e identificação de materiais adequados ao seu tema.


Ao cumprir as exigências descritas pela metodologia, o aluno deverá organizar as etapas necessárias à produção de seu texto, as quais deverão agregar saberes e técnicas que o acompanharão ao longo de sua existência.



Referências:
SALOMON, Delcio V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes. 1999.


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Regina C Del Buono

por Regina C Del Buono

Graduada em Letras, revisora autônoma de textos acadêmicos: artigos científicos, monografias e teses; textos institucionais: livros, peças publicitárias, catálogos, redação e revisão de textos para sites. Revisora/parceira da PortoDg Comunicação e Desing (RS). Conheça mais do meu trabalho: www.abntouvancouver.com.br/abntouvancouver@gmail.com

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93