Despesas domésticas existentes

As despesas podem ser divididas como fixas e variáveis
As despesas podem ser divididas como fixas e variáveis

Educação e Pedagogia

03/06/2015

Após, conhecer os conceitos de gastos, custos e despesas, vale ficar atento para a divisão de cada um deles, para um melhor desenvolvimento do seu planejamento financeiro. Dessa forma, poderá ter um controle de seus gastos e também a melhor maneira de reduzi-los.

As despesas estão divididas em dois grupos principais, as despesas fixas e as despesas variáveis:

Despesas Fixas: entende-se por despesas fixas, aquelas despesas cujo valor é fixo, ou seja, que não sofre modificação de um mês para o outro, porém a cobrança é feita mensalmente. Como exemplificação de despesas fixas citaremos:

- Prestação do imóvel/ aluguel;

- Condomínio;

- Planos de saúde e de previdência privada;

- Mensalidade escolar;

- Prestação do carro;

- Plano de Internet;

- Assinatura de TV a cabo;

- Assinatura de jornais e revistas;

- Faxineira/empregada doméstica;

- Cursos de idiomas;

- Academia de ginástica;

- Entre outros.


Despesas Variáveis: Este tipo de despesa só deve ser pago, se o produto for utilizado, retirando o compromisso de pagar determinado valor todo mês. Há especialistas que preferem subdividir esta categoria em semifixas e variáveis.

Com relação às despesas semifixas, pode-se destacar o fato das despesas ocorrerem mensalmente, mas com a variação de valor de acordo com o uso do cliente. Já as despesas variáveis, como foi dito anteriormente, são aquelas que só são pagas quando o cliente faz uso de algum serviço ou produto.

Como forma de exemplificação, apresentaremos os seguintes itens:

Despesas semifixas:

- Supermercado;

- Feira;

- Açougue;

- Energia elétrica;

- Gás;

- Telefone;

- Combustível;

- Outros.

Despesas variáveis:

- Roupas;

- Calçados;

- Bares e restaurantes;

- Teatro, cinema e shows;

- Farmácias;

- Viagens;

- Livrarias;

- Presentes;

- Locadoras;

- Lavanderia;

- Salão de beleza;

- Juros do cheque especial e empréstimos pessoais;

- Tarifas bancárias;

- Gorjetas e esmolas;

- Outros.

É importante destacar que, ao contrário do que muitos pensam, a energia elétrica, a água e o supermercado não podem ser considerados como despesas fixas, mas sim como despesas variáveis. Dessa forma, conhecendo o que são despesas fixas e variáveis é que o planejamento familiar deve ser elaborado, sendo que as despesas semifixas devem ser consideradas como variáveis.

Em seguida, vem à estruturação do planejamento, e é a partir disso, que se buscam meios de reduzir suas despesas, desde as consideradas óbvias, como luz e água, até a modificação das despesas variáveis em despesas fixas.

Como exemplo dessa modificação de despesas variáveis em despesas fixas, podemos citar a mudança de sistema do celular de pós-pago para pré-pago. Dessa forma, é necessário que seja feita uma recarga por parte do cliente ao término do crédito.

Assim, como esse recurso está disponível para telefones celulares ou fixo, ele, também, se encontra disponível para assinaturas de TV a cabo e internet cujo modelo é 3G, dessa maneira não há riscos de surpresas quando receber a conta, já que o valor será pré-fixado.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93