Bahia, o Brasil começa aqui!

Bahia, o Brasil começa aqui!
Bahia, o Brasil começa aqui!

Educação e Pedagogia

13/05/2015

A Bahia palco de grandes demonstrações culturais e nela está conservada boa parte da história do Brasil. Sendo assim o estudo da mesma é de grande relevância para o resgate da nossa identidade cultural. O homem guarda para si a semente da própria transformação por meio da história, o mesmo resgata e conserva a sua cultura.

O estudo da história na escola tem se ampliado no sentido de fazer o resgate das culturas circundantes e relevantes nas demonstrações de costumes que concerne em um cenário, que não se perdeu no passado, por mais que o mesmo não se recupere na sua totalidade e que desenhe junto com novas regras do desenvolvimento histórico nos seus retrocessos.

Descrever a Bahia, nos seus mais diversos aspectos culturais talvez seja uma tarefa mais adequada a arte, a literatura que expressa com primor o berço cultural presente no teatro, na música, costumes, dos poetas que expressam cultura nela encontrada. Rica em aspectos que despertam a curiosidade e o encanto por estas características que por muito tempo valoriza a riqueza baiana na busca da integração, para que a história não seja construída por culturas isoladas, mas sim que seja elevado o grande valor histórico cultural pela beleza e estrutura nela contida.

O objetivo de estudar a Bahia não é apenas o de criar condições para que os alunos tomem conhecimento de fatos passados, ou de informar-lhes sobre como tais fatos interferem no presente, mas prepara-los para que saibam que são participantes de uma história e ajuda-los como cidadãos, compreender a importância de sua atuação.

Para isso, o aluno precisa saber selecionar, compreender fontes históricas da Bahia e do seu Município na perspectiva de resgatar aspectos geográficos, econômicos, e socioculturais sistematizando fontes (documentos, obras de artes, fotos, dados obtidos em revistas, livros, etc) e a partir de suas reflexões, posicionarem-se de forma justificada e consciente.

Transformando as aulas em momentos de observação e reflexão sobre a realidade e possibilitar um conhecimento da história da Bahia no passado, e de suas relações com o presente, de suas especificidades e possibilidades, privilegiando aspectos sociais e culturais, sem deixar de bordar aspectos políticos e econômicos, quando esses se tornam necessários.

Como afirma o historiador Fernando Braudel:

“As experiências do passado só podem ser compreendida se tomadas em seu conjunto: mas ainda que elas devem ser aproximadas uma das outras, que a luz do presente frequentemente lhe convém e que é a partir do que vemos hoje que julgamos e compreendemos o passado.”


(Fernando Braudel – historiador- Projeto Buriti. 2ª ed. 2007-História pág. 7)

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Eunice Santos Sousa de Jesus.

por Eunice Santos Sousa de Jesus.

Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I há 29 anos, atualmente estou coordenadora, sou graduada em Pedagogia pela UESB( Universidade do Sudoeste Baiano, Pós-Graduada em psicopedagogia pela FINOM( Faculdade Noroeste de Minas) já fiz outros cursos de formação dentre o do Programa Despertar( SENAR), Escola com celular- o uso de dispositivos móveis na educação( FUNDAÇÃO VANZOLINI) .SM.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93