Definindo Preconceito, Discriminação e Inclusão

É julgar e acreditar que o julgamento, além de certo, é natural.
É julgar e acreditar que o julgamento, além de certo, é natural.

Educação e Pedagogia

23/04/2015

Você consegue definir preconceito, discriminação e inclusão? Veremos a seguir os significados destes termos.

Preconceito

Se separarmos esta palavra, encontraremos o prefixo “pré” e a palavra “conceito”. “Pré” é um prefixo que indica antecipação, o que acontece antes. “Conceito” é a nomeação de um objeto, pessoa ou situação.

“Preconceito” significa então, uma ideia formulada a partir de um momento de contato com a situação/pessoa/objeto. É quando determinamos que aquela pessoa com deficiência, pela imagem que ela apresenta e conseguimos perceber, provavelmente possui um grande número de limitações.

É julgar e acreditar que o julgamento, além de certo, é natural. Preconceito é, portanto, um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos“ a nós. O preconceito demonstra falta de conhecimento em relação ao assunto.


Discriminação


Muitas vezes, lado a lado com o preconceito, encontramos a discriminação, comportamento no qual excluímos pessoas. Este comportamento surge quando pensamos que somos melhores do que os outros e que aquela pessoa que não é “igual” a nós, ou que não apresenta as características que consideramos ideais, não é digna de compartilhar da nossa convivência.

Agir assim é contrário à evolução da espécie humana, pois, em um determinado momento da história, o homem se uniu a outros para formar a sociedade. E esta é uma das características que o difere dos outros animais.

O pensar, o saber, a comunicação surgiram como fortes aliados para que o homem compartilhasse e evoluísse em conjunto, em sociedade.

Sociedade, por sua vez, implica em dizer que várias pessoas compartilham um espaço (cidade, casa, trabalho, etc.) e que todos nós possuímos na nossa “essência”, particularidades diversas, cabe a cada um conhecer e aceitar o outro. A discriminação leva à exclusão.


Inclusão

Incluir, em poucas palavras, significa “introduzir, colocar”. Quando transpomos este conceito às pessoas, incluir significa introduzir uma pessoa no nosso convívio ou contato profissional.

Tornar uma sociedade justa e igualitária depende de que cada cidadão faça a sua parte, cabe a cada um de nós apoiarmos a integração entre as pessoas e à diversidade, ou seja, oportunizar a todos, independente de características pessoais, o acesso à convivência respeitosa.

É fundamental saber lidar com as diferenças, quebrando antigos paradigmas, mudando valores e derrubando barreiras diversas, principalmente a atitudinal.

Para a inclusão se efetivar, passamos por cinco estágios: conhecer, compreender, aceitar, inserir e envolver. Estes estágios nem sempre estão divididos, podendo, em determinadas situações, serem vivenciados de forma simultânea.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93