Reflexão sobre temas de contribuições que contemplam a qualidade educativa

Foco no processo, na observação, no desenvolvimento.
Foco no processo, na observação, no desenvolvimento.

Educação e Pedagogia

30/12/2014

Delcimar Fragoso Pimenta

Desenvolvimento e reflexão sobre temas de contribuições que contemplam a qualidade educativa, avaliação e inovação no ensino-aprendizado significativo e colaborativo na era da globalização tecnológica.








Porto Velho – 2014




Índice


1. APRESENTAÇÃO …...................……………………………………………………..03

2 QUALIDADE DA AVALIAÇÃO……………………………………………………..…..05

2.1 - A Qualidade Educativa e os Pontos Positivos que favorecem o Ensino-Aprendizado mediante ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou LMS (Learning Management System)..............................................................................06

2.2 - O docente como facilitador/mediador do ensino-aprendizagem.............................................................................................................07

CONCLUSÃO .............................................................................................................09

Referência bibliográfica ...........................................................................................10

 

1. APRESENTAÇÃO

Esta dissertação busca, na internet, três projetos aplicados à área educativa, baseados em ambientes virtuais de aprendizagem e/ou em redes virtuais de aprendizagem. Comentando as contribuições inovadoras dessas experiências fazendo um link com os conteúdos trabalhados na disciplina: “QUALIDADE EDUCATIVA, AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO”. Portando, fez se necessário acessar e buscar em várias fontes, em diversos Ambiente Virtuais – (AV) fundamentações sobre o estudo da gestão da qualidade inovação e avaliação, sendo consciente da extrema importância que a termonología possui no ensino-aprendizado, aprendendo em diferentes âmbitos e aproximando a avaliação, a inovação e a qualidade.

Citamos abaixo os títulos dos projetos visitados no Ambiente Virtual – Internet e no referencial bibliográfico os seus respectivos endereços eletrônicos para uma possível e futura apreciação. Fizeram parte de forma mais consistente os mencionados, porém foram analizados varias fontes que possuíam e se encontravam em harmonia com o solicitado.

Projeto: “Introduzindo as TICs na Educação Infantil” - Projeto - Proinfo Módulo II, postado pela Cássia Zaganin Rissardi, (Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico) da disciplina de Física da Diretoria de Ensino da Região de São João da Boa Vista, São Paulo, Brasil.
Projeto: “As TIC´s na sala de aula: contribuição para a aprendizagem das crianças”, postado por Francisco Ivanilson da Costa, Pedagogo, pós graduado em Psicopedagogia, Tecnologias e Educação a Distância, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento - SBNEC e professor em Santa Cruz/RN.

Projeto: “A importância educacional das tecnologias de informação e comunicação” concluímos que as TIC além de serem um recurso pedagógico interessante e importante para o professor, é uma ferramenta que torna a aprendizagem das crianças mais significativa e mais prazerosa, contribuindo inclusive para a felicidade da criança no centro educativo e estimulando-a a vir para o centro.

Também através das TIC é possível construir uma fonte de pesquisa para estudiosos, pesquisadores e educadores, oferecendo-os subsídios para as suas práticas de pesquisa e ensino, tendo uma maior atenção e valorização das TIC no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula.

A presença maciça das Tecnologias de Informação e Comunicação – (TIC) tem influenciado indistintamente todas as áreas da sociedade contemporânea e o ensino-aprendizado (educação) é uma delas. O ensino-aprendizado (educação), no século XXI, está fortemente sendo caracterizado pela modalidade Educação a Distancia (EaD). A globalização e a velocidade da evolução das TIC são fatores que vem contribuindo para que a o ensino-aprendizado (educação) a distancia seja uma prática cada vez mais difundida nos contextos de ensinos-aprendizagem. O espaço virtual é considerado um recurso informacional e sem limites, onde facilitador-professores, com formação adequada e os recursos necessários, são capazes de fazer o elo, ou seja, facilitam a transformação da informação em conhecimento. As tecnologias da comunicação e informação estão presente em todos os setores da sociedade e é um componente social importante na vida contemporânea do ser humano. Segundo O Núcleo Curricular Básico-Multieducação (1996):

O acesso à mídia impressa e eletrônica, ao vídeo, ao computador, às redes e apropriação de suas linguagens e estéticas, não é uma utopia ou um desvario, é a condição básica da habitação do cidadão ao diálogo social, afetivo, político, profissional. E quem dará essa instrução para a formação de um cidadão inteirado de sua realidade? A instituição escolar jamais poderia ser indiferente, pois se constitui um lugar de posturas e mudanças sociais. É no ambiente escolar onde encontraremos o âmago das modificações de origem social e as TIC (informática educativa) são uma realidade e devem ser inseridas no contexto escolar.

No campo educacional, é bem possível que não coincidam três áreas com contribuições tão relevantes quanto as que apresentam a qualidade educativa, a avaliação e a inovação. Contribuições que, ao mesmo tempo, multiplicam seu valor pelo caráter interdependente que mantêm essas áreas. Uma educação que ajude a entender que a formação pedagógica das pessoas se encontra respaldada por processos muito mais amplos que o mero processo de ensino-aprendizagem.


2. QUALIDADE DA AVALIAÇÃO

Com foco no processo, na observação, no desenvolvimento. Valoriza a interação e a relação entre pontos de vistas para a compreensão, aprofundamento e ampliação de conceitos, verificados através do uso dos conhecimentos para desenvolver projetos, solucionar desafios/problemas casos, evidenciados nos espaços de interação e nas produções disponibilizadas nos webfóruns.

Podendo ser: formativa, continuada e metacognitiva, focada e usada como correção de direção.

Destacar a importância que tem para a alta qualidade do ensino-aprendizado. Realizada para que haja uma maior aproximação ao conceito de alta qualidade educativa.

Diferenciar a alta qualidade segundo o processo ou o produto educacional.

Diferenciar a qualidade segundo o âmbito educativo.

Realizar uma maior aproximação da gestão da alta qualidade educativa com o sistema avaliativo.

O debate da qualidade sobre o processo não deve ser excludente. Podemos entender uma qualidade do processo ou sistema avaliativo deve contemplar as melhores condições para gerar e alcançar nos alunos/aprendizes os seus melhores resultados. Desse modo, o conceito de qualidade avaliativa já não paira somente sobre a produção dos alunos, mais, sim, contempla: a eficácia, eficiência e funcionalidade, fazendo a inter-relação entre esses três elementos.

A expressão de que “toda inovação significa uma mudança, mas nem toda mudança significa uma inovação”, é muito conhecida! A esse respeito, é necessário refletirmos sobre o que comporta um processo de inovação. As características da inovação educativa (superioridade, compatibilidade, comparabilidade, observabilidade e complexidade) devem ser asseguradas pelos agentes da mudança educativa em todos os projetos. A pesquisa é útil para a inovação, na medida em que esta se apoia em conhecimentos, competências/habilidades e modelos legitimados na pesquisa pedagógica. 2.1 - A Qualidade Educativa e os Pontos Positivos que favorecem o Ensino-Aprendizado mediante ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou LMS (Learning Management System)

Existe uma gama de pontos que favorecem a qualidade da educação e que tem uma importância relativa nesse processo e o modo de por em prática docente, em ensino- aprendizagem significativo?

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) ou LMS (Learning Management System) é um ambiente de gestão e construção integradas de informação, comunicação e aprendizagem on-line. Tal como o site, é, na verdade, uma hiperinterface, podendo reunir diversas interfaces síncronas e assíncronas integradas.

É a sala de aula virtual (on-line) não restrita à temporalidade do espaço físico. Ambiente, “local”, onde o professor ou responsável pode disponibilizar conteúdos e proposições de aprendizagem, podendo acompanhar o aproveitamento de cada estudante, grupos e da turma. Os aprendizes têm a oportunidade de estudar, de se encontrar a qualquer hora, interagindo com os conteúdos propostos, com tutor, com o facilitador/professor e com os demais alunos/aprendizes. O aluno/aprendiz toma decisões, analisa, interpreta, observa, testa hipóteses, cria e recria, elabora e colabora.

Cada facilitador/professor, com seus aprendizes, podem criar possibilidades, as mais interessantes e diversas. É tempo de criação e compartilhamento on-line de soluções locais, regionais nacionais ou globais. É tempo, até mesmo, de reinventar a velha sala-de-aula presencial "infopobre" a partir da dinâmica hipertextual e interativa das interfaces virtuais (on-line). Locais virtuais que possibilitam e facilitam a busca por transformações das atitudes explicitas no Projeto Curricular de Centro Educativo - a pesquisa educativa - a formação continuada dos professores.


2.2 - O docente como facilitador/mediador do ensino-aprendizagem


O docente/professor na contemporaneidade deixa de ser um mero transmissor e passa ser um pesquisador e facilitador/mediador a serviço do ensino-aprendizagem. Busca aprender com a pesquisa e com a prática e facilita/media (ensina) a partir do que aprende. O seu papel é fundamentalmente o de um facilitador/mediador:

ü Facilitador/mediador/intelectual: informa, ajuda a escolher as informações mais importantes, fazendo os alunos compreendê-las e adaptá-las aos seus conceitos pessoais. Ajuda a ampliar a compreensão de tudo.

ü Facilitador/mediador emocional: motiva, incentiva, estimula.

ü Facilitador/mediador gerencial e comunicacional: organiza grupos, atividades de pesquisas, ritmos, interações. Organiza o processo de avaliação, é a ponte principal entre as instituições, os alunos e os demais grupos envolvidos da comunidade. Ajuda a desenvolver todas as formas de expressão, de interação de sinergia, de troca de linguagens, conteúdos e tecnologias. ü Facilitador/mediador ético: facilita a assumir, vivenciar valores construtivos, individuais e socialmente vai organizando continuamente seu quadro referencial de valores, ideias, atitudes, tendo alguns eixos fundamentais comuns como a liberdade, a cooperação, a integração pessoal.

O facilitador/professor propõe a construção do conhecimento disponibilizando um campo de possibilidades, de caminhos que se abrem quando elementos são acionados pelos aprendizes. Ele garante a possibilidade de significações livres e plurais, e, sem perder de vista a coerência com sua opção crítica embutida na proposição, coloca-se aberto a ampliações, a modificações vindas da parte dos aprendizes. Assim, [...] o professor deixará de ser o centro da informação e passará a atuar com uma aprendizagem colaborativa, exercendo a função de mediador, facilitador, gestor, mobilizador e indicador de caminhos, utilizando-se das tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, como também das informações dispostas em rede, numa amplitude incomensurável, aliada à velocidade das fibras óticas. Com todas essas modificações são natural que se altere profundamente as formas de aprender e ensinar. (GURSKI; VOSGERAU; MATOS, 2010).

Alguns dos princípios metodológicos norteadores para qualidade profissional dos facilitadores/mediadores (professores) na atualidade, entre eles:

ü Integrar tecnologia, metodologias e atividades;

ü Integrar textos escritos, comunicação oral, hipertextual e multimídia;

ü Aproximação da mídia e das atividades para que haja uma fácil transição de um meio ao outro;

ü Trazer o universo do audiovisual para dentro da escola;

ü Variação no modo didático no processo de avaliação;

ü Planejar e improvisar, ajustar-se às circunstâncias, ao novo;

ü Valorizar a presença e a comunicação virtual;

ü Equilibrar a presença e a distância.

É importante no ensino-aprendizagem integrar todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, lúdicas, as textuais, musicais de forma criativa e inovadora. Pois até pouco tempo atrás nossa formação acadêmica passou muito rapidamente do livro, para a televisão e o vídeo e destes para a Internet sem saber explorar as principais possibilidades de cada meio.

O facilitador/professor contemporâneo deve buscar encontrar a forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os procedimentos metodológicos para contribuir de forma significativa e colaborativa na própria formação profissional e assim facilitar/mediar/orientar a formação dos alunos/aprendizes focando a alta qualidade educacional. CONCLUSÃO

A utilização de recursos tecnológicos no sistema educacional é uma preocupação constante de educadores preocupados com uma educação de alta qualidade, já que os equipamentos tecnológicos são ferramentas valiosas que devem ser aliadas no processo de ensino-aprendizagem, desde que sejam conscientemente incorporados ao Projeto Político Pedagógico (PPP).

A utilização das TIC no sistema educacional vem contribuindo na facilitação/mediação pedagógica facilitando o conduzir e o direcionamento do processo ensino-aprendizado para uma relação de trabalho colaborativo, favorece a pesquisa, a criatividade e, principalmente, o diálogo entre facilitador/professor e aluno/aprendiz, dessa maneira contribuí para o desenvolvimento significativo de habilidades e competências intrínsecas.

No Projeto: “Introduzindo as TICs na Educação Infantil” desenvolver habilidades próprias da Educação Infantil e a ideia inovadora esta na utilização de recursos tecnológicos diversos.

Buscando através dos recursos tecnológicos sempre articular seus interesses e suas opiniões com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, observando e explorando os recursos tecnológicos existentes no centro educativo com atitude de curiosidade os jogos no computador para assim construir novos conhecimentos, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades nas diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva. No Projeto: “As TIC´s na sala de aula: contribuição para a aprendizagem das crianças”, concluímos que as TIC além de serem um recurso pedagógico interessante e importante para o professor, é uma ferramenta que torna a aprendizagem das crianças mais significativa e mais prazerosa, contribuindo inclusive para a felicidade da criança no centro educativo e estimulando-a a vir para o centro.

Segundo o autor do Projeto A importância educacional das tecnologias de informação e comunicação, o professor deixará de ser o centro da informação e passará a atuar com uma aprendizagem colaborativa, exercendo a função de mediador, facilitador, gestor, mobilizador e indicador de caminhos, utilizando-se das tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, como também das informações dispostas em rede, numa amplitude incomensurável, aliada à velocidade das fibras óticas. Com todas essas modificações são natural que se altere profundamente as formas de aprender e ensinar.

Portanto, podemos observar que nos três projetos apresentados nesta dissertação a “inovação” está vinculada as TIC e seu uso no ambiente escolar, ou seja, “em sala de aula”. Onde através das TIC é possível construir uma fonte de pesquisa para estudiosos, pesquisadores e educadores, oferecendo-os subsídios para as suas práticas de pesquisa e ensino, tendo uma maior atenção e valorização das TIC no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula. Compreender e utilizar o potencial pedagógico dos recursos das TIC nas estratégias de planejamento, gestão e docência para promover situações de ensino que visam à aprendizagem dos alunos/aprendizes buscando e resultando em uma melhoria efetiva de seu desempenho é fazer do espaço da escola um espaço favorável à construção de conhecimento significativo, ao trabalho colaborativo, ao exercício da criatividade, permitindo ao aluno/aprendiz ser contemporâneo no tempo e do tempo.

Assim, tem-se o conceito de facilitação e mediação pedagógica vinculado ao pensamento de uma ação concretizada com a ajuda do outro. No contexto educacional, o facilitador/professor constitui-se em sujeito essencial, capaz de fazer o link entre o conhecimento prévio do aluno e o conhecimento a ser apropriado como base em sua formação intelectual (conhecimento científico, historicamente sistematizado).

O conteúdo presente neste material vem de encontro com o conteúdo conceitual e prático da disciplina: “QUALIDADE EDUCATIVA, AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO” Para isso, buscou em varias fontes, em diversos Ambiente Virtuais fundamentações sobre o estudo da gestão da qualidade, sendo consciente da importância que possui no ensino-aprendizado, aprendendo os diferentes âmbitos e aproximando a avaliação, a inovação e a qualidade. Buscou conhecer os múltiplos fatores que favorecem a qualidade educativa como parte de um processo integral, no qual todas as partes têm sua importância relativa. Refletindo sobre o benefício que geram as práticas inovadoras na educação e a estreita relação que tem com o âmbito pesquisador e de um conhecimento significativo sobre os indicadores necessários para a avaliação dos processos formativos e dos materiais educativos, principalmente através da unidade didática Considerando a enorme contribuição das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação ao ensino, ressaltando o potencial dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA, principalmente na Educação a Distância – EAD.

Delcimar Fragoso Pimenta

Data: 30/12/2014


Referencial bibliográfico


BUENO, J.L.P. Tecnologias da EaD aplicadas a educação presencial. Florianópolis, SC: UFSC, 2001.

CORREIA, C.M. de C. Fundamentos da Semiótica Peircena (s/data). Disponível em: www.filologia.org.br/ixfelin/trabalhos/doc/38.doc
GURSKI, Clara; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. As TIC aliada da proposta de trabalho interdisciplinar. Artigo disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/398_290.pdf - Acesso em: 18/07/2014.

“Introduzindo as TICs na Educação Infantil” - Projeto - Proinfo Módulo II, disponível no endereço eletrônico: http://fisicabycassia.blogspot.com.br/2012/09/introduzindo-as-tics-na-educacao.html - visitado em 18/07/2014 às 11h e 56min.

MORAN, José Manuel. Internet no ensino. Comunicação & Educação. V (14): janeiro/abril 1999, p. 17-26. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PROJETO: A importância educacional das tecnologias de informação e comunicação - TIC’s na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Anayde Beiriz em João Pessoa, PB - disponível no endereço eletrônico: http://prezi.com/eaviexdqawc1/untitled-prezi/ - visitado em 18/07/2014 às 13h e 08min.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Núcleo Curricular Básico Multieducação. Rio de Janeiro, 1996.

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do computador na educação. Coletânea Salto para o futuro, 1998.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Delcimar F Pimenta

por Delcimar F Pimenta

Arte Educador - Especialista em Arte e Educação pelo Centro Universitário Claretiano Artista Plástico - Formação Acadêmica em Educação Artística pelo Centro Universitário Claretiano Publicitário - Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Interamericana de Porto Velho Mestrando em Educação - Especialização em TIC na Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI/México

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