Altas Habilidades X Invisibilidade: Da Antiguidade à Contemporaneidade

Altas Habilidades.
Altas Habilidades.

Educação e Pedagogia

01/11/2014

Ao longo da História, percebe-se que figuras ilustres desempenharam importante papel na sociedade. Transformaram e continuam transformando diversas áreas do conhecimento, inclusive a educacional. Pensadores e filósofos muito a frente de seu tempo, ousaram, revolucionaram e transformaram estruturas sociais e educacionais da Antiguidade. Pesquisaram, fizeram descobertas, inovaram e questionaram. Entre eles, podemos citar o grande filósofo da Antiguidade - Platão. Se analisarmos toda a sua trajetória iremos perceber suas ideias, influências e legados ainda muito presente e apreciados nos dias atuais.

Apesar da legalidade, a crítica que se pode fazer é que como na Antiguidade, pessoas com altas habilidades/superdotação ainda continuam na invisibilidade. Significa que entram e saem do sistema educacional sem serem identificadas. Pior ainda, não são potencializadas e não há adequação curricular. Ou seja, esses alunos não são atendidos dentro de suas áreas de interesse, quase nunca desenvolvem suas habilidades, deixando de prosseguir seus estudos e claro, não contribuem com o crescimento intelectual e científico do país.

Pode-se dizer que diante dessa nova realidade, a educação contemporânea exige uma reflexão filosófica já que vivemos um momento de transição. Há um caminho repleto de possibilidade. O indivíduo precisa se equilibrar, ultrapassar a si mesmo e dominar obstáculos. Apesar da genialidade e legado dos filósofos da Antiguidade é importante buscar e transformar a realidade da educação, entendendo que um dos grandes desafios da educação atual é possibilitar, desenvolver, potencializar e preparar nossos alunos para uma nova realidade onde a única certeza é a transformação constante da sociedade. Em se tratando de alunos com altas habilidades/superdotação, cabe aos profissionais da educação combater mitos, proporcionar materiais adequados e apontar caminhos que possam guiar nossos alunos para o desenvolvimento e produção de novos saberes científicos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Gilma Nogueira da Silva de Oliveira

por Gilma Nogueira da Silva de Oliveira

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás em 2001. Especialista em Docência Universitária, Educação Inclusiva e Neuropedagogia. Mestranda em Educação. Servidora efetivada da Secretaria Municipal De Ensino de Goiânia.

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