O papel dos pais no processo da inclusão do aluno no ensino regular

O PAPEL DOS PAIS NO PROCESSO DA INCLUSÃO
O PAPEL DOS PAIS NO PROCESSO DA INCLUSÃO

Educação e Pedagogia

19/10/2014

O PAPEL DOS PAIS NO PROCESSO DA INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN

 

Anteriormente algumas culturas excluíam as pessoas com deficiência, elas eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes de trabalhar, características atribuí a todos que tivessem alguma deficiência. Muitos eram internados em instituições de caridade como doentes que precisavam apenas de atendimento médico. A pessoa com Síndrome de Down, recebia o título de forma pejorativa de “mongoloide”, devido a semelhança física que eles tem com os habitantes da Mongólia.  A família muitas vezes escondia esta criança da sociedade, privando-a da sua liberdade e de ter uma educação como as demais crianças.

Este movimento mundial por uma educação para todos vem se fortalecendo a partir das últimas décadas proporcionando mais oportunidades de sociabilidade às pessoas com deficiência.

Uma prova disto que acontece em muitas escolas são as atividades de integração para os pais e a comunidade escolar, proporcionando às famílias conhecer melhor o seu filho com necessidades especiais, entender suas reações, e poder lidar melhor com esta diferença. Para os pais que não tem um filho com deficiência, este tipo de atividade ajuda a lidar com as diferenças e a perceber que as suas dificuldades, comparadas com as de outras famílias, muitas vezes são insignificantes.

            Quando este aluno tem seu primeiro contato com a escola, é fundamental que a família auxilie neste processo de adaptação da criança a este novo contexto, é ela que lhe oferece a primeira formação e dará o suporte que o professor necessita na aprendizagem deste aluno. Portanto é importante um trabalho em conjunto com a professora e com a equipe escolar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Thaís Rufatto dos Santos

por Thaís Rufatto dos Santos

Thaís Rufatto dos Santos é Pedagoga, Psicopedagoga, Consultora em Ed. Inclusiva. Pós Graduada em Ed. Especial pela UCDB. Autora dos livros "MANUAL PRÁTICO PARA CATEQUISTAS Como evangelizar as Pessoas com Deficiência É possível levá-las ao Pai!".Editora Pão e Vinho e Catequese Inclusiva Da acolhida na Comunidade à vivência da fé . Ed. Paulinas. Escreve para a Revista Paróquias & Casas Religiosas.

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