O processo de inclusão do aluno com Síndrome de Down

Inclusão do aluno com Síndrome de Down
Inclusão do aluno com Síndrome de Down

Educação e Pedagogia

15/09/2014

A inclusão da pessoa com Síndrome de Down ocorre da mesma maneira como a de qualquer outro aluno com outro tipo de deficiência. Ela tem o direito de ser escolarizada, da infância à idade adulta, entre os seus pares, da mesma idade e no ambiente regular do ensino, pois este é o ideal para a estimulação do seu desenvolvimento, conforme aborda a LDB (9394 INC III).


A Lei de Diretrizes Educacionais - LDB (Lei 9394/96), ao estabelecer, os princípios, de "igualdade e condições para o acesso e permanência na escola", adotou nova modalidade de educação no INC III, para "educandos com necessidades especiais." Cuja nomenclatura foi alterada, no ano de 2006 pela ONU para pessoas com deficiência. Desde então, a temática da Inclusão vem trazendo no meio acadêmico e na sociedade, inúmeras conquistas inclusivas das pessoas com deficiência, inclusive às com Síndrome de Down, levando-as a atualmente frequentarem a universidade.


Estas são as razões pelas quais uma criança com Síndrome de Down deve ter a oportunidade de frequentar uma escola comum. A inclusão traz benefícios tanto acadêmicos quanto sociais.


Os pares ganham conhecimento sobre deficiência, tolerância e aprendem como apoiar outras crianças em suas deficiências, tornando-as adultos solidários.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Thaís Rufatto dos Santos

por Thaís Rufatto dos Santos

Thaís Rufatto dos Santos é Pedagoga, Psicopedagoga, Consultora em Ed. Inclusiva. Pós Graduada em Ed. Especial pela UCDB. Autora dos livros "MANUAL PRÁTICO PARA CATEQUISTAS Como evangelizar as Pessoas com Deficiência É possível levá-las ao Pai!".Editora Pão e Vinho e Catequese Inclusiva Da acolhida na Comunidade à vivência da fé . Ed. Paulinas. Escreve para a Revista Paróquias & Casas Religiosas.

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