Autista sim, incopentente NÃO!

Autista sim, incompetente NÃO!
Autista sim, incompetente NÃO!

Educação e Pedagogia

23/05/2014

Autista sim, incompetente NÃO!

O TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) é uma especialidade pouco entendida por profissionais da área de educação e saúde, e é uma especialidade instável no que se relaciona a suas características. Dificilmente um autista será igual ao outro, é uma síndrome que só agora passa a ser vista com outros olhos, pelo menos no Brasil. Um passo importante foi a lei Berenice Piana, LEI 12764/12, que garante aos autistas o direito a educação, visto que muitas escolas não aceitavam estudantes com TEA.


Quando falo sobre autismo, falo com conhecimento de causa. Tive contato por 16 anos com uma autista, minha irmã, que além de autista, era deficiente visual, convulsionava e tantos outros problemas. Imaginava anteriormente que autistas não tinha a possibilidade de aprender. Ledo engano meu.


Autistas aprendem sim, todos aprendemos. Autistas apesar de terem seu mundo particular tem uma capacidade de observação formidável. Enquanto nós observamos uma cadeira, por exemplo, como uma cadeira. Eles observam a cadeira em seus mínimos detalhes, o acabamento, os parafusos, todo o conjunto da obra sem desperdiçar nem um item, tudo é importante.


Isso é um claro sinal de inteligência, cada objeto, cada planta cada membro de seu próprio corpo é objeto de estudo apurado, coisa que nós ditos normais não fazemos no dia a dia o que é uma pena. Há casos de autista com nível de intelecto acima da média e, no entanto ainda a gente que pensa que eles estão alheios à aprendizagem.


Na escola agora que o processo de inclusão inclui o autista, devemos preparar nossos professores de AEE, para que se relacionem melhor com esses educandos, que entendam suas necessidades, procurem de alguma forma tornar para eles suportável nosso mundo complicado, apressado e desinteressante.


Quisera eu que ainda que quando falamos de autismo não nós apegássemos apenas ao conceito de que não aprendem e que são adversos a quebras de rotinas, mas que nos apegássemos ao fato de que dão importância às coisas mais simples da vida nos mínimos detalhes. Oxalá, se ainda fossemos um pouco autista.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Jânio Júnior Alcântara Matos

por Jânio Júnior Alcântara Matos

CURRICULUM VITAE Brasileiro, casado, 36 anos, São Gonçalo do Amarante - CE, Rua Tália Liberdade, S/N - Alto do Bom Jesus, CEP: 62670-000. Contato: (85) 92037470 ou recados: (85) 88795947 PIS: 128.89032.19.3 Habilitação: Categoria B E-mail: profjaniojr@gmail.com Escolaridade:  Cursando Pós- graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional - FALC (concluindo);  Formado em Letras (Português/

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93