Insegurança nas escolas e a preocupação dos pais com seus filhos

A violência nas escolas tem aumentado, por isso a preocupação dos pais
A violência nas escolas tem aumentado, por isso a preocupação dos pais

Educação e Pedagogia

17/04/2014

A insegurança está cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro, seja nas ruas, no trânsito, no trabalho, no transporte público, nos estádios de futebol, nos comércios e até mesmo em nossa própria residência. Hoje saímos de nossa casa sem saber se vamos voltar, pois a qualquer momento podemos ser assaltados, sequestrados ou até mesmo assassinados, como acontece diariamente em nossa sociedade.


Outro fator que tem preocupado pais e professores das redes públicas e municipais de ensino é a questão da insegurança nas escolas. A violência dentro das escolas tem aumentado cada vez mais, nas delegacias o número de ocorrências envolvendo brigas, roubos, sequestros, estupros e até mesmo morte dentro das redes de ensino tem aumentado cada vez mais nos últimos anos.


Como se não bastasse à violência física dentro das escolas, o consumo e a venda de entorpecentes também tem sido motivo de preocupação de pais e professores que por medo de represálias acabam por não denunciar tais fatos.


Um exemplo de insegurança que chocou o Brasil inteiro aconteceu na Zona Oeste do Rio de Janeiro no dia 7 de abril de 2011, quando um jovem de 23 anos invadiu uma escola e disparou contra várias crianças, o que totalizou a morte de 12 delas e várias outras ficaram feridas. Se houvesse uma equipe de seguranças ou policiais dentro da escola, com certeza nada disso teria acontecido naquela manhã fatídica de quinta-feira.


Após esse acontecido algumas escolas até colocaram policiais em frente ao portão para tentar coibir a criminalidade, porém, por pouco tempo. Infelizmente essa problemática ainda causa medo e desespero para alunos e professores dentro das escolas. Não são apenas os alunos vítimas da insegurança nas escolas, por diversas vezes professores são agredidos, ameaçados e até mortos dentro das escolas brasileiras.


É preciso que o governo, que as autoridades competentes se unam para garantir o direito de ir e vir dos nossos alunos e professores, o direito de estudar e lecionar. Não bastam apenas cobrar das escolas um ensino e um aprendizado de qualidade se o estado não oferece seguranças a essas pessoas. Nós como cidadãos brasileiros e preocupados com o futuro das nossas crianças, não devemos tirá-las das escolas e sim cobrar dos políticos que reforce a segurança dentro das redes de ensino, independente se são estaduais ou municipais.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93