A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO 5º ANO DO ENS.FUNDAMENTAl

Educação e Pedagogia

17/04/2014

CAPÍTULO I – RESUMO DO PROJETO DE PESQUISA

1 TEMA

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  •  PROBLEMA

Como a prática da educação física poderá trazer benefícios para o processo de ensino aprendizagem, na Escola Municipal, da Zona Leste de Manaus? Onde não tem normas a existência da disciplina, uma vez que a mesma contribui com vários benefícios para o desenvolvimento da criança.

É a partir dessas dificuldades com a motivação das crianças, o professor possivelmente possa despertar a criatividade com os discentes, levando o mesmo a se envolver em uma aula mais estimuladora, desenvolvendo-os em jogos dinâmicos tendo objetivos em cada modalidade. Promovendo movimento de prazer despertando no aluno o gosto pela prática de esporte, com isso a criança ganhará em todos os benefícios, físico, mental e social.

1.3 JUSTIFICATIVA

A escolha da temática “A Prática Pedagógica nas aulas de Educação Física no 5° ano do Ensino Fundamental” deu-se pelo fato de ser um instrumento de trabalho que auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança, aprimorando suas habilidades corporais e intelectuais.

Essa temática se torna essencial por combater diretamente o sedentarismo, pois, sendo ministrada desde cedo no Ensino Fundamental, implicará em um processo significativo na promoção da saúde, como também, evitando a evasão escolar, ao despertar no aluno sua auto-estima e o gosto pela prática de atividades e jogos sócio-educativos.

 O processo educacional é de fato muito longo e exploratório e é preciso que se estimulem todas as capacidades das crianças para que seu desenvolvimento seja feito de forma estruturada e dentro de uma formação mais completa, associando a prática da educação física às demais disciplinas, na busca do alcance de metas educacionais positivas.

Justifica-se que tal projeto foi elaborado para contribuir no benefício da ampliação de nossos conhecimentos enquanto estudantes, assim como no desenvolvimento social da criança, para uma sociedade humana.

1.4 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Demonstrar como a disciplina Educação Física pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros sem discriminar por características pessoais, físicos, sexuais ou sociais.

  • A prática da Educação Física proporcionará habilidades corporais;
  • Inferir o intelectual;
  • Colaborar com a sociedade;
  • Verificar quais os benefícios que a prática da Educação Física pode trazer para o aprendizado do aluno;
  • Identificar de que forma as atividades físicas auxiliam no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

1.5 HIPÓTESES

  • A prática da educação física proporciona benefícios positivos no processo de ensino aprendizagem;
  • As atividades físicas educativas auxiliam no desenvolvimento social e intelectual do aluno;
  • A pedagogia esportiva promove um bom relacionamento entre os alunos;

 

1.6 REFERENCIAL TEÓRICO

1.6.1 A história da Educação Física como disciplina

Com base nos fatos históricos, a Educação Física no século passado era uma ação vinculada apenas ao militarismo e à classe média. Visando melhorar as condições de vida, favorecer hábitos saudáveis e estabelecer o equilíbrio do organismo, muitos médicos assumiram uma ação higieniza na busca da modificação dos hábitos humanos. A Educação Física, sendo então, a partir daí, imposta para favorecer a educação do corpo.

No início do processo, a prática da Educação Física teve uma resistência, pois, qualquer habilidade que implicasse esforço físico era visto com preconceito e considerado insignificante, pois era associado ao trabalho escravo. Isso ocasionou dificuldades para que essa prática se tornasse obrigatória nas escolas.  A reforma de (COUTO FERRAZ 1851), na qual se tornava obrigatória a prática da Educação Física nas escolas municipais da Corte, sendo, assim, mais uma vez criticada pelos pais dos alunos, por verem seus filhos envolvidos em atividades que não tinham caráter intelectual.

 Barbosa, (1882), deu seu parecer sobre o projeto 224-Reforma Leôncio de Carvalho, decreto-n. 7247, de 19 de abril de 1879, da instrução pública, no qual defende a inclusão da ginástica nas escolas, igualando, assim, os professores de ginástica aos de outras disciplinas. Rui Barbosa, nesse parecer explicita a importância da ginástica para construção de um corpo saudável para a sustentação das atividades intelectuais.

 A Educação Física só foi incluída no currículo como prática educacional obrigatória em 1937, com a elaboração da Constituição, a qual fez a primeira referência explícita à Educação Física em termos Constitucionais e Federais.

Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1961, houve um extenso debate sobre o sistema de ensino brasileiro, onde, nessa lei, foi determinada a obrigatoriedade da prática da Educação Física para o Ensino Fundamental e Médio. A partir do decreto nº 69.450, de 1971, a Educação Física é considerada como “Atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolvem e aprimoram forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando”. A partir de então, essa prática passou a ser exercida com eixos fundamentais de ensino na busca por talentos para jogos Olímpicos Internacionais.

Porém, na década de 80, o Brasil não se tornou uma nação olímpica, iniciando, assim, uma profunda crise de identidade nos pressupostos e no próprio discurso da Educação Física escolar. A prática que, no entanto, estava voltada para as quintas e oitavas séries, passou a ser prioridade de primeira a quarta séries e, também, ao pré-escolar, onde todo o enfoque seria no desenvolvimento psicomotor do aluno, tirando das escolas a função de promover os esportes de alto rendimento.

Hoje, embora seja uma prática considerada essencial, ainda assim, a Educação Física é tratada com “marginalidade”, sendo alocada em horários inconvenientes ou, até mesmo, fora do turno das aulas. Outro momento em que se tem esse descaso é quando, nos planejamentos, nos discursos e avaliações do trabalho, raramente se integra a prática ao processo educacional, dando-se importância mínima ao trabalho do professor que exerce a prática. Esse acaba afastando-se da equipe pedagógica, fazendo, então, o seu trabalho de forma isolada.

A Lei de Diretrizes e Bases promulga, em 20 de dezembro de 1996- busca transformar o caráter que a Educação Física assumiu nos últimos anos, ao explicitar, no artigo 26 do parágrafo 3, que “a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”. 

1.6.2 A Relação entre Educação Física e o Contexto Escolar

A Educação Física, como fator que contribui na educação, tem sido muito abordada atualmente essa ação educativa está voltada para o princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa. A educação escolar precisa esta conscientizada de que a prática da educação física contribui com louvor para os processos educativos do corpo é necessário ser valorizada na disciplina, estabelecendo metas e mantendo uma reciprocidade nos processos educacionais e, claro respeitando o território de cada campo de conhecimento.

A dificuldade de relação entre Educação Física e contexto escolar é tamanha para os profissionais da área. Talvez, a falta de planejamento e a ausência de integração da prática no processo educacional dificultem as relações dessas atividades, o Professor de Educação Física deverá manter uma postura participativa no contexto escolar tornando essa prática um objeto valorativo de fundamental importância na educação.

A prática da educação física é um instrumento que facilitará o processo de aprendizagem nas suas várias dimensões, como a socialização do aluno no meio escola e social e a promoção de estímulos intelectuais, sendo estes elementos capazes de combater os distúrbios de aprendizagem.

 

Uma das mais excitantes descobertas no estudo do cérebro aponta para o efeito positivo que a atividade física pode ter sobre a vida mental. A aprendizagem de movimentos complexos, seja da dança, das artes marciais ou dos esportes, faz com que cresçam mais conexões entre os neurônios. Isso quer dizer que, com a prática de exercícios, trabalhamos a memória e ficamos mais aptos a processar novas informações e aprender mais sobre elas. (RATEY, 2002, p.53).

 

Percebesse, que na busca de uma aprendizagem prazerosa é interessante, fazer com que os alunos evidenciem a prática como instrumento que facilitará o processo de aprendizagem nas suas várias dimensões, sejam elas sociais, afetivas, cognitivas e principalmente motoras.

Dentro desse contexto, percebemos, que a prática da Educação Física não somente proporciona uma perfeição do corpo, porém uma melhor aprendizagem em todos os processos pelos quais o indivíduo passa.

 

A atividade motora é um meio de adaptação, de transformação e de relacionamento com o mundo. A atividade do sujeito é um importante aspecto da formação da consciência, admitindo que a imaginação com todas as funções da consciência, surge originalmente da ação. (VYGOTSKY, 1989, p 46).

 

Podemos assim perceber no relato dos teóricos que a prática da Educação Física, associada às demais disciplinas objetiva a produção de conhecimentos, diversifica a cultura no espaço escolar, tendo um papel importante quando utilizado seu maior recurso que é o corpo, nas suas diversas dimensões. A Educação Física no Ensino Fundamental proporciona ao aluno uma ampla participação na sociedade e nas suas tomadas de decisões.

O que se refere à escola a educação física deveria ser um entretenimento de lazer ligado ao divertimento, e compondo, com o descanso e o desenvolvimento pessoal e social, os três pilares de sustentação do lazer.

 1.6.3 Atividades Sócias Educativas no Desenvolvimento do Processo Ensino Aprendizagem.

O professor de Educação Física, deverá desenvolver em suas aulas, atividades Sócias Educativas que ajudarão exercer de fato uma promoção educativa e não somente ser algo feito somente por fazer, o docente deverá participar junto com os alunos destas atividades, explicando e orientando cada uma delas, para que estes movimentos estabeleçam no educando um interesse maior pela prática.

 

 De maneira geral, ou seja, em todos os ciclos da aprendizagem existem pontos de interseção entre a Educação Física e as demais disciplinas que podem ser exploradas incansavelmente. Compete aos professores identificar esses pontos, adaptá-los com reforço de aprendizagem, apresentando a aplicabilidade na prática dos conteúdos estudados em sala de aula. (FERREIRA, 2006, p 41).

 

Estimular as habilidades corporais do educando e incluí-los nas diversas atividades culturais e esportivas oferecidas pela escola, é articular as várias dimensões do ser humano em seus desafios.

  Eis algumas atividades sócias educativas que auxiliam no processo de formação intelectual, social, emocional e físico do aluno:

 

  •  Convivência Humana

É o maior desafio dos últimos tempos. Com as aulas de Educação Física poderá ser abordada temas como diferenças sociais, valores morais, condições humanas, qualidade de vida, lazer na comunidade, esportes – que foram no passado praticado pelos pais das crianças, resgatando, assim, fatores culturais. (IBID)

  • Domínio Visual

É importante incentivar no aluno atividades que estimulem a coordenação entre a visão e o movimento. Essa atividade viso motora facilita a aprendizagem intelectual.  Exemplo de atividades do domínio visual: Jogo do bate-rebate com a bola;

  • Freio-Inibitório

Permite o domínio da parada brusca na realização de um movimento feito com impulso. Proporciona no educando o controle da impulsividade e excitação, que é responsável pelo não aprendizado. Exemplo de atividade freio-inibitório: Corrida com várias paradas em vários pontos marcados.

Essas são algumas de muitas atividades que poderão ser exercidas no âmbito educacional. Cabe, portanto, ao professor de Educação Física, programar essas ações, pois, a Educação Física, na sua prática, ao remeter o papel de brincar, socializar oportuniza ao educando novas formas de aprendizagem, mais dinâmicas, desenvolvendo lhes a autoconfiança, a autoestima e concretizando, assim, a referida aprendizagem.

A educação física é uma atividade que efetua a participação do aluno e transforma as suas ações pedagógicas e favorece no educando uma maior participação atuante, não somente no âmbito escolar mais também na sociedade em que o mesmo está inserido. “Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá contribuir no futuro para a eficiência e equilíbrio do adulto”. (CUNHA, 1988, p 19). Assim, uma sólida interação entre o brincar e a educação conhecimento que demonstram a inteligência ou a cognição resultado de redes complexas de interações entre fatores humanos, biológicos e técnicos. 

1.6.4 A Prática da Educação Física Possibilita a Inclusão do Aluno no Aprendizado.

Sabemos que existem vários fatores ligados ao processo de exclusão direta no aprendizado de um individuo, porém, a prática da Educação Física é um fator capaz de contribuir de forma significativa para a qualidade do processo educacional, isso tudo de maneira qualitativa e positiva.

 É fundamental pensar que, enquanto o aluno aprende os conceitos das várias disciplinas, ele também aprende várias outras, implicitamente e igualmente importantes. Nesse aprendizado, ele descobre suas potencialidades e suas dificuldades; e vai organizando seus conceitos educacionais e sociais.

 A relação professor-aluno é um dos fatores principais no âmbito educacional, e esse fator possibilita ou não a inclusão do aluno em um aprendizado significativo, na escola.  “O bom relacionamento professor-aluno deve ser cultivado a fim de promover o desenvolvimento da criança e também para tornar os professores mais afetivos no incentivo ao estudo dos conteúdos escolares”. (EZAN, 1998, p 53).

O aluno vê no professor uma base muito forte de sustentação para que ele possa permanecer na escola. Se, no entanto, o professor não estiver disposto a dar esse suporte de sustentação ao aluno, logo surgirão os efeitos negativos.

O mestre de educação física não poderá manter-se fora dessa realidade, pois ele é uma ferramenta fundamental na educação no que se refere a promoção de bons relacionamentos do aluno com todo o contexto educacional, já que o mesmo trabalha de forma direta o processo de socialização, despertando no educando o interesse em estar presente na pratica educativa.

   Os professores de Educação Física deverão partir para a busca de novas possibilidades de ensino aprendizagem, incluindo o aluno nesse processo de transformação escolar, facilitando aos discentes uma melhor forma de compreensão dos conteúdos impostos, por meio de jogos, brincadeiras e exercícios físicos e descobrindo neles quais suas maiores e melhores aptidões envolvendo estas no processo de aprendizagem.  

A proposta é que a prática da Educação Física seja mais explorada, de modo que as crianças tomem gosto por elas, o que não possibilita esse fato é quando a prática é ministrada sem nenhuma significação por profissionais sem um devido conhecimento sobre os fundamentos essenciais, não tendo formação necessária sobre o assunto. Cabe ao professor de Educação Física facilitar a conscientização dos elementos sócio-afetivos que possam frear tensões, conflitos, competições e agressividades, permitindo uma melhor auto-regulação individual e do grupo em relação às dificuldades e aos problemas de inter-relação. Só assim os objetivos de socialização e inclusão serão verdadeiramente alcançados. Sendo assim, a Educação Física no Ensino Fundamental, estabelecendo uma pedagogia de desenvolvimento que respeite aquilo que a criança traz em si, ou seja, proporcionando aos alunos mais poder sobre si próprio e sobre o mundo, desempenhando, pois, um papel central na aquisição da imagem do corpo operatório, condição da possibilidade pessoal em relação ao meio material e humano, além de praticar uma intervenção que forme um cidadão que lute para que o profundo abismo entre incluídos e excluídos seja diminuído e, quem sabe, eliminado. (CHALITA, 2001, p 29).

 

Em virtude do que foi exposto, acreditamos que a prática da Educação Física no Ensino Fundamental como apoio pedagógico, por meio de suas especificidades, pode, com certeza, agir no campo educacional como uma forte e essencial ferramenta que, de fato, facilitará o processo de aprendizagem, Chalita (2001), aborda que a prática devera ser ministrada de forma significativa onde os profissionais desta deverão estar conscientes de sua importância na educação, diminuindo ou, até mesmo, eliminando todo o processo de evasão escolar.

No processo educacional, o professor de educação física deverá ter o seu olhar voltado para a formação global do aluno, assim como, estar preocupado com o processo de inclusão dele na escola. Ferreira, (2006, p.70), aborda que "todos os professores de educação física devem adotar os princípios determinados pela teoria do Dr. REVEN, (1980"), que são:

- Compartilhamento: Processo que envolve cooperação nos níveis cognitivos e afetivos;

- Individuação: Processo que desenvolve as aptidões de cada individuo;

- Automodificação: processo que leva o aluno a creditar no seu potencial;

- Significado: processo que envolve aspectos sociais e éticos e diz respeito aos valores, objetivos, tornando-os relevantes para a vida do aluno;

- Sentimento de competência: processo que está ligado à confiança e a autoestima e autoconfiança do aluno, sendo esse um fator fundamental para inclusão escolar;

- Reciprocidade: está ligado à cooperação, troca e envolvimento;

- Planejamento: processo que faz com que o aluno trace seus próprios objetivos e analise os meios de alcançá-lo.

 1.7 METODOLOGIA

Neste projeto desenvolveremos uma pesquisa com ênfase no tema: A pedagogia do esporte: A importância da prática Pedagógica nas aulas da Educação física no 5º ano do Ensino fundamental e, uma escola municipal na zona leste de Manaus.

A corrente metodológica será a Dialética em virtude desta corrente “questionar o presente em nome do futuro”, proporcionando a busca das causas deste problema envolver na raiz da realidade da história, buscar as causas do mesmo e com essa evidencia o pesquisador adquire um profundo conhecimento geral do objeto em estudo.

Na corrente dialética o homem é criador da realidade que vive e é valorizado enquanto sujeito de seu próprio conhecimento, por isso a importância de trabalharmos neste projeto as idéias desta corrente, pois, é preciso que se questione e analise os processos educacionais, os quais precisam ser melhorados nas suas formas gerais na proporção da compreensão desta está voltada para a realidade dos fatos.

 

Grande idéia fundamental segundo o qual o mundo não deve ser considerado como um complexo de objetos acabados, mas como um complexo de processos em que as coisas, na aparência estável, passam por mudanças ininterruptas de devir e decadência, em que, finalmente, apesar de todos os insucessos aparentes e retro-processos momentâneos, um desenvolvimento progressivo acaba por se fazer hoje. (ENGELS, 1979, p. 214)

 

Nas afirmações de Engels, observamos que os objetos não são analisados nas qualidades fixas, porém como algo que está em constantes movimentos. Aqui nada está totalmente acabado tudo está apto a ser transformado novamente, mesmo que este tenha chegado a seu fim. Nesta corrente não existe um fim único para as coisas, quando se pensa que algo chegou à sua forma conclusiva , esta poderá está passando por mais uma etapa de transformação, pois, nesse contexto nada existe de forma isolada e independente, porém por objetos ligados entre si, mantendo-se ativados em uma visão e ação que chamamos de reciprocidade.

Em virtude da exposição no texto para a compreensão da corrente dialética estamos seguros de que a mesma trabalha a compreensão do homem, não na sua forma espiritual mais nas suas qualidades reais e materiais, sendo assim a dialética a arte da discussão diálogo, da afirmação e da negação dos fatos para que se encontre uma nova compreensão na sua forma real. Em suma, a realidade dos objetos só poderá ser construída de maneira dialética, ou seja, da ação cujo objeto é o sujeito de outra ação igual, e cujo sujeito é o objeto desta, nada aqui é trabalhado de forma isolada, tudo flui dentro de um processo recíproco.

1.7.1 TIPOS DE PESQUISA

A investigação dos dados necessita de um plano de pesquisa para que se obtenham respostas necessárias aos problemas. A pesquisa tem o objetivo de proporcionar respostas confiáveis para a qualidade da mesma, permitindo ao investigador fins e meios para que possam responder os dados investigados da melhor forma possível.

Os tipos de pesquisa que utilizaremos neste projeto seguem dois critérios: quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins utilizaremos os seguintes tipos; descritiva; metodológica; aplicada e intervencionista.

 A pesquisa descritiva é utilizada para descrever aspectos de uma determinada população para que se analisem as distintas características ou atributos; a pesquisa metodológica proporciona caminhos para que se atinja um determinado fim, a pesquisa aplicada também será utilizada neste projeto, pois, é aplicada nas resoluções de problemas concretos, com finalidades práticas, e para finalizar temos nesse quesito a pesquisa intervencionista a qual proporciona a descoberta de problemas para que se possa intervir diretamente na realidade que será estudada e se busque meios concretos para a sua transformação.

 Quantos aos meios trabalharemos os seguintes critérios que serão: Pesquisa de campo; bibliográfica; participante; pesquisa-ação. A pesquisa de campo oferece informações empíricas do objeto para que possam depois ser explicadas a partir do confronto da realidade com as teorias, dentro da pesquisa de campo poderão estar inclusos o questionário, entrevista e a observação.

 A pesquisa documental tratará da natureza dos documentos que serão utilizados, estes documentos possuem varias formas, porém, com um único objetivo de guardar todas as informações obtidas. A pesquisa bibliográfica que fornecerá as teorias e as demais informações voltadas para o tema do projeto. Aqui será também trabalhada a pesquisa participante, esta é de suma importância em um trabalho de pesquisa, pois, proporciona um contato direto com o problema investigado. Em virtude do que foi exposto, podemos deixar aqui, os fins e meios que iremos seguir nesta pesquisa, onde possamos nos aprofundar na realidade do problema.

1.7.2 Universo e Amostra

Em virtude de definirmos e compreendermos os objetos de estudo que serão trabalhados neste projeto, optamos por dois tipos de amostragem: a probabilística, aleatória simples, a qual é baseada em procedimentos estatísticos que determina o controle dos dados em números e a não probabilística, selecionada por tipicidade, a qual estuda as características do objeto alvo para que se tenha um profundo conhecimento sobre os mesmo, que nos ajudarão nas próximas etapas deste projeto. Os dois tipos de amostragem que serão desenvolvidos, exercem formas distintas, porém ambas se completam na produção de nosso projeto por nos fornecerem dados reais, tanto numéricos quanto característicos.

O universo de nossa pesquisa de campo serão as três turmas do 5º ano do ensino fundamental em uma escola da zona leste de Manaus. Cada uma destas turmas possuem 35 alunos em uma faixa etária que variam de 11 e 13 anos. Optamos em escolher esta série do ensino fundamental em virtude desta já praticar a educação física como processo avaliativo obrigatório.

 Assim como também acreditamos que no 5º ano do ensino fundamental  são alunos de uma faixa etária com características voltadas para um intenso repertório de comportamentos que precisam ser trabalhados, buscando estabelecer a prática da socialização entre eles por meio da educação física, não somente trabalhar o social, porém trabalhar os seus corpos e suas mentes para o estímulo da intelectualidade destes alunos assim como incentivando o desejo pela prática da educação física.

 Segundo Almeida, (1988,p.53): “É preciso, sem dúvida, reencontrar caminhos novos para a prática pedagógica escolar, uma espécie de libertação, de desafio, uma luz na escuridão”. A prática da educação física poderá ser uma alternativa para o processo ensino aprendizagem, isso se esta prática for executada com valores significativos e por profissionais comprometidos com este processo e tanto a amostragem probabilística como a não probabilística nos fornecerão informações para em seguida analisarmos  a fundo o objeto de estudo de nosso trabalho e assim identificar o real valor da prática da educação física no 5º ano do ensino fundamental.

1.7.3 SELEÇÃO DO SUJEITO

A este projeto propomos os sujeitos da pesquisa sendo: a equipe administrativa, o Diretor, o Pedagogo, os Professores e os Alunos da Escola, aonde iremos de maneira direta e indireta trabalhar no contexto da situação em que se encontram estes discentes, no que se tratam os processos que envolvem os mesmos para um melhor aprendizado tanto na prática como na teoria da educação física.

Foi escolhido esse público ao contemplarmos as reais dificuldades, onde a prática de educação física nesta escola encontrar-se em estado de deficiência, pois a mesma não está sendo executada assiduamente devido a quadra de esporte está cedida para outros fins e, pelo fato de nos oferecer possibilidades de uma futura observação e ação nos problemas inserido ao que diz respeito à importância da prática pedagógica, onde poderemos devolver para a escola uma melhor educação física, como um processo transformador que promove lazer e simultaneamente aprendizado.

Temos como características os alunos em sua faixa etária de 11 a 13 anos, do 5º ano do Ensino fundamental as transformações corporais e psicológicas, segundo os PCN'S:

 "A Educação física não somente se restringe em exercícios de certas modalidades, porém poderão capacitar estes alunos a refletir sobre suas possibilidades corporais e com autonomia, exercê-las de maneira social e cultural significativa e adequada” (PCN'S p.33, 2000).

 

Portanto a natureza quanto à sociedade são compostos de objetos e fenômenos organicamente ligados entre si, dependendo uns dos outros, e ao mesmo tempo, condicionando-se reciprocamente. "Nenhuma coisa está 'acabada', encontrando-se sempre em via de se transformar, desenvolver; o fim de um processo é sempre o começo de outro."POLITZER, ( 1979, p.83).

Tudo ao nosso redor estão em constantes mudanças, portanto ao perceber-nos logo nos transformamos. De fato para que aja uma transformação tem que haver uma inquietação da situação proposta, logo uma resolução de maneira satisfatória, mas não determinado, porque tudo está em constante transição.

1.7.4 COLETAS DE DADOS

Sob a responsabilidade de conhecer-mos as várias informações disponíveis para este projeto, iremos à busca das descobertas de novos dados para nossa pesquisa, sendo esta um fator primordial que contribuirá para uma melhor análise do objeto em estudo. São vários os métodos para que se trabalhe a coleta de dados, porém em nossa pesquisa iremos fazer uso das técnicas: Observação e entrevista.

A observação é um elemento que permite observar o espaço que nos rodeia, assim como, adquirirmos informações sob aspectos da realidade social. Esta técnica não se resume apenas naquilo que vemos, mas no que iremos estudar, aplicaremos a técnica da entrevista, sendo esta uma ferramenta que permite ao pesquisador uma relação direta com a pessoa que passará pelo processo da entrevista.

Uma entrevista construída com tais perguntas e respostas pré-formuladas denomina-se entrevista estruturada, usualmente chamadas de questionário e este tipo de técnica necessariamente pressupõe o conhecimento das perguntas mais relevantes e o que é mais importante, presume o conhecimento das principais respostas pelas pessoas (RICHARDISON 1999,p.208)

            

A entrevista deverá ter uma pré-avaliação de suas perguntas e uma formulação bem determinada, apontando de fato aquilo que o pesquisador deseja coletar.

Abordaremos o questionário o qual é um instrumento que permite ao pesquisador a observação de dados os quais informarão as características do objeto em estudo. Este instrumento deverá ser construído de forma ordenada e compreensiva, com 12 perguntas, semi-estruturadas claras, onde estas deverão ser respondidas pelo próprio punho de cada docente.

 Realizaremos os questionários com 40 alunos, que praticam a educação física no 5º do Ensino Fundamental, na devolução destes, confrontaremos suas respostas com as fundamentações teóricas, para parti daí analisarmos o processo em estudo.

 "Alguns fatores que exercem influencia no retorno dos questionários; o patrocinador; a forma atraente; a extensão; o tipo de carta que o acompanha, solicitando colaboração as facilidades para seu preenchimento e sua devolução". (SELTIZ apud LAKATOS,2005,p.203).

 

O questionário que iremos entregar aos discentes é importante que obtenha uma estrutura apresentável, principalmente com clareza em cada pergunta para uma coleta objetiva, na construção do projeto.

1.7.5 TRATAMENTOS DE DADOS

            Em virtude de analisarmos a complexidade dos fenômenos educacionais, será implantada nesta pesquisa a modalidade qualiquantitativa, onde o foco está voltado para a qualidade do processo, analisando e obtendo características baseadas em métodos que descobrem, aprimoram e transformam perguntas investigativas as quais serão examinados os processos educacionais.

            A pesquisa qualitativa começa examinando o mundo social, já a quantitativa enfoca um problema de estudo delimitado e concreto em busca de melhores explicações e novas hipóteses para o problema. Ambas as modalidades desenvolvem-se em um processo de recolhimento de dados sendo a pesquisa qualitativa uma exploração e descrição do problema para se gerar as perspectivas teóricas e a pesquisa quantitativa uma coleta de dados para o estudo da análise mediante o procedimento estatístico.

            Justifica-se que a escolha do método qualitativo como fator primordial desta pesquisa por se adequar melhor no que queremos dentro do projeto, pois o método qualitativo abre uma serie de procedimentos de caráter racional capaz de contribuir para uma ótima compreensão dos fenômenos.

Na pesquisa qualitativa todos os fenômenos são igualmente importantes e valiosos: a constância das manifestações e sua ocasional idade, a freqüência e a interrupção, a fala, e o silencio. É necessário para encontrar o significado manifesto e o que permaneceu oculto. Todos os sujeitos são igualmente dignos de estudo, todos são iguais, mas permanecem únicos, e todos os seus pontos de vista são relevantes. Ou seja, para ele todos devem ir em  busca pelo desconhecido, e todos os sujeitos são iguais tenho conhecimento ou não e cada ponto de vista merece ser respeitado. (CHIZZOTTI,2003 p.221).

         

 Todos os fenômenos têm grade importância no que se refere ao que se encontrem implícitos, pois cada individuo tem suas particularidades e são merecedores de estudo tanto por suas igualdades quanto por suas aptidões individuais, ao mesmo tempo formando um elo com o desconhecido.

1.7.6 LIMITAÇÕES DO MÉTODO

Para que a pesquisa possa se tornar clara e objetiva, são necessários que sejam verificados as limitações deste, para que possamos desenvolver um trabalho de qualidade. O projeto em desenvolvimento é intitulado como: A "Pedagogia do Esporte" voltada para a importância da prática Pedagógica nas aulas da educação física no 5º ano do ensino fundamental é de suma importância deixar claro que iremos trabalhar a disciplina na sua prática.

Portanto o objetivo da pesquisa é demonstrar como a disciplina Educação Física pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental.

A escola oferece aulas de educação física que são realizadas por dois professores nos respectivos turnos; manhã e tarde, fazendo uso da teoria e da prática, sendo que 2 (duas)  turmas pela manhã,  e durante a tarde 3 (três) e ambas efetuam a prática simultaneamente, cada turma possui em media 35 alunos; iremos desenvolver o projeto,  apenas com as turmas do 5º ano do ensino fundamental.

 Limitamos-nos no primeiro momento a realizar a pesquisa de campo, coletando dados para a construção dos objetivos inerentes aos próximos períodos, que nos dará subsídios para o projeto de intervenção e posteriormente a construção do produto.

1.7.7 Analise da Pesquisa de Campo

  • Quantas vezes por semana você gostaria que estivesse aulas de educação física?

 

12 responderam três vezes

3 responderam 2 vezes

           

            Porque é bom brincar e exercitar o corpo, também a aula de educação física só é uma vez por semana, quando o professor vem por isso que precisamos de mais aula.

 

  • Que contribuições as aulas de educação física trazem para sua vida? Marque duas opções.

 

      Todos alunos marcaram as mesma resposta.

                                                                                                                       

Porque sempre é bom fazer atividade física, fortalece o seu físico e sua mente e provoca um melhor relacionamento com os colegas.

 

  • As aulas de educação física aproximam você de seus colegas?

 

Justifique sua resposta.

Todos marcaram: Sim

 

Porque é sempre melhor reforçar as amizades, brincamos juntos e temos oportunidade de conhecer outros colegas.

 

  • Você gosta de fazer educação física?

 

Todos marcaram: Sim

 

Porque é divertida e prazerosa, é bom para saúde, alguns preferem a educação física porque não faz trabalho, e obtém mais conhecimento.

 

  • A educação física traz benefícios para você? Marque duas opções e justifique a que você escolheu.

 

Todos marcaram: Sim

 

Porque dorme melhor à noite, fica mais disposto.

 

  • A escola oferece condições para uma boa qualidade de ensino de educação física?

 

Todos marcaram: não oferece condições, e o espaço é inadequado.

 

A escola ta caindo aos pedaços falta uma reforma, não tem quadra os alunos brincam no quintal da escola que só é mato.

 

  • Tabulação:
  • Quantas vezes por semana você gostaria que estivesse aulas de educação física?

  

 

Justificativa: Porque é bom, outros disseram que não tem educação física todos os dias, uma vez por semana e quando o professor vai.

 

  • Que contribuições as aulas de educação física trazem para sua vida?

 Marque duas opções.

               Justificativa: O gráfico retrata que 100% dos alunos marcaram que é prazeroso e fortalece o seu espírito e sua mente.

 

  • As aulas de educação física aproximam você de seus colegas? Justifique sua resposta.

 

             Justificativa: Os discente marcaram 100% sim, porque eles se aproximam uns dos outros, brincam juntos e se conhecem mais e se tornam bons amigos.

 

 

 

 

 

  • Vocês (alunos) gostam de praticar educação física?

 

 

Justificativa: Os alunos marcaram 100% sim, porque é divertido e prazeroso, faz bem à saúde, obtém um bom relacionamento entre professor e aluno.

 

  • A educação física traz benefícios para você (aluno)?

 

           

 

Justificativa: As crianças marcaram 100% sim, porque dormem melhor durante a noite, faz bem à saúde e fica com boa disposição.

 

 

 

 

 

6- A escola oferece condições para vocês (alunos), uma boa qualificação de ensino de educação física?

                                                                                                                   

           

 

 

Justificativa: Os alunos marcaram 100% não, que a escola não oferece grandes condições e o espaço é inadequado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ADCAM

ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COESIVO DA AMAZÔNIA

 

FACULDADE TAHÍRIH

 

 

 ERILMA DE SOUZA MORAES

GEDEÃO PAULINO DUARTE

TEREZA CRISTINA PRATA BENTES

 

 

 

 

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE

EDUCAÇÃO FÍSICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manaus

2012

 

 

ERILMA DE SOUZA MORAES

GEDEÃO PAULINO DUARTE

TEREZA CRISTINA PRATA BENTES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE

EDUCAÇÃO FÍSICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Orientadora: ProfªMsc.Odete de Lacerda Ferreira

 

 

 

 

 

 

 

MANAUS

2012

 

1.8 RELATÓRIO DE PESQUISA

A adentramos no estabelecimento de ensino que fica na zona leste de Manaus, fomos recebidos pelo porteiro que nos dirigiu até a coordenação da escola, estávamos ali com objetivo de observar e aplicar o questionário que nos dará subsidio para o andamento da pesquisa. A diretora não se encontrava, quem nos recebeu foi à secretária que foi bastante receptiva conosco, falamos o motivo da nossa visita na escola, a mesma nos deu permissão de irmos para a sala falar com os alunos, era o tempo de aula com o professor de educação física, mas o mesmo não se encontrava na escola. As crianças não fizeram educação física neste dia; na oportunidade conversamos com os alunos com intuito de explicar o motivo que nos levava a estar no horário que seria do professor de educação física.

Portanto tivemos um dialogo falando do questionário para que os mesmo pudessem entender, e logo dar inicio as atividades que foram distribuídas para todos, alguns tiveram duvidas em algumas questões, onde explicamos novamente; sendo que alguns se contradiziam.

A observação com os alunos nos levou a indagar como seria a forma do uniforme, eles responderam que não usavam; praticam com a farda, não tem roupa apropriada para educação física, visualizamos o local que praticam os esportes é totalmente inadequado: pelo fato de ser realizado no espaço da escola, onde só tem mato, apesar de terem uma quadra de esporte mais não utilizam, devido a vários fatores como horários e distância. A quadra da escola é cedida para a comunidade afetando nos horários que as crianças fazem educação física da escola.

O aluno enquanto sujeito do processo de ensino deve ser capacitado para sua vida social, cultural e esportiva, o que significa não somente a aquisição de uma capacidade de ação funcional, mas a capacidade de conhecer, reconhecer e problematizar sentido e significados nesta vida através da reflexão crítica. (KUNZ,1994,p.31).

De acordo com Kunz,(1994,p.31), é necessário um ensino adequado para obter uma inovação com os alunos, para assim desenvolver comportamento que contribua para o processo criativo em sua vida. O espaço físico e seus elementos naturais são fatores facilitadores para que haja uma busca de novos valores que transpareçam na prática esportiva.

Observamos que os discentes se encontrão desmotivados, devido gostarem da disciplina, mas não tem recursos das autoridades. Traçar a prática da educação física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, trocando metas, conhecendo as potencialidades, limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais.

A pedagoga esclareceu para nós que a escola tem uma quadra (Zezão), porém a uma divergência de horário que não condiz com da escola, por isso que se encontra nessa situação desagradável. A partir de uma determinada situação problemática identifica ou apresentada, os alunos seriam estimulados a buscar soluções, através das perguntas propostas pelo professor. As perguntas seriam relevantes ao problema e aos alunos e seriam a eles comunicada de forma oral ou escrita.

Diante do questionário responderam a importância que o docente tem explicado que faz bem para saúde, através da prática e do desenvolvimento de estudo sério, a relevância da educação física para a formação integral do individuo. Este desafio profissional exigirá o empenho de todos, esforço no sentido de contribuir para o desenvolvimento de consciência crítica.

O método de ensino diz respeito às técnicas, aos recursos e procedimentos utilizados pelo professor, de forma inteligente e racional, para facilitar o aprendizado dos alunos, ou seja, prover a mudança de comportamentos desejáveis e duradouras. MEDEIROS, (1977, p.3).

O autor (Medeiros,1977, p.3), descreve que o professor precisa ser criativo na sala de aula, utilizando de recursos não só teóricos, mas práticos, não menosprezando a didática tradicional,facilitando uma relação mas agradável entre professor e aluno, através dos seus conteúdos, onde o discente obterá um aprendizado desejável, para enriquecer seus conhecimentos.

No entanto o professor de educação física busca novos valores que transparecem na prática pela sua orientação não formal e voltada as necessidade de todos as educação física nas escolas seria orientada predominantemente, segundo princípios educativos e recreativos.

O que melhor contribuiria para que a educação física cumprisse sua missão educativa de motivar para uma prática regular a permanente. Por outro lado, o ensino baseado em princípios educativos de um esporte para todos tem como consequência o envolvimento de muitos, favorecendo a motivação para a prática permanente e o desenvolvimento da criatividade.

Consideramos em virtude de tantos problemas relatados, entre eles a falta de quadra que é primordial para uma educação física. Procuramos esclarecer a respeito de algumas sugestões que gostaríamos de salientar, mesmo sem sermos especialistas, de planejar aulas divertidas para ensinar as crianças do 5º ano, conceitos como cooperação e criação de regras.

A aula de educação física é com certeza esperada com ansiedade pelas crianças e quando não têm elas ficam tristes, tendo que criar seus próprios métodos acabando no corre-corre no pátio. Isso pode mudar: O projeto da disciplina para a turma do 5º ano tem tudo para ser tão divertido quanto um recreio livre; e produtivo também. O projeto tem como finalidade intervir de maneira direta nos problemas articulando com as crianças, possivelmente levando benefícios saudáveis para os alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPITÚLO II

2 TÍTULO

A prática pedagógica nas aulas de educação física no 5º ano do ensino fundamental.

 

2.1 PROBLEMA

A dificuldade de relação entre Educação Física e contexto escolar envolve o problema; como a prática da Educação Física poderá trazer benefícios para o processo de ensino aprendizagem? Esse problema é uma das dificuldades nos dia de hoje, através dele que vamos trabalhar juntos para minimizar o problema.

            Deu-se pelo fato de ser uma prática pedagógica que por auxiliar no desenvolvimento cognitivo o aluno, facilitando assim o processo de ensino aprendizagem além de ser um instrumento que aprimora suas habilidades corporais e intelectuais, promovendo no mesmo uma melhor socialização. Essa temática se torna essencial por combater diretamente o sedentarismo, pois, sendo ministrado desde cedo no Ensino Fundamental, implicará em um processo significativo na promoção da saúde.

O processo educacional é de fato muito longo e exploratório e é preciso que se estimulem todas as capacidades das crianças para que seu desenvolvimento seja feito de forma estruturada e dentro de uma formação mais completa, permitindo com que a prática da educação física alcance  metas educacionais positivas.

            O trabalho de Educação Física no Ensino Fundamental deve possibilitar aos alunos obterem, desde cedo à oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, com finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afeto e emoções. É uma proposta que valoriza a democratização, a humanização e a diversificação da prática pedagógica.

            Nesse aprendizado, ele descobre suas potencialidades e suas dificuldades, e vai organizando seus conceitos educacionais e sociais. A relação professor-aluno é um dos fatores principais no âmbito educacional, e esse fator possibilita ou não a inclusão do aluno em um aprendizado significativo.

            O professor de educação física não poderá manter-se fora dessa realidade, pois ele é uma ferramenta fundamental na educação no que se refere à promoção de bons relacionamentos do aluno com todo o contexto educacional, já que o mesmo trabalha de forma direta o processo de socialização, despertando no educando o interesse em estar presente na prática educativa. Portanto esse presente trabalho é uma continuidade do projeto de pesquisa na fase da execução, justifica-se pelo fato de estarmos no 5º período, cuja finalidade é comprimento na fase de intervenção de PPE.

2.1.1 Organizações Participantes

            A realização do projeto “A importância da prática Pedagógica nas aulas de Educação Física” no 5º ano do Ensino Fundamental se desenvolverá através dos acadêmicos do 5º período da Faculdade Tahírih. Estamos respaldados precisamente por professores e orientadores da qual nos proporciona segurança para desenvolver o projeto na Escola Municipal localizado na zona leste de Manaus , que contém espaço para a prática da Educação Física, portanto se encontra inadequado para pratica, pelo fato da quadra ser usado pela comunidade havendo contradições no horário entre a escola e a quadra (zezão). O problema que se estende no momento é de não ter professor de Educação Física acarretando aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

  • Moran, (1989), o ensino de qualidade envolvendo muitas variáveis:
  • Organização inovadora, aberta, dinâmica. Projeto Pedagógico Participativo.
  • Docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente, bem remunerados.
  • Alunos motivados preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.
  • Infra-estrutura adequada, atualizada, confortável.

 

De fato a Faculdade Tahírih têm capacidade para organizações, instruir seus alunos canalizar o projeto em destaque.

 

2.1.2 Descrição do Projeto

 Propósito

 

A presente pesquisa propõem levar aos alunos a Prática de Educação Física proporciona benefícios positivos no processo de ensino aprendizagem.

A Educação Física na prática pedagógica, de estimular às habilidades corporais do educando e incluí-lo nas diversas atividades culturais e esportivas oferecidas pela escola. Essa abordagem relata uma nova forma de articular a educação no que se refere às várias dimensões do ser humano.

Essas são algumas de muitas atividades que poderão ser exercidas no âmbito educacional. Cabe, portanto, ao professor de Educação Física, programar essas ações, pois, a Educação física, na sua prática, ao remeter o papel de brincar, socializar oportuniza ao educando novas formas de aprendizagem, mais dinâmicas, desenvolvendo-lhe a autoconfiança, a auto-estima e concretizando, assim, a referida aprendizagem. A prática da Educação Física é um fator capaz de contribuir de forma significativa para a qualidade do processo educacional isso tudo de maneira qualitativa e positiva.

As atividades físicas educativas auxiliam no desenvolvimento e intelectual do aluno, ajudando no melhoramento não só do corpo, mas propõe uma qualidade melhor no processo que todo o individuo passa.

Paulo Freire (1989, p.81) dizia que o foco pedagógico da Educação Física era de atuar com interdisciplinaridade na escola. Ou seja, ela não pode interagir de maneira isolada no âmbito escolar.

A Educação Física trabalha de forma correta no Ensino Fundamental desafiará o aluno uma extensa participação na sociedade e em suas tomadas de decisões e irá formar um conjunto de fatores que ajudam na educação causando o aprendizado.

Dessa forma a responsabilidade do professor é muito grande, pois ele precisa enxergar e orientar aos alunos ao descobrimento de suas aptidões. Para que essa descoberta ocorra será necessário que se estabeleça a indispensável relação entre teoria e prática, ou seja, que os conceitos apreendidos pelos alunos, através da mediação do professor, possam ser experimentados, praticados.

O processo de desenvolvimento da o cognitivo no âmbito da Educação Física poderá dar-se pela analise critica de valores sociais, culturas e estética, como os padrões de beleza e saúde, que se tornam predominantes na sociedade. E seu papel como instrumento de exclusão e discriminação social, sobre discriminação sexual e racial que pode existir na sala de aula entre outras sobre o favorecimento da estética do ponto de vista de bem-estar, não preconceituosas, não discriminatórias e a consciência de valores coerentes com a ética democrática.

A pedagogia esportiva inclui o aluno no processo de aprendizagem. Facilitando assim o processo de ensino aprendizagem, além de ser um instrumento que aprimora e incentiva contribuindo para o intelectual do aluno promovendo no mesmo uma melhor socialização. A Educação Física precisa está conscientizada de que a prática da Educação Física precisa ser valorizada tanto quanto qualquer disciplina, estabelecendo metas, combatendo diretamente o sedentarismo, favorecendo hábitos saudáveis.

 

2.1.3 Metodologia

 

Em virtude de ser dialética, ação será através dos manuais de conscientização do sujeito, onde possivelmente beneficiara a vida do individuo como prática da Educação Física.

A organização desenvolverá no local da escola Julia Barjona Labre no horário da manhã, com duração de uma hora aproximadamente, será conduzido da seguinte forma.

 

  • Responsável; Gedeão Paulino explanará passo a passo o manual que tem como titulo: a prática pedagógica na educação física.
  • Objetivo; Beneficiar aos discentes uma vida saudável a cada modalidade.
  • Responsável; Tereza Cristina organizará as equipes no espaço da escola para que se der o andamento dos jogos.
  • O desenvolvimento; sucederá com duas equipes organizadas com filas indianas, uma ao lado da outra A e B, cores amarelas e verdes.
  • Objetivo; que aja ordem entre os grupos A e B.
  • Responsável; Erilma Moraes dar-se-á o início dos jogos.
  • 1- Pinobol:
  • Objetivo; derrubar os cones, o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo antes de ser atingido com a bola, ajudará aumentar a capacidade cardiorrespiratória dos alunos.
  • Desenvolvimento; o professor dá a partida e cronometra para 3 minutos cada etapa, quando um componente da equipe B for atingido com a bola, ele é substituído pelo próximo da fila o mesmo acontece com o da equipe A assim que arremessa a bola, ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo, quando a fila termina, os papeis se invertem.
  • 2 – Bola na torre:
  • Objetivo; ajudará os alunos a seguir e criar regras desenvolverá habilidades corporais com pontaria e o social.
  • Desenvolvimento; os infantes precisam encestar a bola, sendo que haverá um sujeito movendo o alvo para dificultar o jogo, em componente de cada, segurará a cesta para seu time com a mão tentando fazer a bola entrar na cesta, ganha o maior número de acertos em menor tempo.  

  Pessoal

As pessoas capacitadas como acadêmicos da Faculdade Tahírh, para as atividades concretas do projeto, com respectivas responsabilidades são:

Tereza Cristina – Coordenação irá organizar e explicar as equipes para que não haja baderna entre as equipes.

Erilma Moraes – Coordenação, irá desenvolver as atividades

Gideão Paulino – Coordenação irá distribuir os manuais para que não haja baderna entre as equipes.

Utilizar-se-á os seguintes recursos para confecções dos cones:

40 – folhas de papel cartão.

08 – rolos de fita colorida.

01 – rolo de fita creme moderada, papelão.

02 – lixeiras de plástico para ser a cesta da bola

01 – bola de basquete

01 – apito

70m de TNT para fazer uniforme das equipes.

50 – manuais de conscientização ( cartilhas).

05 – convites

            Obter um resultado satisfatório através dos benefícios positivos no processo de ensino aprendizagem da Educação Física como estimular as habilidades corporais, desenvolvimento intelectual, uma intensa participação na sociedade, sendo que a prática evitará o sedentarismo favorecendo hábitos saudáveis.

Elementos Estratégicos:

O projeto se realizará com os alunos da Escola Júlia Barjona Labre com o propósito de desenvolver as habilidades esportivas e corporais de cada aluno e capacidade de se envolver na sociedade como o todo para que ocorra dos discentes atividades esportivas, Pinobol que tem sido uma prática aeróbica para trabalhar em equipe, onde será estimular a capacidade cardiorrespiratória dos alunos. Outra atividade será Bola na Torre uma atividade que dar oportunidade de seguir e criar regras, desenvolver habilidades corporais (como a pontaria) e sociais (como o trabalho em grupo).

Solicitar-se-á a presença da Pedagoga, Professor de Educação Física e os alunos da Escola, juntamente com os acadêmicos do projeto de intervenção.

 

 Sustentabilidade

A possibilidade de seguir nesse projeto de Intervenção, requer bastante êxito por parte dos acadêmicos. A escola poderá seguir juntamente com o professor de Educação Física até porque são atividades que chama atenção dos alunos.

São exercícios que envolvem o gênero masculino e feminino da aplicação, é importante que os gêneros estejam envolvidos.

2.1.4Cronograma de Atividades

 

Tabela Gantt.

 

Referência aos meses

 

Atividades

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Assembleia comunal para explicar o projeto.

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento do marco lógico.

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro com o coordenador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seleção do material.

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

Preparação para cartilha.

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

Confecções dos matérias que serão usados.

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

Entrega do marco lógico.

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

Defesa do Projeto

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicação do Produto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação do Produto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Monitoramento e Avaliação

 

Será de forma simplificada, enquanto acadêmicos, pelo fato de ser uma atividade curricular da Instituição, introduzindo a comunidade em uma ação benéfica.

Avaliação ocorrerá em uma única data.

 

 

 

 

2.1.6 ORÇAMENTO

 

Itens

Produtos matérias

Unidade

Valor unitário

Valor total

01

Papel cartão

40

1,00

40,00

02

Fita colorida

08

1,50

12,00

03

Rolo de fita creme

02

5,50

11,00

04

 

 

 

 

05

Apito

01

6,00

6,00

06

Brindes

40

2,50

100,00

 

Insumos

 

 

 

07

Convite

05

1,00

5,00

08

Manual

50

2,00

100,00

09

Foto cópia

08

1,00

8,00

 

Equipamentos

 

 

 

10

Coletes

43

3,00

129,00

11

Bola de basquete

01

60,00

60,00

12

Lixeira de plástico

02

3,50

7,00

 

Serviços Pessoais

 

 

 

13

Custo de transporte

02

2,25

10,00

14

Camisas de apresentação

 

 

 

 

 

 

Total

618,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • MARCO LOGICO DO PRODUTO DE INTERVENÇÃO

 

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Coordenador ou orientador da equipe

Odete de Lacerda Ferreira

1.2 Equipe do projeto

Equipe:

Erilma Souza de Moraes

Gedeão Paulino Duarte

Tereza Cristina Prata Bentes

  • Antecedentes e Justificativa do projeto.

     O projeto de pesquisa é a “A Prática Pedagógica nas aulas de Educação Física n0 5° ano do Ensino Fundamental” . O processo educacional é de fato muito longo e exploratório e é preciso que se estimulem todas as capacidades das crianças para que seu desenvolvimento seja de forma estruturada e dentro de uma formação mais completa. Os sentimentos e sensações do aluno interagem com a aprendizagem das práticas da cultura corporal e, ao mesmo tempo de que maneira a aprendizagem dessas práticas contribui para a construção de um estilo pessoal de atuação e relação interpessoal dentro desses contextos.

O primeiro passo para uma sensibilização é a prática da Educação Física que estabelecerá metas combatendo diretamente o sedentarismo favorecendo hábitos saudáveis, para contribuir um futuro requer prática por isso a necessidade de trabalhar a temática Educação Física com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, pois é a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, ginásticas e danças, com finalidade de lazer, expressão de sentimento, afetos e emoções.

O receio ou vergonha do aluno em correr riscos de segurança física é motivo suficiente para que ele se negue a participar de uma atividade, e em hipótese alguma o aluno deve ser obrigado ou constrangido a realizar qualquer atividade, as propostas devem motivar o aluno e não ameaçar o aluno, cada modalidade deve proporcionar segurança nos movimentos físicos de cada aluno. A expressão desses sentimentos por meio de manifestações verbais, de riso, de choro ou de agressividade deve ser reconhecida como objeto de ensino e aprendizagem, para que possa ser pontada respeito por si e pelo outro.

O professor de Educação Física não poderá manter-se fora dessa realidade, pois ele é uma ferramenta fundamental na educação no que se refere à promoção de bons relacionamentos do aluno com todo o contexto educacional.

 

1.3 Organizações Participantes

   Se desenvolverá através dos acadêmicos do 5º Período da Faculdade Tahírih, respaldado por professores e orientadores, público alvo Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola Municipal da Zona Leste de Manaus.

1.4 Descrições do projeto

2.1. Propósito

 

2.2 Objetivos

   Objetivo Geral do Projeto de Pesquisa.

  • Demonstrar como a disciplina Educação Física pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, sem discriminar por características pessoas, físicos, sexuais ou sociais.

   Objetivo do Projeto de Intervenção.

  • Contribuir aos discentes do 5º ano do ensino fun Fundamental da Escola Municipal da Zona Leste o valor do exercício Físico para o desenvolvimento Integral. (físico, intelectual, emocional, social do individuo).

Objetivos Específicos.

  • A prática da Educação física proporcionará habilidades corporais.
  • Inferir o intelectual.
  • Colaborar com a sociedade.

2.3 Metodologia de Trabalho

 

  • Beneficiar aos discentes uma vida saudáveis a cada modalidade.
  • Objetivos dos jogos: Desenvolver capacidade de si integrarem, compartilharem e sentirem prazer ao executar atividades grupais a partir do jogo.
  • Ajudará os alunos a seguir criar e recria regras desenvolverá habilidades corporais como pontaria e o social e trabalhar em equipe.

 

2.4 Pessoal

   Nosso público alvo será os alunos do 5º ano do ensino fundamental. As pessoas capacitadas como acadêmicos da Faculdade Táhirih, para as atividades concretas do projeto, que são: ErilmaMoraes, Gedeão Paulino, Tereza Cristina, que ficarão com respectivas responsabilidades da coordenação dos jogos.

2.5 Suposições chaves

   Obter um resultado satisfatório através dos benefícios positivos processo de ensino aprendizagem da Educação Física como estimular as habilidades corporais, desenvolvimento intelectual, uma intensa participação na sociedade, sendo que a prática evitará o sedentarismo favorecendo hábitos saudáveis.

3. Elementos Estratégicos do projeto.

 

3.1 Participação

 

Será envolvidos os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, que desenvolverá jogos pedagógicos através dos acadêmicos que estão elaborando o Projeto de Intervenção.

3.2 Sustentabilidade

 

 

A possibilidade de seguir nesse projeto de intervenção requer bastante êxito por parte dos acadêmicos. A escola poderá seguir juntamente com o professor de educação física até porque são atividades que chamam atenção dos alunos. Cabe à escola trabalhar com o repertório cultural local, partindo de experiências vividas, mas também garantir o acesso a experiências que não teriam fora da escola. Essa diversidade de experiências precisa ser considerada pelo professor quando organiza atividades, toma decisões sobre encaminhamentos individuais e coletivos e avalia procurando ajustar sua prática às reais necessidades de aprendizagem dos alunos.

3.3 Gênero

O projeto de intervenção irá trabalhar tanto com o gênero masculino quanto o gênero feminino, sem discriminação de raça, cor, credo religioso e sem qualquer preconceito.

4. Cronograma de atividades para o próximo semestre.

  • Seleção do material;
  • Preparação para Folder;
  • Confecções dos materiais que serão usados;
  • Defesa do Projeto;
  • Aplicação do Produto;
  • Avaliação do produto;
  • Resultado final.

5. Monitoramento e Avaliação

Será de forma simplificada, enquanto acadêmicos, pelo fato de ser uma atividade curricular da Instituição, introduzindo a comunidade em uma ação benéfica.

   A avaliação ocorrerá em uma única data

6. Orçamento

   O valor total dos itens e produtos é: 120,00 reais.

 

 

2.1.8 DOCUMENTO DO PRODUTO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DEEDUCAÇÃO FÍSICA NO 5º   ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

 

Atividade Dinâmica Permeado com Jogos e Informações Pedagógicas

 

Tema: A importância da Prática Pedagógica nas aulas de Educação           Física no 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Palestrante: Erilma de Souza Moraes.

 

Objetivo: Incentivar os discentes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Julia da Zona Leste, para a realização de atividades físicas mostrando-lhes a sua importância no desenvolvimento Integral. (físico, intelectual, emocional, social do individuo).

 

Programa:

 

  • Qual o real papel da disciplina Educação Física nos dias de hoje?
  • Como a Escola pode contribuir para a formação do ser Integral?
  •  Qual a importância da prática da Educação Física?
  • Até que ponto a família e a escola pode se responsabilizar nas atividades físicas.
  • A educação Física ajuda na alta estima da criança?
  • Quais os métodos que o professor de Educação Física pode usar nas suas aulas?

 

TIPOS DE JOGOS:

1-Bola Túnel

2-Bola na Torre

Público alvo: Discentes.

Local: Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida.

Horário:8:00 as 8:40h

Data: 16/03/2012

 

 

 

  • ESCOPO DO PRODUTO

 

PROJETO

TITULO DO PROJETO

  • Descrição dos produtos

Palestra:tem como objetivo contribuir aos discentes do 5º ano o valor do exercício físico para o desenvolvimento integral.

  • Principais requisitos dos produtos

Requisitos do produto:

  • Divulgação: folder.
  • Material didático;
  • Dinâmicas;
  • Principais componentes dos produtos
 

Componentes do produto:

Palestrante: Erilma de Souza Moraes

Público alvo: discentes da Escola Municipal da Zona Leste no Bairro do São Jose 1.

  • Descrição dos procedimentos dos produtos junto grupo alvo

Procedimentos produto:

  • Apresentação do palestrante;
  • Apresentação do tema;
  • Discussão relevante ao tema (A Importância da Prática Pedagógica nas aulas de Educação Física no 5º ano do Ensino Fundamental.
  • Plenário (perguntas);
  • Brindes;

 

2.1.10 ATIVIDADES DINÂMICAS PERMEADA COM JOGOS: BOLA TÚNEL, BOLA NA TORRE E INFORMAÇÕES PEDAGOGICAS

 

 

 

 

A  PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

 

Tipos de Jogos:

A organização desenvolver-se-á no local da Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida no horário da manhã, com duração de uma hora aproximadamente, será conduzido da seguinte forma.

 

  • Responsável: Erilma Moraes explanará passo a passo o folder que tem como titulo: a prática pedagógica na educação física.
  • Objetivo: Beneficiar aos discentes com uma vida saudáveis a cada modalidade.
  • Responsável: Tereza Cristina organizará as equipes no espaço da escola para que se dê o andamento dos jogos.
  • O desenvolvimento: sucederá com duas equipes organizadas com filas indianas, uma ao lado da outra A e B, cores amarelas e vermelhas.
  • Objetivo: que haja ordem entre os grupos A e B.
  • Responsável: Gedeão Paulino dará o início dos jogos.

 

1-Bola Túnel:

  • Objetivo: Desenvolver a capacidade das crianças de se integrarem, compartilharem e sentirem prazer ao executar atividades grupais a partir do jogo, ganhara a fila que terminar o procedimento primeiro.
  • Desenvolvimento: Para começar o jogo, colocar os alunos em colunas de 10 ou mais, com pouca separação entre eles. O primeiro jogador joga a bola para trás, rodando entre as pernas dos jogadores, que estão afastadas. Quando o último jogador receber a bola, sai correndo para frente, se coloca na primeira posição e continua o jogo novamente.

 

  • Bola na torre:
  • Objetivo; ajudará os alunos a seguir e criar regras desenvolverá habilidades corporais com pontaria e o social.
  • Desenvolvimento: os infantes precisam encestar a bola, sendo que haverá um sujeito movendo o alvo para dificultar o jogo, em componente de cada, segurará a cesta para seu time com a mão tentando fazer a bola entrar na cesta, ganha o maior número de acertos em menor tempo.

Pessoal

As pessoas capacitadas como acadêmicos da Faculdade Tahírh, para as atividades concretas do projeto, com respectivas responsabilidades são:

Tereza Cristina – Coordenação: Irá Organizar as equipes para que não haja baderna entre as equipes.

Gedeão Paulino – Coordenação: Irá Desenvolver as atividades

Erilma – Palestrar de acordo com os resultados obtidos no desenvolvimentos dos jogos com os alunos.

Tereza Cristina – Coordenação: Irá Distribuir folder para os alunos acompanhar no momento da palestra.

Utilizar-se-á os seguintes recursos:

 

02 – teniter

02 – lixeiras de plástico para ser a cesta da bola

01 – bola de basquete

01 – apito

05 – convites

            Espera-se obter um resultado satisfatório através dos benefícios positivos no processo de ensino aprendizagem da Educação Física como estimular as habilidades corporais, desenvolvimento intelectual, uma intensa participação na sociedade, sendo que a prática evitará o sedentarismo favorecendo hábitos saudáveis.

 

2.1.11 RELATÓRIO DE AÇÃO DO PRODUTO

 

O Relatório do Projeto de Pesquisa “A Prática Pedagógica nas aulas de Educação Física no 5° ano do Ensino Fundamental”, foi de grande importância, enriquecendo a vida acadêmica e ao futuro profissional. Constatou-nos que ao longo do tempo a educação física, como fator que contribui na educação, tem sido muito abordada atualmente essa ação educativa está voltada para o princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa.

 

Com a regulamentação da profissão, a obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Fundamental e a conscientização dos profissionais da área, um novo passo é dado na história. Surge assim, uma nova abordagem do corpo e uma nova imagem do sujeito psicomotor cognoscente. O corpo em movimento torna-se necessário na relação com a aprendizagem escolar e com o processo de desenvolvimento. Ferreira (2006, p.35). 

 

De acordo com Ferreira, a educação escolar precisa estar conscientizada de que a prática da educação física contribui com louvor para os processos educativos do corpo discente e precisa ser valorizada tanto quanto qualquer disciplina que se encontra presente na grade curricular educacional, renovando as atividades, estabelecendo metas e mantendo uma reciprocidade nos processos educacionais e, claro respeitando o território de cada campo de conhecimento.

Diante disso se faz necessário averiguar o que levava a criança do 5° ano do Ensino Fundamental a terem dificuldade na prática pedagógica nas aulas de Educação Física. Para isso foi muito relevante uma investigação em torno do problema abordado no inicio do projeto, com base em uma pesquisa teórica e com observações voltadas aos alunos.

Traçar a prática da educação física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, trocando metas, conhecendo as potencialidade e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais.

MOSSTON (1978, p.195), a partir de uma determinada situação – problema identificada ou apresentada, os alunos seriam estimulados a buscar soluções, através das perguntas propostas pelo professor. As perguntas seriam relevantes ao problemas e aos alunos e seriam a eles comunicar de forma oral ou escrita.

 

Segundo Mosston (1978, p.195), o professor precisa ensinar aos seus alunos a importância de ensinar os problemas, buscando solucioná-los, partindo nesse segmento, o professor estimula o desenvolvimento cognitivo de seus alunos, assumindo plenamente o papel de agente renovadores e transformadores da sociedade.

Nesse contexto as reais dificuldades onde a prática de educação física na escola onde foi aplicado o produto de pesquisa, encontra-se em um estado de deficiência, pois, a mesma não tem sido executada assiduamente devido a ausência do professor de educação física. Pelo fato da intervenção oferecer possibilidades de uma futura observação e ação nos problemas inserido ao que diz respeito à importância da prática pedagógica, onde se poderá implantar, nessa escola, a prática da educação física como um processo transformador que promove lazer e simultaneamente aprendizado. Pois foram levantados alguns questionamentos a esse problema para análise:

  • A prática de Educação Física proporciona benefícios positivos no processo Ensino aprendizagem?
  • As atividades física educativa auxiliam no desenvolvimento social e intelectual do aluno?
  • A pedagogia esportiva promove um bom relacionamento entre os alunos?

Atualmente nas escolas os alunos apresentam uma carência de desenvoltura devido às repetidas ausências do Professor de Educação Física.

O aspecto do desenvolvimento físico apresenta uma abordagem significativa, já que as habilidades de outros domínios do desenvolvimento, como por exemplo, o autoconceito, que, com certeza, irá influenciar também no processo de inclusão. O que se quer propor é um equilíbrio do esforço e diversão, aproximando a escola, os professores, o sistema de ensino e o pedagógico da realidade da criança, principalmente, daquelas que buscam a escola para viverem bons momentos de suas vidas, e ali são “massacradas” e excluídas em nome da seriedade, da qualidade, da preservação e da manutenção do sistema. BARROS (2002 p. 40).

 De acordo com Barros, o professor de educação física não deveria manter-se fora dessa realidade, pois ele e uma ferramenta fundamental na educação no que se refere a promoção de bons relacionamentos do aluno com todo o contexto educacional, já que o mesmo trabalha de forma direta o processo de socialização, despertando no educando o interesse em estar presente na prática educativa.

Portanto, os alunos na grande maioria demonstram interesse na prática de Educação Física, foi constatado por informações dos mesmos que nas aulas de Educação Física a atuação do professor não apresenta objetividade claras, as crianças simplesmente recebem a bola, entendem por Educação Física como uma brincadeira com bola.

Com todas as observações feitas pela equipe do projeto, percebeu-se que a falta de comprometimento do professor de educação física com a prática poderia comprometer o estimulo, habilidades corporais possivelmente levar as crianças ao sedentarismo, e foi com o intuito de ajudar os mesmos, que foi elaborado o projeto de intervenção “a importância da prática pedagógica nas aulas de educação física” com o objetivo do demonstrar aos educandos os que é de vital importância a prática do exercício, para serem utilizados juntos aos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental.

Como é realidade acontecer em todas as equipes de projeto, surgiram dificuldades devido à escola que iríamos aplicar teve que entrar em reforma, devido ao ocorrido, imediatamente procurou-se outra escola.

Porque é preciso não desistir, a pesar das dificuldades e, mais ainda, porque é preciso imprimir um ritmo determinado ao trabalho, caso contrário ele não irá se desenvolver a contento {...}. É preciso ter determinação para trabalhar mesmo quando parece não vale a pena: um dia vamos ver que valeu. (Maluf, Angela, 2007, p.88).

 

Portanto, devido à dedicação na procura da escola conseguimos a escola; prontamente marcou-se o dia para conhecer a escola e seus membros e o publico alvo que são as crianças do 5° ano, nessa visita foi agendado junto com a pedagoga o dia da aplicação do produto. Então pediu que fosse aplicado no dia 16/03/2012 (sexta-feira) ás 08h40min no turno matutino, porque neste horário seria a aula de Educação Física dos discentes.

É importante salientar que a prática de Educação Física na disciplina tem como significado para os docentes em refletir pensar na hora de desenvolver a prática, de maneira ordenada um aprendizado significativo, devido ser necessário em toda desenvoltura da prática de educação física venha ter um objetivo.

Sendo assim o relatório a ser apresentado foi elaborado por Erilma de Souza Moraes; Gedeão Paulino Duarte; Tereza Cristina Prata Bentes; acadêmicos do 7° período de pedagogia da Faculdade Tháhirih, solicitado pela professora Odete de Lacerda da disciplina pesquisa e prática Educativa (P.P.E) tem como título, a “Pedagogia do esporte”; o qual foi  escolhido devido a sua relevância para a base de uma bom desenvolvimento cognitivo integral, com desejo de poder contribuir para uma vida mais saudável. Assim possibilita a criança criar e recriar regras desenvolver habilidades corporais, estimulando as capacidades de forma estruturada e dentro de uma formação mais completa.

Enfim o dia tão esperado pela equipe chegou, onde o qual compartilhar-se-ia o meto dos pedagógicos com o Diretor, 2 Professores, uma Coordenadora Pedagógica, 30 Discente, e a nossa Docente da disciplina de P.P.E.

Portanto, a aplicação das ações deste projeto de intervenção realizou-se, obedecendo aos seguintes passos: da elaboração de folder e a sua aplicação, uma vez que o produto foi construído de acordo com o Marco Lógico, portanto de forma coletivo. A exposição com métodos (matérias) Pedagógicos aconteceu no dia 16/03/2012, no turno matutino com inicio as 08h40min de (sexta-feira), onde foi à dinâmica de 02 jogos que contém no folden, todos os jogos apresentados foram construídos coletivamente pela equipe do projeto e os mesmos de fácil entendimento para cada aluno que deles fizeram utilização.

2.1.12 AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DO PROJETO / PRODUTO   

Sabe-se que o professor não deve ter somente clareza teórica, mas deverá desenvolver em suas aulas atividades sócio educativa que ajudarão os alunos a conhecerem quais as suas maiores e melhores aptidões, e esse conhecimento será descoberta através dessas brincadeiras. Tais exercícios deverão exercer de fato uma promoção educativa e não somente ser algo que é feito por fazer, o professor deverá participar junto com os alunos destas tarefas explicando e orientando cada uma delas, para que estas atividades promovam no educando interesse maior pela prática.

Portanto a coleta dos dados nesta pesquisa foi feita através de questionários com perguntas fechadas e abertas a 34 alunos, conforme o desenvolvimento da prática, a equipe observou o entusiasmo dos alunos, com  base a uma investigação, percebeu o quanto os discente do 5° ano do ensino fundamental sentem falta de uma educação física com objetivos concretos.

 Para uma analise mais precisa agrupou-se ás questões aplicadas aos alunos, onde dos 100% pesquisados: A primeira pergunta do questionário é; A qual nível você classifica atuação da equipe? 89% responderam excelentes; 6% ótimo; 5% bom. Segunda pergunta: O tema do projeto Educação Física, foi importante para você? Foi proposto para os alunos notas de 0 a 10, onde 96% responderam nota 10 (dez); 1% nota 9 (nove); 1% nota 8 (oito); 1% nota 7 (sete); 1% nota 4 (quatro). A terceira pergunta: Quais os benefícios trouxeram para você essas atividades? 88% responderam: Ajuda trabalhar em equipe; 4% É prazeroso para você; 3% Fica mais disposto; 3% Desenvolve habilidades corporais; 2% Fortalece o seu físico e sua mente. A quarta pergunta: As aulas de educação física aproximam você de seus colegas? 96% responderam sim; 4% não. A quinta pergunta: Para você os jogos educativos estimulam a aprendizagem? 100% responderam sim; 0% não.

Ao observarem as respostas dos alunos, verificou-se de que 95% responderam satisfatoriamente o questionário e somente 5% não entenderam a importância da prática pedagógica na educação física.

Logo, analisou-se que existia boa vontade dos alunos em desenvolver uma prática de educação física com a presença do professor passando os objetivos de cada práticas. Em virtude de algum motivo desconhecido o professor de educação física não estava presente e nem o corpo técnico da instituição no dia da nossa aplicação, sendo que todos foram convidados antecipadamente, para prestigiar o produto de intervenção. 

 

FERREIRA (2006, p.29), O trabalho de educação física no ensino fundamental deve possibilitar aos alunos terem, desde cedo a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginástica e danças, com finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. É uma proposta que valoriza a democratização, a humanização e a diversificação da prática pedagógica a área.

 

O professor de Educação Física, deverá desenvolver em suas aulas, atividades sócio educativo que ajudarão os alunos a conhecer quais as suas maiores e melhores aptidões, e esse conhecimento será descoberto através dessas atividades. Tais atividades deverão exercer de fato uma promoção educativa e não somente ser algo que é feito somente por fazer, o professor deverá participar juntos com os alunos destas atividades, explicando e orientando cada uma delas, para que estas atividades promovam no educando um interesse maior pela prática.

Pois detectamos o problema, o mesmo foi parcialmente sanado, na desenvoltura do produto diagnosticou-se os dois lado: O negativo que é a ausência do Professor de Educação Física e do corpo Técnico no momento da aplicação do produto, visto que ouve a falta de respeito e ausência da seriedade com os acadêmicos e o público alvo.

O positivo foi à escola que bastante receptiva de aceitar o projeto tanto o corpo técnico quanto a professora da turma do 5° ano, onde se fez presente, prestigiando sua turma na desenvoltura da aplicação do produto, contamos também com a coordenadora do projeto, professora Odete Lacerda.

Os infantes estavam entusiasmados e surpresos com nossa presença, ajudaram fazendo de acordo com cada modalidade dos jogos.

Recomendamos aos docentes esse projeto devido ser de fácil compreensão. Gostaríamos de salientar a existência de outros campos a serem explorados da qual seria impossível abordá-lo, por ser dialético. Sabemos que a dialética é uma “roda viva”, ou seja, ela está sempre em busca de novos conhecimentos.

Portanto deixamos em aberto para novas descobertas, contribuindo para o bem da ciência na sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Gedeão Paulino Duarte

por Gedeão Paulino Duarte

Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade de Educação da Serra, Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Tahirih.

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