O aluno e o professor

Precisamos aprender que ser aluno é maravilhoso
Precisamos aprender que ser aluno é maravilhoso

Educação e Pedagogia

21/11/2013

Chegar ao infinito é o objetivo do aluno, mas ao professor cabe mostrar que daqui até o infinito, é preciso aprender a ter foco e desejo inimagináveis.

Não é possível dizer de quem é o melhor e o pior trabalho, pois cada um está em seu espaço e não consegue sentir exatamente o que o outro sente.

Um dia somos alunos e no outro dia somos professores. Essa é a roda da vida, nos provando a impossibilidade de sermos melhores do que as outras pessoas.

Uma criança, que tem uma vida inteira para aprender (e que teoricamente é o aluno), pode ser nossa maior professora quando passa por uma enfermidade grave, por exemplo. Quantas crianças com câncer, ensinam a todos nós que é possível passar por todo o sofrimento do mundo, sempre confiando e acreditando que as pessoas a sua volta estão fazendo tudo para que sua dor acabe e para que ela seja feliz.

Os idosos, que já foram nossos grandes professores na vida, nos mostram a beleza de aceitarmos o passar do tempo e de reaprendermos a arte de voltar a ser alunos. É preciso entendermos que eles voltam a ser crianças e a dar trabalho, mas que fazem isso para que possamos nos preparar para a nossa situação futura. Eles ainda assim, são nossos grandes mestres.

O que dizer dos animais, das plantas, da natureza como um todo? São todos tão importantes quanto nós e fingem que “acreditam” em nossa superioridade. Seres superiores, que somos nós, estão acabando com o planeta e ainda se acham a raça superior e inteligente.

Nós precisamos aprender que ser aluno é maravilhoso e que ser professor é uma honra. Assim, poderemos ver a beleza de estarmos aqui, nessa existência, cercados pelas pessoas certas, mesmo quando nos decepcionamos com elas, pois todos nós temos razões para fazer o que fazemos.

O nosso inimigo pode ser o nosso maior amigo, pois nos mostrará o caminho que não devemos seguir. Deveríamos agradecer às pessoas que foram as pedras e as decepções em nosso caminho, pois elas nos tornaram capazes de realizar grandes mudanças em nossas vidas. Mudanças internas e externas.

Aluno, professor, aluno, professor… olha que beleza essa vida!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Cristiane Almeida Prado

por Cristiane Almeida Prado

Cristiane Almeida Prado Formada em Psicologia no ano de 2004

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93