Educação física na pré-escola: Uma abordagem conceitual

A educação física na pré-escola é um processo fundamental
A educação física na pré-escola é um processo fundamental

Educação e Pedagogia

13/08/2013

O período pré-escolar é uma importante parte no processo de crescimento da criança, nessa fase são estabelecidos a maior parte dos processos de relacionamentos sociais e desenvolvimento das capacidades psicomotoras e psicossociais. A educação física no período pré-escolar possui a capacidade da criança explorar os limites da sua motricidade, auxiliando no desenvolvimento saudável em um período marcado pela grande atividade dos pequenos.

Objetivos primários

Os objetivos primários relacionados à atividade física não dizem respeito apenas à atividade física e sim aos resultados psicomotores e psicossociais provenientes dessa atividade, dentre os quais podemos destacar:

Melhora no desenvolvimento psicomotor e interações sociais.

Melhora o controle corporal.

Expressão de personalidades e ideais através do esporte.

Utilização sadia dos momentos de lazer, deixando de lado o sedentarismo presente em boa parcela da população infantil.

Aprendizado de valores com base de atividades que envolvam um esforço conjunto.


Objetos secundários

Os objetivos secundários estão associados diretamente a como a criança está se desenvolvendo fisicamente, auxiliando nos objetivos primários da atividade física, esses objetivos estão relacionados ao esquema corporal, orientação espaço-temporal, qualidades físicas, expressão corporal e recreação.

Esquema corporal

No esquema corporal a criança consegue reconhecer suas capacidades de movimento inerentes a cada membro, por exemplo, definir se é destra ou canhota e desenvolver habilidades motoras independentes entre si.

Orientação espaço-tempo

O desenvolvimento da noção de espaço-tempo permite a criança compreender fenômenos físicos, fracionar unidades físicas e de tempo. Essas noções contribuem para o aperfeiçoamento de atividades que utilizem pontaria ou posicionamento.

Desenvolvimento das qualidades físicas

Nessa etapa a criança busca a consolidação do seu sistema musculoesquelético, aprimorando sua capacidade respiratória, a força nos músculos e tendões e desempenho em atividades que exijam mais do seu corpo.

Expressão corporal

Nessa etapa a criança passa a ter mais controle sobre a sua linguagem corporal, tanto pessoal como em atividades físicas, ela adquire a capacidade de simular movimentos através da música, ritmo de um companheiro, situações hipotéticas e movimentos inerentes à sua cultura.

Recreação

A associação da atividade física à recreação permite que a criança passe a interagir de forma conjunta com outras crianças com um objetivo mútuo. Nessa etapa a capacidade de interação social é potencializada pelo sentimento de solidariedade do esporte de que ou todos ganham, ou todos perdem.

A educação física na pré-escola é um processo fundamental para o desenvolvimento da motricidade da criança, bem como a sua capacidade de interagir em grupo e buscar soluções conjuntas em prol de um objetivo em equipe. A adoção de um esporte favorito desde cedo, é muito importante para a autoestima das crianças e o seu desenvolvimento psicossocial.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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