Construtivismo no ensino de ciências na escola

Instigar o aluno a pensar é um dos objetivos da educação
Instigar o aluno a pensar é um dos objetivos da educação

Educação e Pedagogia

25/07/2013

Como ensinar ciências para as series do fundamental na atualidade? Como instigar o espírito científico do aluno, se é que o aluno apresenta esta curiosidade? Em verdade todos nós temos o espírito de investigação e dedução deste o nascimento. Assim afirma Campos, MCC e Nigro, RG o que acontece é o acondicionamento do aluno a receber as informações e aceitá-las sem questionar. Este tipo de ensino recebe o nome de behaviorista onde a aprendizagem dos alunos reflete somente a uma resposta apropriada do professor e ocorre somente a partir da memorização de forma que o professor é o transmissor da informação. Contudo o que precisa acontecer, atualmente, é o professor ensinar propiciando a oportunidade para o desenvolvimento de ideias, conceitos e relações entre fatos.

A atual didática coloca o aluno como o protagonista da aprendizagem e o professor como um facilitador do conhecimento. E Vygostski relata em sua teoria das zonas de desenvolvimento proximal que devemos partir desta zona para alcançarmos o desenvolvimento integral do conhecimento ou zona de desenvolvimento real.

Campos, MCC e Nigro, RG colocam em seu livro que o professor deve provocar um desequilíbrio no aluno. Pode-se entender com isso trazer o conhecimento que o aluno deve aprender de forma problematizada. Em linhas gerais é transformar o conteúdo a ser ensinado em um problema que o aluno precisa responder e o professor encaminha o raciocínio do aluno de maneira que ele chegue ate a conclusão certa, não é simplesmente dar a resposta as questões do cotidiano e instruir conceitos já instaurados por outros. Quando partimos do conhecimento que o aluno tem de sua realidade e colocamos ele frente a um conhecimento novo mas na forma de problema colocamos o aluno em um desafio, assim o instigamos a pensar que é um dos objetivos da educação: constituir jovem cidadãos pensantes e reflexivos.

É importante lembrar, na avaliação do aluno, que devemos enfatizar como se dá o processo de resolução adotado pelo aluno e não somente na resposta final de uma prova escrita. Avaliar respostas de alunos não é corrigir somente, mas analisar o processo de resolução do aluno. Isto é o construtivismo em ciências ajudar o aluno a construir o conhecimento tendo o professor como um auxiliar que permite que ele molde uma bela estatua de argila chamado conhecimento cientifico. Desta forma, também, se trazemos o aluno do que ele vive e enxerga em sua pratica social para o conhecimento cientifico criamos nele a vontade e curiosidade em estudar ciências.

Referencia:

Campos, MCC e Nigro, RG Teoria e Pratica em Ciências na Escola. O Ensino-Aprendizagem Como Investigação. Editora FTD. 2012.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Alexandre do Prado Caldas Serafim

por Alexandre do Prado Caldas Serafim

Especialista em Biologia Celular e Molecular. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional. Licenciatura em Ciências Biológicas. Licenciatura em Ciências Naturais pela USP. Licenciatura em Pedagogia.

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