Organização da educação nacional: finalidades, níveis e modalidades de educação

A taxa de repetência nas escolas brasileiras era duas vezes maior que a do México
A taxa de repetência nas escolas brasileiras era duas vezes maior que a do México

Educação e Pedagogia

12/04/2013

A volta do regime democrático, em 1985, foi precedido por um período de mobilização popular contra os desmandos do governo militar. Assim, já com o visível enfraquecimento do regime militar, Geisel iniciou, em 1974, o processo de abertura política, lento, gradual e seguro. Na sua posse, em 1979, o último presidente militar, João Figueiredo, prometia fazer do Brasil uma democracia.

Em seguida, ele permitiu a criação de novos partidos políticos, superando o bipartidarismo e assinou a Lei da Anistia.

Em 1984, o movimento das Diretas já, com grande aceitação e participação popular, defendia a emenda do deputado Dante de Oliveira (MT) que pedia o restabelecimento das eleições diretas para presidente.

Tudo isso deixava claro que o regime militar estava no fim. Não tinha mais fôlego. No bojo desses movimentos, a educação volta ao centro das discussões sobre as mudanças necessárias para o Brasil.

Professores se mobilizavam por meio de greves, reivindicando a valorização do magistério, a recuperação da escola pública e diversos eventos foram realizados pela categoria, de modo a discutir os rumos da educação brasileira, neste cenário de mudanças.

Com a promulgação da Constituição Federal (CF) de 1988, inicia o processo de mobilização para elaboração da nova LDB, a futura Lei nº. 9394, promulgada em 1996.

A situação da educação não era nada animadora se considerarmos que em 1990 a taxa de repetência nas escolas brasileiras era duas vezes maior que a do México e três vezes a do Chile.

De cada 100 alunos brasileiros que ingressavam no ensino de 1º grau, apenas 22 conseguiam chegar ao final desta etapa escolar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93